AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão Movimento pela Paz encerra atividades do ano com entrega de selos

Projeto de extensão Movimento pela Paz encerra atividades do ano com entrega de selos
Encontro com as instituições de ensino foi realizado na tarde desta terça-feira (29/11). Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Representantes das escolas da cidade de Criciúma participaram de uma importante ação na tarde desta terça-feira (29/11) na Unesc. Parcerias do projeto de extensão Movimento Pela Paz (MOP), elas participaram do encerramento da segunda edição que contou com a entrega dos selos às escolas promotoras da paz. O encontro ocorreu na sala 01 do Bloco O da Universidade.

Criado em 2018, o MOP já realizou mais de 200 oficinas em 23 escolas de Criciúma, contemplando mais de 1,6 mil alunos estudantes do 2º ao 5º ano de sete a 11 anos. Além disso, a iniciativa também é levada a adolescentes do Ensino Médio e seu principal objetivo é fomentar a cultura de paz no ambiente escolar por meio da valorização da convivência, do fortalecimento de vínculos e do respeito à vida. 

O coordenador do projeto de extensão do MOP, e professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto, destacou que a iniciativa foi desenvolvida a partir das ações e da relação que a Residência Multiprofissional tinha nos territórios da cidade em diversos bairros. “Ficamos muito felizes com o engajamento das instituições. Esse projeto só é possível porque vocês ajudam a construir”, comentou Soratto.

Segundo ele, o fortalecimento de aspectos que objetivem a não violência deve ser uma atitude que permeia toda a prática de ensino, profissionais de educação, saúde, alunos, pais e a comunidade em geral. “O projeto MOP, se alicerça em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Política nacional de Promoção da Saúde, e objetiva fomentar a cultura de paz. Ele está aberto a todas as escolas que queiram participar”, convidou.

Durante os encontros semanais ou quinzenais são realizadas oficinas com 12 temáticas: Acredite em você, Preserve as amizades, Respeite as diferenças; Cuide dos animais, Esteja presente na vida de seus filhos(as), Filtre as informações, Ame, sorria e abrace, Cultive flores e plante árvores, Alimente-se bem, Movimenta-se, Dê preferência e Seja solidário. 

“Que bom ver esse envolvimento da Universidade com as escolas. Quando saímos de cada instituição, saímos transformados”, mencionou a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, também uma das coordenadoras do MOP, que é composto por docentes, voluntários e acadêmicos bolsistas.

A professora Geiziane Laurindo de Morais que representou a diretoria de extensão, a professora Lisiane Tuon do programa de Residência Multiprofissional e o profissional de educação física Antonio Carlos, responsável pela execução do projeto piloto do Movimento pela Paz, também participaram do encerramento.

Avaliação positiva

Se para os professores da Unesc a ação já causa impacto, para os docentes das instituições beneficiadas também é motivo de gratidão e de transformação. Foi o que mencionou a professora da Escola Hercilio Luz, Monica Honorato. “Esse projeto é maravilhoso e trouxe muitos resultados. Com certeza vamos continuar com esta ação na escola”, disse.

“Esse projeto é fundamental para quem recebe e para quem atua. Ele fez a diferença na sala de aula e contribuiu muito nas atividades. Estamos vivendo momento desafiadores e esse é um momento de nova aprendizagem”, complementou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Escolas participantes:

Adolfo Back

Antonio Milanez Netto

Antônio Minotto

Bairro da Juventude

Caetano Ronchi

Casemiro Stachurski

Colégio Unesc

Filho do Mineiro

Giácomo Zanette

Hercílio Luz

Irmã Edviges

Joaquim Ramos

José Cesário da Silva

José Giassi

Lili Coelho

Linus João Rech

Marcílio Dias

Marcos Rovaris

Padre Carlos Wecki

Padre Miguel Giacca

Pascoal Meller

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2022 às 19:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário