AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe presidentes de bairros de Criciúma

Unesc recebe presidentes de bairros de Criciúma
Os líderes comunitários, vinculados à União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), visitaram a Universidade na noite dessa terça-feira (29/11) (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

Presidentes das Associações de Moradores dos bairros de Criciúma estiveram na Unesc, na noite dessa terça-feira (29/11), para conhecer a estrutura da Universidade. Os líderes comunitários, vinculados à União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), fizeram um tour pelas dependências da Instituição e foram apresentados aos diversos serviços oferecidos para a população em geral.

A visita começou no Museu de Zoologia, no bloco Administrativo, e seguiu pelo bloco da Reitoria, onde os líderes conheceram a Biblioteca Central Professor Eurico Back, reformada no ano de 2015 e aberta para o público externo. Os representantes visitaram ainda os ginásios do Complexo Esportivo e as Clínicas Integradas, local por onde passam, anualmente, mais de 150 mil pessoas. A visita teve a presença de aproximadamente 80 presidentes, entre eles os vereadores Daniel Antunes e Toninho da Figueira.

Após o tour, os presentes se dirigiram até o auditório do bloco O para um bate-papo com a reitoria. “Saibam que a comunidade acadêmica também é de vocês e para vocês”, afirmou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que falou ainda sobre a importância da presença dos líderes comunitários na Instituição.

Luciane apresentou ainda os inúmeros projetos que a Unesc oferece para a comunidade que estão inseridos em diversos bairros e municípios da região. “Queremos que a nossa Universidade possa atender às necessidades de todas as comunidades”, completou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc (Propiex), Gisele Coelho Lopes, também reforçou a importância da Instituição não só para o município de Criciúma, mas para toda a região. 

A presidente da UABC, Andréia Zomer, agradeceu em nome das associações a visita proporcionada pela Unesc. “Agradecemos muito pelo encontro que foi preparado para os presidentes de bairro e por essa parceria entre as associações de moradores de Criciúma e a Nossa Universidade, que vem se fortalecendo cada dia mais”, afirmou, frisando que os presidentes saíram da reunião motivados a trabalhar ainda mais por suas comunidades.

“Todos os líderes comunitários se sentiram realmente prestigiados pela Universidade e pela reitora, com todo o carinho dela e da equipe. Saímos da reunião realmente motivados a continuar a trabalhar e acreditar que é possível fazer algo a mais pela nossa cidade”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2022 às 15:37
Compartilhar Comente

Unesc sedia seminário com integrantes do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos

Unesc sedia seminário com integrantes do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos
Este será o segundo encontro do grupo. O primeiro foi em outubro, na Uniplac (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores e acadêmicos do Mestrado Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), projeto realizado em parceria entre a Unesc, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Universidade do Contestado (UNC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille), participarão de mais uma importante atividade, e desta vez em Criciúma. 

A partir de sexta-feira (2/12) o grupo estará na Universidade para o segundo encontro da disciplina de Seminários. Apresentações de trabalhos de pesquisas e tour pela região, fazem parte da programação do Seminário de Elaboração de Estudos e Pesquisas em Sistemas Produtivos que se estende até sábado (3/12). O encontro ocorrerá nas salas 201 a 205 do Bloco P da Unesc.

“Ele é um programa diferenciado e inovador com integração dos estudantes ao longo do programa. As nossas expectativas são muito grandes para este segundo encontro, o que para nós é motivo de orgulho receber e sediar essa tão importante atividade”, destaca o coordenador operacional local do programa, professor da Unesc, Kristian Madeira.  

Conforme o coordenador adjunto do programa e professor da Unesc, Oscar Montedo, após este encontro haverá ainda outras duas oportunidades, sendo uma em cada universidade participante, para apresentação das evoluções das pesquisas. O próximo encontro do grupo completo, de acordo com Madeira, será no próximo ano na Univille e na UNC. 

Sobre o programa

O PPGSP será um marco inovador para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), pois vem como o primeiro a ser desenvolvido nesse formato, de união de quatro Universidades que, juntas, abrangem 93% do território catarinense. 

O novo mestrado nasce com a finalidade de integrar as regiões participantes, por meio do ensino e pesquisa, promovendo melhorias na qualidade e na produtividade dos diversos segmentos de cada polo. Ele tem duração de dois anos.

