AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Primeiro mestrando indígena da Unesc defende dissertação e recebe aprovação

Primeiro mestrando indígena da Unesc defende dissertação e recebe aprovação
Fabiano Alves recebeu o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais(PPGCA) Mais imagens

Uma Universidade Comunitária tem como princípio colaborar com desenvolvimento social por meio do Ensino, da Extensão e da Pesquisa. Faz parte deste papel abrir as portas para todas as tribos, raças, sexos e preferências, maiorias e minorias, e oportunizar o acesso à educação à todos. É por isso que esta semana entra para a história da Unesc como o marco de uma conquista inédita. Nesta quinta-feira (15/11) a Universidade oficializou a titulação do primeiro mestre indígena da Instituição com a defesa do trabalho “Nhandereko Yvyrupá Py: Modo de Viver Guarani na Terra Indígena Tekoá Marangatu, Imaruí, SC, Brasil" do mestrando Fabiano Alves no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).

Caraí, como é seu nome em Guarani, realizou com maestria a  sua defesa, que teve como propósito mostrar a cultura, costumes e tradições do seu povo. A dissertação do acadêmico Guarani, ocorreu na sala 104 do Bloco P, com a presença de convidados que tiveram um importante papel para a concretização desta conquista. 

A banca composta para avaliar a apresentação da tese contou com o professor doutor Juliano Bitencourt Campos, presidente e orientador, o professor doutor Geraldo Milioli, membro do PPGCA, o professor doutor Marlon Borges Pestana, membro externo  da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). Ao final da dissertação, os avaliadores aprovaram a defesa do mestrado.

Um dia após o seu aniversário, Caraí fez questão de demonstrar o seu agradecimento pela sua conquista. “Nesse momento estou realizando, alcançado e concluindo o tão sonhado mestrado. Quero agradecer a Universidade por abrir as portas para eu poder frequentar e mostrar um pouco do meu conhecimento tradicional Guarani por meio da escrita, da pesquisa e do meu trabalho. Agora o importante é a comemoração desta conclusão do estudo, do mestrado, algo que sonhei desde criança que é poder adquirir o conhecimento. Avete! Muito obrigado!”, agradeceu.

O professor do PPGCA e orientador do mestrando, Juliano Bitencourt, destacou que este dia fica como um momento histórico para a nossa região como algo de relevância e importância muito grande para a luta dos povos originários. “Caraí é o primeiro indígena a estudar na Unesc. O primeiro dos povos originários a fazer um programa de mestrado, que tenho certeza que é o primeiro de muitos. Fabiano representa esse momento de mudança de paradigma para a própria Universidade. Quero aproveitar para agradecer, principalmente a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que representa toda essa família Unesc, abraçando desde o início a ideia. Parabéns à professora Normélia, que abriu as portas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Aqui finalizamos um sonho, mas acredito que seja o início de muitos outros que  virão em uma parceria muito grande, no sentido da Universidade ampliar o acolhimento aos povos originais”, avaliou.

Para a coordenadora do Neabi, professora Normélia Ondina Lalau de Farias, a data marca o trabalho com a diversidade, com a inclusão. “Para nós é uma grande realização estar testemunhando o nosso primeiro indígena em sua defesa de mestrado. O Fabiano fez  a sua dissertação brilhantemente, trazendo justamente aquilo que culmina com algumas das questões que também são trazidas dentro do segmento da negritude. E por isso, me fez lembrar aquilo que a escritora negra Conceição Evaristo coloca: ‘as nossas escrevivências'. Caraí fez esse papel. Ele não se moldou a linguagem simplesmente acadêmica. Ele pode e conseguiu  descrever exatamente aquilo que é a realidade deles, dentro do contexto do Guarani. Estamos muito felizes com esse momento histórico”, comentou, emocionada.

Confira mais informações do trabalho no resumo da dissertação: ““Nhandereko Yvyrupá Py: Modo de Viver Guarani na Terra Indígena Tekoá Marangatu, Imaruí, SC, Brasil":

O Nhandereko sempre esteve presente na trajetória e na vivência do povo Guarani, mesmo antes da chegada dos europeus em 1500. A região e o território que nós chamamos de Yvyrupá , que se entende, atualmente, por cinco países: Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Brasil. Após a invasão em nosso território e durante esse século XXI, nós, o povo Guarani, vimos caminhando com muita resistência para manter sempre a nossa cultura, apesar de muitas coisas estarem acontecendo no mundo. Praticando o nosso costume, a tradição, a religião e nossa língua para manter vivo o Nhandereko. 

Repassando o conhecimento e sabedoria para que a futura geração Guarani caminhe e ao mesmo tempo levando essa visão de compreender o mundo, e com a mesma sabedoria Mbyá Guarani. Por isso, foi realizada a pesquisa para descrever sobre o Nhandereko, a metodologia utilizada para a primeira etapa do trabalho foi a de levantamento bibliográfico acerca do que já foi escrito por pesquisadores Guarani sobre o Nhanderekó, Yvyrupá e sobre o Tekoá Marangatu, posteriormente fiz as conversas livres com o cacique, lideranças, anciões e anciãs do Tekoá Marangatu, buscando compreender seu Nhanderekó, conforme valores e práticas sociais, culturais, religiosos e espirituais, para isto foi utilizada a metodologia 5W2H para auxiliar na sistematização dos dados, por fim realizei o Etnomapeamento da Terra Indígena Tekoá Marangatu, para mostrar como e onde que se pratica o Nhandereko no espaço territorial e na aldeia tekoá, identificando a prática social, cultural e religião, para isso usei digitalizações do software Google Earth, inserindo polígonos que definem locais marcados no levantamento de campo. 

Os dados foram trabalhados com o software SIG (Sistema de Informação Geográfica) para fazer os mapas temáticos. Por fim, conclui-se que o lugar estudado e a comunidade Guarani têm vínculo harmonioso com a natureza, conforme a sabedoria e a prática do Nhandereko.

Palavras-chave: Nhandereko; Guarani; Etnomapeamento.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2022 às 15:12
Compartilhar Comente

Parceria entre Universidade e a empresa Comin Metalmobile proporciona experiência diferenciado a alunos do curso de Design

Parceria entre Universidade e a empresa Comin Metalmobile proporciona experiência diferenciado a alunos do curso de Design
Acadêmicos da 2ª fase foram desafiados a desenvolverem móveis para venda por e-commerce; atividade faz parte da metodologia proposta da Graduação Multi Mais imagens

Os acadêmicos da 2ª fase do curso de Design foram os responsáveis por projetos desenvolvidos em colaboração com a empresa Comin Metalmobile, de Criciúma. O tema escolhido foi o desenvolvimento de mesas metálicas, para uso no centro ou canto de uma sala, com  multifuncionalidades, para serem comercializados por e-commerce. A atividade projetual teve início neste segundo semestre, sob a coordenação do professor Haron Fabre, e foi finalizada na última sexta-feira (9/12). 

Durante este período, os acadêmicos realizaram uma visita às instalações da empresa para conhecer a capacidade produtiva. Depois foi a vez dos proprietários Nevton Natal Colombo, administrador, e Felipe Natal Colombo, engenheiro civil, ambos egressos da Unesc, visitarem o campus, para avaliar as ideias e propor alguns ajustes nas propostas apresentadas. Após os encontros os projetos saíram do papel e foram executados em escala real pelos próprios acadêmicos no Laboratório de Simulação de Modelos do Parque Científico e Tecnológico (IParque). No encerramento da disciplina, os modelos foram apresentados ao coordenador do Curso de Design João Rieth e agora serão encaminhados para a empresa para avaliação final.

“Foi uma experiência muito legal, porque tivemos a oportunidade de um contato direto com a empresa. Vimos o olhar da indústria, como são as demandas do público. Essa relação nos proporcionou uma interessante conexão entre a academia e o mercado de trabalho”, destacou a acadêmica Hellen Saturnino Vicente.

Segundo o professor Haron, a disciplina de Projeto de Design I, que faz parte da matriz da graduação multi do curso de Design da Unesc, neste semestre, mostrou a criatividade dos estudantes. “Dentro da proposta, os alunos utilizaram de metodologias de design, ferramentas e técnicas para chegarem ao desafio proposto. A empresa, em todo o tempo, esteve presente, dando assessoria necessária e validando as ideias. Este tipo de parceria entre a Universidade, é importante, pois os alunos conhecem a realidade de uma empresa, e desenvolvem o que o mercado necessita”, explicou.

O coordenador do curso, professor João Rieth, disse que essas atividades aproximam os alunos da realidade do mercado de trabalho. “Esta é uma grande chance de experimentar uma situação real e desenvolver projetos de móveis para o e-commerce A disciplina proporciona isso já coloca os acadêmicos a par das necessidades do mercado atual”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2022 às 14:49
Compartilhar Comente

Acadêmica do curso de Psicologia da Unesc participa de 1ª Encontro Sul Brasileiro de Doenças Raras

Acadêmica do curso de Psicologia da Unesc participa de 1ª Encontro Sul Brasileiro de Doenças Raras
Camila Silva Rosalino é presidente do recém-formado Coletivo Pessoas com Deficiência na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

A acadêmica Camila Silva Rosalino, da 9ª fase do curso de Psicologia da Unesc, participou recentemente, em Florianópolis, do 1ª Encontro Sul Brasileiro de Doenças Raras, ocorrido em Florianópolis no mês de novembro. A estudante, portadora de mucopolissacaridose tipo IV, foi convidada pela Associação Catarinense de Doenças Raras (ACDR & ACAMU), organizadora do encontro. O evento contou com a presença de pessoas com doenças raras e familiares, presidentes de associações, profissionais da saúde, pesquisadores e indústria farmacêutica.

O interesse da estudante no Encontro foi também acadêmico, pois o Trabalho de Conclusão de Curso que a estudante está produzindo será sobre o assunto. “Muitos profissionais de saúde desconhecem sobre o tema, e pacientes com essa condição muitas vezes acabam sofrendo com diagnóstico tardio e a falta de suporte psicológico apropriado”, explica.

A acadêmica também participou, entre os dias 2 e 4 de dezembro, do Simpósio sobre Mucopolissacaridoses do Sul do Brasil e do Mercosul (Simpósio MPS Sul), ocorrido em Porto Alegre/RS. O evento é considerado um dos mais importantes no campo das doenças raras do país, e todos os anos atrai médicos, pesquisadores, pacientes e familiares a fim de esclarecer dúvidas e divulgar os mais recentes achados científicos sobre as mucopolissacaridoses (MPS), enfermidades genéticas raras causada por falhas no sistema de degradação de moléculas devido à deficiência de algumas enzimas naturais do organismo.

Camila também é a presidente do recém-formado Coletivo Pessoas com Deficiência na Unesc, criado em 2021 juntamente com o DCE, e que busca melhorias na Universidade para acadêmicos PCD. “Há muitos anos luto para que nós possamos fazer parte de todos os espaços da sociedade”, explica a acadêmica, que fala sobre as dificuldades impostas às pessoas com deficiência. “Queremos que o coletivo seja um espaço para que possamos construir visibilidade e que nossos direitos sejam reconhecidos, garantindo acessibilidade para que quando uma pessoa com deficiência ingresse em uma universidade ela tenha as condições adequadas para continuar e conquistar seu diploma e tudo aquilo que almejar”, afirma.

“A educação é a base de tudo, e com a educação, nós PCD podemos ingressar no mercado de trabalho como profissionais capacitados e que possam estar em setores que temos afinidade, e não apenas para cumprir cotas”, concluiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2022 às 16:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc participam de ações de final de ano em bairros de Criciúma

Acadêmicos da Unesc participam de ações de final de ano em bairros de Criciúma
Estudantes estiveram presentes em eventos nos bairros Metropol e Rio Maina, em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos bolsistas do Proesde dos cursos de Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Letras, Pedagogia e Ciência da Computação da Unesc participaram, no último final de semana, de ações de final de ano nos bairros Metropol e Rio Maina, em Criciúma.

Na tarde de sábado (10/12), os alunos estiveram presentes na Festa de Natal da Associação de Moradores do Bairro Metropol, com ações de saúde de diversos cursos da Instituição. Os acadêmicos de Biomedicina realizaram a tipagem sanguínea dos moradores, enquanto os estudantes de Odontologia deram orientações à população sobre saúde bucal e atendimento nas Clínicas Integradas. 

