AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teve o seu lançamento na tarde desta terça-feira (29/11), em um Auditório Ruy Hülse lotado de colaboradores da Instituição.

O processo de elaboração, que é democrático e participativo, abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa. 

“É um momento de reflexão do que foi vivido até aqui, por onde andamos. Tivemos uma pandemia no meio do caminho, o que acarretou no arrefecimento de alguns projetos, mas, mesmo assim, o avanço de muitos outros. Momento de avaliarmos sobre o que fizemos, o que deixamos de fazer e ajustar o caminho a partir de agora”, avalia a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

E não são somente os colaboradores, professores e alunos os convidados a participar. A comunidade externa também poderá dar a sua contribuição. “A Unesc tem a característica de possuir uma participação muito efetiva das comunidades interna e externa. No último PDI, tivemos uma participação muito significativa e a nossa expectativa é que isso se repita agora. Esses olhares ajudam a ampliar o nosso. Temos perspectivas novas por conta do processo de ressignificação digital, então possuímos projetos para contribuir com a sociedade, por isso é importante que ela participe, se posicione e fale o que quer de sua Universidade Comunitária”, enfatiza.

Etapas

A construção do PDI 2023-2027 prevê uma sequência de seis etapas: diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.

Na tarde desta terça-feira, além da apresentação do projeto, a comunidade interna já foi convidada a participar de um exercício de futurismo. “Este é um momento muito importante, pois damos o pontapé inicial ao desenvolvimento do PDI e nada melhor do que iniciar já com uma reflexão, tentando nos transportar para 2027 e responder uma pergunta que é tão importante para nós: ‘‘Como é a Unesc que você gostaria de encontrar em 2027’. Respondam com uma palavra”, convocou o coordenador do Setor de Planejamento Institucional (Seplan). 

Por meio de formulário digital, os colaboradores destacaram seus anseios para a Universidade. Entre as respostas para a pergunta surgiram: inovadora, sustentável, inclusive, revolucionada, internacionalizada, referência, entre tantas outras. As palavras citadas não foram somente de colaboradores, mas também de alunos, que são convidados para participar deste processo. “A Unesc ouve os alunos do presente em prol dos alunos do futuro. O nosso comprometimento como estudante é poder colaborar, opinar e sugerir, no que for preciso, para que a Unesc esteja pujante em 2027, como está hoje”, fala o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira.

Ainda durante a apresentação, a comunidade interna conheceu os 26 eixos que serão trabalhados, além do cronograma se estenderá até 2023. Tanto a comunidade interna como a externa podem acessar as informações sobre o PDI e as formas de contribuir por meio do site da Universidade: www.unesc.net. 

O presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Apofucri) e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/Unesc), Edson Luiz da Silva, convida os colegas a participarem assiduamente do processo. “A Unesc é a soma dos esforços de todos, por isso todos devem contribuir para que a Nossa Universidade siga forte e relevante para a comunidade onde está inserida”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2022 às 11:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário