AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc Araranguá marca presença na 2ª Mostra de Leitura e Teatro Infantil

Unesc Araranguá marca presença na 2ª Mostra de Leitura e Teatro Infantil
Evento ocorreu neste final de semana no Centro Multiuso (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc Araranguá esteve presente na 2ª Amostra de Leitura e Teatro Infantil do município que ocorreu sábado (26/11). O evento, organizado pela Secretaria de Educação de Araranguá, contou com apresentações culturais, educativas e lúdicas, além de apresentações, exposições e feira de livros, e foi realizado no Centro Multiuso.

A atividade reuniu escolas da rede municipal e Centros de Educação Infantil de Araranguá, contando com a parceria da Unesc Araranguá e o curso de letras, para Contação de histórias e doação de livros infantis e adultos.

A Diretora do polo, Izabel Regina de Souza, reforçou a importância deste tipo de ação e reiterou o apoio da Instituição para iniciativas como esta. “O Município de Araranguá está de parabéns por realizar ações que estimulem a arte, a leitura e o lúdico para os pequenos”, disse. A banda Mistura Fina também abrilhantou o evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de novembro de 2022 às 17:45
Compartilhar Comente

Professores da Unesc compartilham experiências em grupo em Comunidade de Aprendizagem

Professores da Unesc compartilham experiências em grupo em Comunidade de Aprendizagem
Segundo encontro da Comunidade “Metodologias e Estratégias Efetivas de Aprendizagem” foi mediado pelas assessoras pedagógicas Ioná Vieira Bez Birolo e Paula Tramontim Pavei (Foto: Divulgação) Mais imagens

O segundo encontro da Comunidade de Aprendizagem “Metodologias e Estratégias Efetivas de Aprendizagem” ocorreu no Bloco XXI-B, com a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento da Unesc. O evento foi mediado pelas assessoras pedagógicas Ioná Vieira Bez Birolo e Paula Tramontim Pavei.

Na oportunidade, as professoras Ana Paula Silva dos Santos e Letícia Felipe Milak aplicaram aos docentes presentes a “Aprendizagem Baseada em Times”, também conhecida pelo termo em inglês team based learning (TBL). A técnica é uma metodologia que favorece o aprendizado ativo, construindo um ambiente cooperativo.

A professora Ana Paula explicou a dinâmica do evento. “Partimos de uma organização em que os professores conheceram o instrumento pela perspectiva do acadêmico, e este lugar de análise possibilitou a construção de uma confiança com o instrumento, assim como analisar as possibilidades para adequação em suas disciplinas”, apontou, destacando que os docentes avaliaram a experiência como positiva. “Compartilhamos práticas e ações que deram certo e também as que não deram, e essa rede fortalece nossa busca pela melhoria contínua em sala de aula”, relatou a professora.

Ao final da tarde, os professores construíram coletivamente um conceito de Comunidade de Aprendizagem que representasse as comunidades da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de novembro de 2022 às 15:18
Compartilhar Comente

Acadêmico de Artes Visuais da Unesc é finalista de prêmio catarinense de arte contemporânea

Acadêmico de Artes Visuais da Unesc é finalista de prêmio catarinense de arte contemporânea
Lucas Pereira Elias foi indicado para premiação promovida pela Aliança Francesa, o principal da categoria no estado (Foto: Divulgação) Mais imagens

O acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Lucas Pereira Elias, é um dos finalistas do Prêmio de Arte Contemporânea 2022 da Aliança Francesa, principal prêmio de artes visuais do estado de Santa Catarina. O estudante da 6ª fase, residente de Sombrio, está concorrendo com os artistas Bill Or, de Itajaí, e Maurício Igor, de Florianópolis, e o grande vencedor receberá como prêmio uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris.

No trabalho, Lucas elabora narrativas poéticas e políticas a partir da observação de objetos cotidianos, principalmente em aquarela sobre papel, bordado e acrílica sobre lona. Alia a pesquisa sobre temática ambiental que parte de uma relação afetiva e familiar, principalmente com sua avó, uma pescadora que nasceu às margens do Rio Araranguá, propondo o debate sobre a questão ambiental a partir do viés da tradição e da memória.

Embora ainda jovem, o artista já passou por mostras importantes como a 30º Mostra de Arte da Juventude no Sesc Ribeirão Preto, em 2021 e o 17º Salão Ubatuba de Artes Visuais de 2021, além de ter recebido o prêmio Perspectiva Futura no 19° Território da Arte de Araraquara em 2022.

O grande vencedor do Prêmio de Arte Contemporânea 2022 da Aliança Francesa será anunciado na abertura da exposição, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, no dia 30/11 às 19h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de novembro de 2022 às 15:15
Compartilhar Comente

Curso de Gastronomia e Turismo da Unesc promovem Galinhada Solidária

Curso de Gastronomia e Turismo da Unesc promovem Galinhada Solidária
Ticket pode ser adquirido pelo preço de R$ 45,00. Recursos serão destinados para a Amovi (Foto: Adobe Stock) Mais imagens

Os professores e acadêmicos dos cursos de Gastronomia e Gestão em Turismo da Unesc promovem a Galinhada Solidária neste sábado (26/11). O evento, em parceria com a Associação Amor à Vida (Amovi), tem o intuito de arrecadar recursos para a entidade que se dedica a ajudar pessoas com câncer em todo o sul do estado.

O ticket dá direito a uma refeição e custa R$ 45. Os interessados podem efetuar as reservas pelo telefone 99632 8340 ou com a Amovi pelo 99605 1548. A ação será em formato drive thru, das 11h30 às 14h, no salão da igreja do Bairro São Cristóvão, em Criciúma.

Para o coordenador do curso de Gestão em Turismo, professor Lucas Firmino, além do aspecto assistencial para os acadêmicos do Núcleo de Hospitalidade, a atividade contribui para compreender e experienciar a organização de um evento gastronômico e propicia a vivência plena de uma atividade rotineira para os profissionais da área.

A Galinhada Solidária, para o coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antonio Silva, se torna muito importante, pois propicia o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à formação do futuro gastrólogo, que faz parte da organização. “A atividade estimula os participantes a conhecerem o cenário social e econômico da região onde está inserido, a partir da busca de soluções de problemas ou desafios identificados na própria região”, sublinha o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2022 às 17:44
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática
Serão três dias para socialização de experiências, projetos e integração entre estudantes e docentes Mais imagens

O curso de Matemática da Unesc iniciou na noite da última quarta-feira (23/11), a 16ª Semana Acadêmica que abrange três eventos em uma única oportunidade. Além da Semana, acontecem também o 11º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura - “Reflexões e Aprendizagens” e 10º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas/2022.

Os principais objetivos são promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática e socializar as pesquisas, ensino, extensão e os estágios e as suas relações com a docência da Matemática.

Na palestra de abertura, o professor dos cursos de Licenciaturas e do Programa de pós-graduação da Educação (PPGE), Rafael Rodrigo Mueller, apresentou o tema "Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense”. Segundo ele, a intenção foi esclarecer as novas diretrizes curriculares aprovadas em 2017 e implantadas em Santa Catarina. “Abordo sobre as mudanças que ocorreram em âmbito nacional, a partir da implementação do novo Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415 no Brasil e a partir de 2020, aqui em nosso estado. Como a proposta curricular acabou se adequando a essa alteração e as particularidades que a nova matriz educacional tomou aqui no território catarinense”, explicou.

Conforme a coordenadora do curso e organizadora do evento, Ledina Lentz Pereira, o evento é uma oportunidade para os estudantes receberem muitas informações e realizarem trocas de experiências. “Nestes três dias, os nossos acadêmicos têm a possibilidade de conhecer também os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação (MEC), bem como da Residência Pedagógica, além da valorização do docente no mercado de trabalho. Este ano estamos trabalhando com a importância da licenciatura na formação de novos professores com o tema ‘Produzindo conhecimento desde 1970’. Então, toda a minha vida foi dedicada a ser docente e eu amo essa profissão. É isso que estamos querendo mostrar aos alunos: que saibam que vale a pena”, sintetizou.

Durante o ano, também foram realizadas duas aulas inaugurais, no primeiro e segundo semestre, que fazem parte da Semana Acadêmica de Matemática.

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2022 às 13:19
Compartilhar Comente