AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu da Infância da Unesc cede parte de acervo para exposição "Recordando a minha Infância" do Museu Histórico de Araranguá

Museu da Infância da Unesc cede parte de acervo para exposição
Mostra conta com a exibição de bicicletas, carrinhos, bonecas e de brinquedos inéditos que remetem à infância de quem visita Mais imagens

O Museu Histórico de Araranguá está expondo em seu espaço, neste mês de dezembro, cerca de 30 objetos que fazem parte do acervo do Museu da Infância da Unesc. Por meio de uma parceria entre  as instituições, foi criada a exposição ''Recordando Minha Infância''.

As 30 peças cedidas pela Universidade, somadas às preciosidades doadas pela comunidade araranguaense, propiciam ao visitante uma viagem ao túnel do tempo, remetendo-o ao período encantado da sua infância. Conforme a coordenadora do Museu de Infância da Unesc, coordenado pela professora Amalhene Baesso Reddig, ao entrar na exposição, cada visitante tem suas expectativas que, somadas às suas experiências pessoais, passam para outro campo que é o aprendizado.

Para Amalhene, os museus têm poder de comunicação com o público de diferentes tempos e espaços, sendo um instrumento transformador. “Museus são instituições extraordinariamente didáticas, como escreveu o francês Hugues de Varine. E nós do Museu da Infância acreditamos na potencialidade de mediar culturalmente, mas também afetivamente cada peça ou percurso apresentado nesta exposição”, explicou.

A diretora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, destaca o valioso papel que a Universidade, sendo comunitária, desenvolve junto à região do Extremo Sul Catarinense. “Nosso objetivo é levar para a população tudo que possa ser de seu interesse. Participar desta exposição em Araranguá é mostrar um pouco do rico acervo histórico que dispomos. Torná-lo itinerante, é possibilitar a um maior número de pessoas o resgate de suas memórias de criança e das brincadeiras de infância”, comentou. 

Segundo a diretora de cultura e do Museu Histórico de Araranguá,  Micheline Vargas,  a exposição é muito importante, pois reúne e foi criada graças ao apoio da coletividade. ''A mostra contou com a participação de muitas pessoas, algumas emprestaram o seu acervo, outras nos contaram suas histórias. Foi fundamental também a parceria com o Museu da Infância, da Unesc. Agradecemos a todos que, de alguma forma, estão envolvidos nessa exposição'', destacou.

A exposição está aberta para visitação até fevereiro de 2023. O acesso ao público é gratuito e o Museu conta com condições de acessibilidade. Nesta semana que antecede o Natal o espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, até o dia 23/12. A partir da segunda-feira, dia 26/12, o funcionamento será em horário habitual, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2022 às 17:45
Compartilhar Comente

Unesc recebe visita de representantes da Administração Municipal de Osório

Unesc recebe visita de representantes da Administração Municipal de Osório
Autoridades estiveram em diferentes locais da Universidade, nesta quarta-feira (21/12) Mais imagens

A Unesc recebeu a visita de representantes da Administração Municipal de Osório nesta quarta-feira (21/12). O propósito da visita, segundo o gerente do Escritório de Negócios da Universidade, Henrique Vargas, é ampliar as parcerias com a cidade gaúcha. “Temos muitos projetos e atividades que podem contribuir para o desenvolvimento do município. Quanto mais conhecerem e vivenciarem o que a Instituição proporciona, mais vão entender o potencial e a grandeza que é a Unesc”, disse Vargas, que acompanhou os visitantes.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Osório, Moacir Galimberti, foi um dos integrantes do grupo visitante e ficou encantado com a Universidade. “Com certeza sairão grandes ideias deste encontro. O prefeito já havia vindo e ficou encantado com tudo o que presenciou”, comentou ele, pouco depois de conhecer o Museu de Zoologia da Instituição.

O assessor da secretaria de Obras e Saneamento daquele município, Julio Anelo, falou da oportunidade em conhecer a Universidade. “Como já fizemos a Formação Continuada, já tínhamos a noção do que encontraríamos na Unesc. É um local de muitas oportunidades e que vão agregar e muito para a nossa cidade. Vamos levar ao prefeito tudo o que observamos para otimizar o nosso trabalho e oferecer da melhor maneira para os nossos cidadãos”, enfatizou. 

O grupo ainda esteve nas Clínicas Integradas, na Biblioteca, no Museu da Infância, e no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Iparque), onde puderam conhecer os projetos executados em parceria com diversas cidades. O assessor de Gabinete, Jorge Pereira Junior, também participou da visita.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2022 às 15:54
Compartilhar Comente

Reitora da Unesc recebe Moção de Aplausos pela nomeação ao Conselho Nacional de Educação

Reitora da Unesc recebe Moção de Aplausos pela nomeação ao Conselho Nacional de Educação
Honraria foi entregue pelo Legislativo de Criciúma na tarde desta terça-feira (20/12) com a presença de professores, colaboradores e autoridades Mais imagens

Entusiasta e defensora da educação superior, a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, obteve mais um importante reconhecimento: uma Moção de Aplausos dos vereadores de Criciúma pela nomeação ao Conselho Nacional de Educação (CNE). De autoria do vereador Daniel Antunes, a homenagem foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa e entregue oficialmente, na tarde desta terça-feira (20/12), com a presença de autoridades, professores, líderes comunitários e colaboradores da Instituição.

O ato, além de reconhecer a capacidade técnica e liderança da reitora no ambiente de ensino superior brasileiro, também honra a região Sul e todo Estado e por todos os serviços relevantes prestados à sociedade, o que, para a reitora, é motivo de imensa alegria. “Estou honrada e feliz em viver este momento. Sinto-me profundamente agradecida e reconhecida por todos os vereadores. Acredito que o papel que podemos desempenhar junto ao Conselho Nacional de Educação é de grande importância para toda a educação brasileira, representada também pelo que produzimos aqui na nossa Universidade, na nossa cidade”, disse.

Luciane ainda lembrou que os parlamentares sempre foram solícitos com a Instituição. “Eles sempre trouxeram olhares externos que ajudam a qualificar ainda mais o que fazemos e são parceiros de nossas demandas e necessidades, de aprimoramento e de aperfeiçoamento”, comentou a reitora. 

Para a presidente do Legislativo, Roseli de Lucca Pizzolo, a homenagem é muito merecida e é um grande reconhecimento por toda a dedicação e comprometimento da reitora. “Ela faz a diferença na nossa cidade e esta homenagem é muito justa'', sublinhou. “Esse é o reconhecimento do comprometimento de uma mulher frente à gestão de uma instituição tão grandiosa como a Unesc. Compartilho esta Moção com todos os vereadores”, comentou o autor da homenagem, vereador Daniel Antunes.

Eleito presidente da Casa Legislativa, o parlamentar Salesio Lima, que assume o cargo em 1º de janeiro de 2023, também falou da merecida homenagem. “Gosto de dizer que a Unesc é a nossa Universidade, pois ela está em todo o canto da região e merecidamente vem conquistando o seu espaço a cada dia”, enfatizou.

Também presente no ato, o deputado federal Ricardo Guidi estava acompanhado de sua mãe, Sandra Guidi, que faz parte do Conselho Estadual de Educação (CNE), cadeira ocupada também pela homenageada do dia. “Cresci ouvindo a importância da educação na vida das pessoas. Sem dúvida nenhuma a reitora leva o nome da Unesc e de Criciúma para todo o país, como Conselheira Estadual e Nacional de Educação e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Ficamos muito orgulhosos de poder estar ao seu lado e ter essa parceria sempre pensando no bem da Unesc e na região sul”, ressaltou.

Segundo ele, a Unesc é muito importante para o desenvolvimento da região e esta homenagem é muito justa por tanto que a Universidade representa para toda a região, por meio de tantas atividades e prestação de serviços. Os vereadores Arleu da Silveira, Geovana Zanette; Obadias Benones e Paulo Ferrarezi também participaram do evento.

O Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado integrante do Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação e exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação. O órgão é dividido em Câmara de Educação Básica e Câmara de Educação Superior, a qual Luciane Ceretta passou a fazer parte.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de dezembro de 2022 às 20:23
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta sexta-feira e retoma atividades em janeiro

Unesc entra em recesso nesta sexta-feira e retoma atividades em janeiro
Unesc entra em recesso nesta sexta-feira e retoma atividades no dia 9 de janeiro Mais imagens

A Unesc entrará em recesso na sexta-feira (23/12) com retorno das atividades, em horário especial, pelo período de 9 de janeiro de 2023 até o dia 7 de fevereiro. Já a Central de Atenção ao Estudante (Centac) e o Setor Comercial da Universidade retornarão às atividades no dia 3 de janeiro de 2023, a partir das 9h.

Confira:

Para os calouros e veteranos que necessitarem dos serviços da Centac o atendimento estará disponível a partir do dia 3 de janeiro de 2023, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h - presencialmente ou pelos canais virtuais -, por meio do Whatsapp (48) 99644-0170 e pelo 3431-2545. Interessados também poderão encaminhar email para: centac@unesc.net. 

O Setor Comercial da Universidade estará à disposição também a partir do dia 3 de janeiro, das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, pelos canais virtuais, por meio do Whatsapp (48) 99915-0433 ou 3431-4500. 

Os demais setores, como o Colégio Unesc, funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h, a partir de 9 de janeiro. As aulas do primeiro semestre iniciam no dia 13 de fevereiro. 

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque), estará disponível das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira também a partir de 9 de janeiro, bem como a Biblioteca Central Professor Eurico Back, que atenderá das 13h30 às 19h30 de segunda-feira a sexta-feira. a partir de 9 de janeiro.

As Casas da Cidadania, o Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) e o Centro de Prática Jurídica (CPJ) seguem o recesso institucional, e a Unidade Judiciária de Cooperação (UJC) segue o calendário do Tribunal de Justiça.

Clínicas Integradas terá horário especial no recesso

Para garantir o atendimento da população que frequenta as Clínicas Integradas e como forma de contribuir com os Municípios, primando pelo zelo e cuidado com a saúde da população, os serviços, no período de recesso (23/12 a 8/01), estão organizados em horário especial. 

Serviço de Fisioterapia: 11h às 17h;

Farmácia Escola; Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde de Criciúma (Nuprevips); Ambulatório de Feridas; e Estomaterapia seguem horário da Prefeitura Municipal de Criciúma;

O Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (AMASF), o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), e o Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC) funcionarão das 8h às 14h no período de recesso;

O Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar (SERC– Pós-Covid) funcionará das 13h às 17h no período de recesso seguindo até 8 de fevereiro;

Ampliação dos atendimentos após o recesso

No período entre os dias 9 de janeiro a 8 de fevereiro, os serviços do AMASF e do CER II serão ampliados e funcionarão das 8h às 19h, bem como o PAMGC que será das 8h às 17h. A  Farmácia Solidária estará funcionando das 8h às 14h, e o Serviço de Fisioterapia das 11h às 17h.

Farmácia Escola; Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde de Criciúma (Nuprevips); Ambulatório de Feridas; e Estomaterapia seguem seguem horário da Prefeitura Municipal de Criciúma também no período de 9 de janeiro a 8 de fevereiro.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2022 às 16:26
Compartilhar Comente

Formandos participam da tradicional "Retrospectiva Contábil” como conclusão de curso

Formandos participam da tradicional
Rever e relembrar todo o período de academia é tradicional no curso de Ciências Contábeis Mais imagens

A coordenação do curso de Ciências Contábeis reuniu os acadêmicos que estão se formando neste ano para uma aula de despedida. A Retrospectiva Contábil, evento tradicional realizado anualmente, é um momento para lembrar das ações desenvolvidas durante a graduação por meio de fotos, vídeos e depoimentos, no objetivo de integrar e  agradecer aos pais pela confiança creditada à Universidade.

A noite de confraternização e homenagens ocorreu na última quinta-feira (15/12), com a presença de professores, acadêmicos e familiares. Para a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, a retrospectiva é uma oportunidade de despedida carinhosa, o encerramento de mais um ciclo. “Neste encontro foi mostrado um vídeo com toda a trajetória acadêmica deles, que demonstra de certa forma, o crescimento que todos obtiveram aqui, em termos de conhecimento, amizade e valorização profissional. É um momento de agradecer aos concluintes, pelos quatro anos e meio de convivência e aos pais pela confiança. Relembramos os momentos, brincamos e homenageamos aqueles que se destacaram durante a graduação. Esse evento é uma grande despedida, porque no dia da formatura são muitas emoções, muito convidados e aí fica mais dificil”, explicou.

Para José Renor da Silva, pai da formanda Lariane dos Santos da Silva, foi uma noite muito gratificante. “Foi muito bom participar deste momento. Ela me cobrou a presença e deixei de jogar um baralhinho com os amigos para vir. Me emocionei com tudo, com o vídeo e com a recepção dos professores. Desejo a minha filha muita sorte na sua profissão e agradeço a Unesc que foi muito atuante no estudo da Larissa. Desejo sucessos para todos da Universidade”,  comentou.

Segundo a formanda, Sabrina Jacob Bauer, foi um bom momento para rever o pessoal do curso. “Esse evento é muito gostoso por encontrar a turma, os professores e todos aqueles que contribuíram com o nosso ensino e evolução. É gratificante. Vencemos mesmo depois daqueles dois anos de pandemia. Para mim foi uma grande conquista. Encarei com muita vontade as viagens de Torres à Unesc e agora passa um filme na minha cabeça, mas, graças a Deus, realizei o meu sonho”, agradeceu.

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2022 às 15:30
Compartilhar Comente