A coordenação geral do PPGSP é da professora Cristina Keiko Yamaguchi, da Uniplac. Já a coordenadora de extensão e inserção social é a professora Ioná da Silva Dalonso da Univille. Os coordenadores operacionais locais ainda são compostos pelos professores Jacir Favoretto da UNC e Marcelo Leandro de Borba da Univille. 

Matrículas

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) em associação entre Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade do Contestado (UNC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Universidade da Região de Joinville (Univille) está com matrículas de uma nova turma até 21 de fevereiro de 2023. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2795 ou (48) 98844 6514. O candidato pode acessar o edital completo pelo site do programa: ppgsp@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente

Unesc recebe visita de pesquisadora da UFRGS

Unesc recebe visita de pesquisadora da UFRGS
Mais imagens

A Unesc recebeu a visita da pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Janaína Carrion Wickert. Ela foi convidada pelo professor da Universidade, Rodrigo Machado, para fazer parte de duas bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na oportunidade, a visitante, que é pesquisadora do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS, visitou as instalações do Museu de Zoologia da Instituição.

“Fui extremamente bem recepcionada e acolhida na Unesc. O Museu é lindo e bastante diverso, o que o torna muito interessante de visitar. Nesse dia, também participei de duas bancas de Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Biológicas com temas relevantes e projetos muito bem desenvolvidos”, comentou Janaína

O Museu de Ciências Naturais da UFRGS é especializado em fauna marinha e costeira. Suas exposições e ações educativas estão comprometidas com o conhecimento acerca da biodiversidade, promoção da sustentabilidade e divulgação do patrimônio natural e cultural da região. A visita ocorreu na última semana.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente

Unesc inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teve o seu lançamento na tarde desta terça-feira (29/11), em um Auditório Ruy Hülse lotado de colaboradores da Instituição.

O processo de elaboração, que é democrático e participativo, abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa. 

“É um momento de reflexão do que foi vivido até aqui, por onde andamos. Tivemos uma pandemia no meio do caminho, o que acarretou no arrefecimento de alguns projetos, mas, mesmo assim, o avanço de muitos outros. Momento de avaliarmos sobre o que fizemos, o que deixamos de fazer e ajustar o caminho a partir de agora”, avalia a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

E não são somente os colaboradores, professores e alunos os convidados a participar. A comunidade externa também poderá dar a sua contribuição. “A Unesc tem a característica de possuir uma participação muito efetiva das comunidades interna e externa. No último PDI, tivemos uma participação muito significativa e a nossa expectativa é que isso se repita agora. Esses olhares ajudam a ampliar o nosso. Temos perspectivas novas por conta do processo de ressignificação digital, então possuímos projetos para contribuir com a sociedade, por isso é importante que ela participe, se posicione e fale o que quer de sua Universidade Comunitária”, enfatiza.

Etapas

A construção do PDI 2023-2027 prevê uma sequência de seis etapas: diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.

Na tarde desta terça-feira, além da apresentação do projeto, a comunidade interna já foi convidada a participar de um exercício de futurismo. “Este é um momento muito importante, pois damos o pontapé inicial ao desenvolvimento do PDI e nada melhor do que iniciar já com uma reflexão, tentando nos transportar para 2027 e responder uma pergunta que é tão importante para nós: ‘‘Como é a Unesc que você gostaria de encontrar em 2027’. Respondam com uma palavra”, convocou o coordenador do Setor de Planejamento Institucional (Seplan). 

Por meio de formulário digital, os colaboradores destacaram seus anseios para a Universidade. Entre as respostas para a pergunta surgiram: inovadora, sustentável, inclusive, revolucionada, internacionalizada, referência, entre tantas outras. As palavras citadas não foram somente de colaboradores, mas também de alunos, que são convidados para participar deste processo. “A Unesc ouve os alunos do presente em prol dos alunos do futuro. O nosso comprometimento como estudante é poder colaborar, opinar e sugerir, no que for preciso, para que a Unesc esteja pujante em 2027, como está hoje”, fala o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira.

Ainda durante a apresentação, a comunidade interna conheceu os 26 eixos que serão trabalhados, além do cronograma se estenderá até 2023. Tanto a comunidade interna como a externa podem acessar as informações sobre o PDI e as formas de contribuir por meio do site da Universidade: www.unesc.net. 

O presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Apofucri) e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/Unesc), Edson Luiz da Silva, convida os colegas a participarem assiduamente do processo. “A Unesc é a soma dos esforços de todos, por isso todos devem contribuir para que a Nossa Universidade siga forte e relevante para a comunidade onde está inserida”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2022 às 11:26
Compartilhar Comente

Projeto de extensão Movimento pela Paz encerra atividades do ano com entrega de selos

Projeto de extensão Movimento pela Paz encerra atividades do ano com entrega de selos
Encontro com as instituições de ensino foi realizado na tarde desta terça-feira (29/11). Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Representantes das escolas da cidade de Criciúma participaram de uma importante ação na tarde desta terça-feira (29/11) na Unesc. Parcerias do projeto de extensão Movimento Pela Paz (MOP), elas participaram do encerramento da segunda edição que contou com a entrega dos selos às escolas promotoras da paz. O encontro ocorreu na sala 01 do Bloco O da Universidade.

Criado em 2018, o MOP já realizou mais de 200 oficinas em 23 escolas de Criciúma, contemplando mais de 1,6 mil alunos estudantes do 2º ao 5º ano de sete a 11 anos. Além disso, a iniciativa também é levada a adolescentes do Ensino Médio e seu principal objetivo é fomentar a cultura de paz no ambiente escolar por meio da valorização da convivência, do fortalecimento de vínculos e do respeito à vida. 

O coordenador do projeto de extensão do MOP, e professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto, destacou que a iniciativa foi desenvolvida a partir das ações e da relação que a Residência Multiprofissional tinha nos territórios da cidade em diversos bairros. “Ficamos muito felizes com o engajamento das instituições. Esse projeto só é possível porque vocês ajudam a construir”, comentou Soratto.

Segundo ele, o fortalecimento de aspectos que objetivem a não violência deve ser uma atitude que permeia toda a prática de ensino, profissionais de educação, saúde, alunos, pais e a comunidade em geral. “O projeto MOP, se alicerça em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Política nacional de Promoção da Saúde, e objetiva fomentar a cultura de paz. Ele está aberto a todas as escolas que queiram participar”, convidou.

Durante os encontros semanais ou quinzenais são realizadas oficinas com 12 temáticas: Acredite em você, Preserve as amizades, Respeite as diferenças; Cuide dos animais, Esteja presente na vida de seus filhos(as), Filtre as informações, Ame, sorria e abrace, Cultive flores e plante árvores, Alimente-se bem, Movimenta-se, Dê preferência e Seja solidário. 

“Que bom ver esse envolvimento da Universidade com as escolas. Quando saímos de cada instituição, saímos transformados”, mencionou a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, também uma das coordenadoras do MOP, que é composto por docentes, voluntários e acadêmicos bolsistas.

A professora Geiziane Laurindo de Morais que representou a diretoria de extensão, a professora Lisiane Tuon do programa de Residência Multiprofissional e o profissional de educação física Antonio Carlos, responsável pela execução do projeto piloto do Movimento pela Paz, também participaram do encerramento.

Avaliação positiva

Se para os professores da Unesc a ação já causa impacto, para os docentes das instituições beneficiadas também é motivo de gratidão e de transformação. Foi o que mencionou a professora da Escola Hercilio Luz, Monica Honorato. “Esse projeto é maravilhoso e trouxe muitos resultados. Com certeza vamos continuar com esta ação na escola”, disse.

“Esse projeto é fundamental para quem recebe e para quem atua. Ele fez a diferença na sala de aula e contribuiu muito nas atividades. Estamos vivendo momento desafiadores e esse é um momento de nova aprendizagem”, complementou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Escolas participantes:

Adolfo Back

Antonio Milanez Netto

Antônio Minotto

Bairro da Juventude

Caetano Ronchi

Casemiro Stachurski

Colégio Unesc

Filho do Mineiro

Giácomo Zanette

Hercílio Luz

Irmã Edviges

Joaquim Ramos

José Cesário da Silva

José Giassi

Lili Coelho

Linus João Rech

Marcílio Dias

Marcos Rovaris

Padre Carlos Wecki

Padre Miguel Giacca

Pascoal Meller

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2022 às 19:56
Compartilhar Comente