Os acadêmicos de Nutrição orientaram o público sobre o processamento de alimentos, e os alunos de Psicologia fizeram uma aplicação de escalas sobre qualidade de vida, estresse, depressão e ansiedade. As atividades foram conduzidas pelos bolsistas do Proesde e pela professora Louyse Sulzbach Damázio.

Já na tarde do último domingo (11/12), bolsistas do projeto de extensão Rede Ler participaram do evento de Natal realizado no Conselho Comunitário de Segurança do Rio Maina, realizando uma atividade de contação de histórias para crianças. 

O Rede Ler está vinculado ao Programa de Extensão Território Paulo Freire e tem o envolvimento dos cursos de Letras, Pedagogia EAD e Ciência da Computação da Universidade. O projeto ocorre desde julho de 2020.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2022 às 16:29
Compartilhar Comente

Pró-reitora da Unesc fala sobre liderança com CEOs e colaboradores do Uol Edtech

Pró-reitora da Unesc fala sobre liderança com CEOs e colaboradores do Uol Edtech
Palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (14/12), remotamente (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Qual o seu objetivo de vida? Você está preparado para ocupar um lugar de liderança? Como essa liderança pode ajudar a obter resultados mais expressivos e quais os princípios para o desenvolvimento de práticas efetivas de liderança? Todas essas reflexões foram abordadas pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc (Propiex), Gisele Coelho Lopes, que palestrou, a convite do Uol Edtech, uma das parceiras da Universidade. Remotamente, Gisele abordou o tema “A razão de ser da liderança” para cerca de 30 colaboradores da empresa, na manhã desta quarta-feira (14/12). 


A oportunidade de participar, para Gisele, é um grande orgulho, pois promove muita troca de conhecimento e experiência. “Falar sobre isso me move muito. Esse tema é muito importante para os dias atuais. Estamos em um momento de profundas transformações e cada qual no nosso lugar percebemos os desafios que temos para lidar com as diferentes variáveis que o dia a dia nos coloca. Compartilhar o saber é enriquecedor. Na medida em que compartilhamos, aprendemos”, destacou Gisele.


De acordo com ela, é preciso ter os objetivos da organização em mente para nortear decisões, mas é necessário também apoiar os liderados a descobrirem os seus. “A arte de liderar é ter a capacidade de orquestrar o trabalho das pessoas. Estamos em um momento em que é preciso entender a dinâmica da liderança para facilitar o trabalho de todos. O líder é um facilitador e envolve iniciativa. Se você quer liderar o outro tem que saber quem você é. Você escolheu um lugar para ser e estar e deve estar alinhado com o propósito deste lugar. Não consigo liderar ninguém se eu não souber para onde vou”, enumerou.


Em um bate-papo enriquecedor, Gisele mencionou sobre reconhecimento, fatores intrínsecos, motivação, satisfação, valores, resultados, construção de diálogos, dentre outros princípios essenciais de um bom líder e finalizou citando uma frase da socióloga Mary Parker Follett. “O verdadeiro líder não tem seguidores, mas pessoas trabalhando com ele”. Ela ainda apresentou alguns livros para os participantes, como Liderança no Fio da Navalha; Felicidade; Para Novos Gestores. 

Parceria

Lançado há um ano, o projeto Unesc Digital, parceria entre a Universidade e a Uol Edtech combina a excelência acadêmica da Universidade, por meio do seu projeto pedagógico altamente diferenciado, com a excelência da parceira na operação de tecnologia digital. 

Para o CEO da Uol EdTech, Alex Augusto, a união de forças não oferece apenas uma plataforma de educação a distância, mas, sim, uma diferenciada experiência de aprendizado digital. 

“Projeto, este, que nossos alunos no centro do processo. Os estudantes têm acesso a componentes digitais que, somados aos mais de 50 anos de tradução em educação, proporcionam uma experiência dinâmica, intuitiva, direto ao ponto, colocando-os em contato com o elemento da nossa vida que mais nos traz autonomia: o conhecimento”, acrescentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2022 às 08:50
Compartilhar Comente