AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisador da Unesc participa de webinário internacional sobre minerais

Pesquisador da Unesc participa de webinário internacional sobre minerais
Professor Eduardo Junca apresentou estudos com foco na extração do óxido de nióbio em minério de columbita (Fotos: Reprodução/Agecom/Unesc) Mais imagens

O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc, Eduardo Junca, participou de um webinário internacional com o tema: “Processos Críticos de Extração de Metais para um Futuro Mais Verde”, transmitido pela plataforma MDPI Sciforum, especializada na veiculação de eventos acadêmicos.

Em um cenário de crescente demanda por metais essenciais para a transição energética global, o evento abordou a urgência de novas rotas de extração de metais, cruciais para a fabricação de veículos elétricos e dispositivos de energia verde.

Para colaborar com a discussão, Junca apresentou o trabalho de doutorado do seu orientando Ramon Silveira intitulado: “Novas rotas para a extração de nióbio”. “O estudo é o primeiro a explorar essa nova alternativa e seus resultados preliminares são considerados promissores, podendo impactar significativamente a indústria metalúrgica e apoiar os objetivos globais de transição energética”, comentou o pesquisador.

Na sua apresentação, em inglês, o professor detalhou que a pesquisa propõe uma rota mais limpa e sustentável, substituindo os tradicionais e agressivos ácidos e bases fortes por uma combinação de carbonato de sódio e ácido bórico, sendo na visão acadêmica, uma abordagem inovadora para a extração do óxido de nióbio do minério de columbita.

“O nióbio é um metal estratégico e sua demanda deve crescer exponencialmente com o avanço da tecnologia. Os resultados preliminares, descritos como promissores, demonstram a viabilidade da nova abordagem, que pode revolucionar a forma como o nióbio é extraído. A pesquisa representa um passo importante em direção a uma indústria de mineração mais verde e ecologicamente responsável”, destacou Junca.

Novas fontes

Os experimentos apresentados no evento ressaltaram a necessidade de explorar fontes atípicas de metais, como resíduos urbanos e industriais, para superar a lacuna entre a oferta limitada e a demanda futura. O desenvolvimento de processos de extração eficientes, baseados em modelagem termodinâmica e cinética, é visto como fundamental para garantir que a falta de suprimentos metálicos não impeça a transição para um futuro mais sustentável.

A condução do evento, realizado na quinta-feira (21/8), foi de responsabilidade dos professores Amilton Barbosa Botelho Junior, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Rogério Navarro, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Demais palestrantes

Também contribuíram com o debate, os palestrantes Gabriel Medeiros do DEQM da PUC-Rio, com a tese: “Recuperação de não ferrosos na siderurgia” e o pesquisador Carlos Oba, do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Universidade de São Paulo, com: “Estudos de processos de extração de metais críticos de fontes não convencionais”. A abertura e recepção de todos os participantes, representando a MDPI, ficou a cargo da colaboradora Agnieszka Rydz.

Apoio

A pesquisa do doutorando Silveira tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), forte apoiadora no desenvolvimento de estudos em benefício ao desenvolvimento catarinense e brasileiro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de setembro de 2025 às 09:48
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisadores da Unesc publica estudo contendo alternativa contra ansiedade

Grupo de pesquisadores da Unesc publica estudo contendo alternativa contra ansiedade
Mais imagens

"Clique aqui e confira a matéria na integra:https://noticias.unesc.net/geral/2024/04/09/grupo-de-pesquisadores-da-unesc-publica-estudo-contendo-alternativa-contra-ansiedade/"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2024 às 17:33
Compartilhar Comente

No Dia da Universidade, Unesc reforça o compromisso com o ensino de qualidade e com o desenvolvimento da região

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2024 às 17:40
Compartilhar Comente

Retrospectiva Unesc: Celebrando 55 anos de excelência com reconhecimentos e avanços na Pesquisa

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de dezembro de 2023 às 18:38
Compartilhar Comente

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente