AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colégio Unesc promoverá exposição de robôs durante ação nesta sexta-feira no Rincão

Colégio Unesc promoverá exposição de robôs durante ação nesta sexta-feira no Rincão
Atividade é aberta ao público e ocorrerá das 19h às 22h no Contêiner da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está em Balneário Rincão proporcionando conhecimento e realizando diversas atividades para a população nos meses de janeiro e fevereiro. A cada dia a Instituição apresenta uma novidade e nesta sexta-feira (13/01) quem passar pelo contêiner da Universidade vai apreciar e interagir com modelos de robôs. A exposição proposta pelo Colégio Unesc, em parceria com a empresa Robomind de Blumenau, será desenvolvida das 19h às 22h e é aberta ao público.

“Neste ano, uma das novidades no Colégio será o ensino da Robótica Educacional para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O uso da robótica em sala de aula permitirá que os nossos alunos possam construir modelos semelhantes aos que serão expostos nesta ação em Balneário Rincão. A robótica envolve estímulo ao raciocínio lógico e a socialização, o trabalho em equipe e o aumento da criatividade”, explica a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

Segundo ela, a atividade contribui para uma série de competências e habilidades relacionadas à gestão de problemas, ao trabalho interdisciplinar e coletivo, grandes pilares do uso da robótica no ensino. “Convidamos todos a participarem deste momento que foi preparado com muito carinho para os moradores e veranistas do Rincão como prévia do que iremos oferecer no Colégio em 2023”, acrescenta.

Além dos robôs, o contêiner da Universidade, localizado no Contêiner Food Park, no centro do Balneário, contará com ações do curso de massoterapia da Unesc Tec, pintura facial e as crianças ainda poderão exercitar a imaginação por meio de desenhos. Papeis e muitos lápis de cores estarão à disposição da garotada.

Robótica

Estímulo ao raciocínio lógico e à socialização, trabalho em equipe e aumento da criatividade. Esses são alguns dos benefícios do ensino da Robótica Educacional proposto também pelo Colégio Unesc, em parceria com a empresa Robomind. 

O método proposto pela empresa parceira, conforme Mainara, tem o propósito de oferecer ao estudante não apenas uma série de conteúdos, mas experiências de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

“Além de ser um grande atrativo para o conteúdo ministrado, é uma poderosa ferramenta educativa, que contribui para o estímulo cognitivo do aluno, a criatividade e o aprendizado. Os conteúdos propostos fazem parte da grade curricular e por meio do currículo Steam para a resolução de problemas reais”, comentou a diretora Mainara.

A Robomind é formada por profissionais da área da Educação que encontraram na Robótica Educacional uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologia pautadas no bem comum. Hoje atende mais de 30 mil estudantes de três a 15 anos em fase escolar e possui uma equipe certificada para apoio pedagógico em todo o país, com presença internacional no México e Angola.

Bolsas de estudo

O Colégio Unesc está com edital aberto para bolsas de estudo de 50% e 100% válidas para as séries do 1ª ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. As crianças e os adolescentes beneficiados serão selecionados a partir de critérios pautados na renda familiar per capita. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (17/01), na Central de Atenção ao Estudante (Centac), no campus da Unesc, das 9h às 19h.

Mais informações sobre bolsas, bem como sobre as matrículas e os diferenciais do Colégio Unesc, podem ser obtidas na Centac ou no Whatsapp (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de janeiro de 2023 às 16:41
Compartilhar Comente

Unesc: a Universidade que inspira gerações

Unesc: a Universidade que inspira gerações
Uma família de Criciúma, entre eles, pais, filhos e genro encontrou na Universidade a oportunidade de uma graduação de sucesso Mais imagens

“A Unesc transformou a minha vida e de toda a minha família. Sempre gostei do ambiente que a Instituição proporciona, e isso fez eu ter vontade de voltar. Eu amo esse ambiente de educação, de integração e de família que vivemos dentro da Universidade”. Todo esse carinho com a Instituição, que completará 55 anos em 2023, é da egressa do curso de Fisioterapia, Sabrina Sabrina de Oliveira Francisco Jesus, que não esconde a alegria de atuar como professora da UnescTec e de ser filha de egressos desta Instituição que tanto lhe acolheu. Não bastasse isso, foi no Campus da Unesc que encontrou o seu esposo, que além de receber o tão sonhado diploma no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica agora busca o de Gastronomia.

“Meus pais e meu irmão se formaram na Unesc e encontrei meu esposo dentro da Universidade. Tenho uma ligação muito gostosa com a Universidade que uniu duas grandes paixões da minha vida: a família e a educação”, enfatiza Sabrina.

Ela foi uma das profissionais que realizou atendimento na noite desta sexta-feira (13/01) no contêiner da Universidade, localizado no Contêiner Food Park, em Balneário Rincão. A atividade, que contou com a parceria do Colégio Unesc, levou muitas pessoas ao local para conhecerem modelos de robôs, fazerem pintura fácil, pinturas em giz e se divertirem com os brindes. Eram alunos, pais, professores, egressos e visitantes que passaram para apreciar as ações programadas para a noite.

Entre os visitantes, estava mãe de Sabrina, a professora aposentada, Sirlei de Oliveira Francisco. Acompanhada do esposo Valdomiro João Francisco e do genro Clebeonir Dorneles Jesus, ela aproveitou para passar pelo local e recordar os momentos em que viveu como acadêmica da Instituição.

“Adoro essas ações da Unesc e sempre que pudemos viemos apreciar. É um momento de encontrar colegas e rever amigos, além de aproveitar para fazer atendimentos e buscar informações”, conta Sirlei.

“Nós nos realizamos fazendo a nossa graduação e os nossos filhos também. Sempre incentivamos a seguir carreira na Unesc. Temos um carinho imenso pela Universidade que transformou a nossa vida”, disse Sirlei, que não escondia a felicidade em ver a filha seguindo a carreira que sempre sonhou.

Clínicas Integradas

Quem também esteve no espaço foi o casal Darcy Da Silva Jesus e a esposa Zeloi Dorneles Jesus, sogros da Sabrina que utilizam as clínicas integradas para atendimentos na área da odontologia e de fisioterapia. “Sempre incentivamos o nosso filho a fazer a graduação na Unesc. Somos muito bem atendidos e os profissionais são maravilhosos. Toda semana estamos lá para os nossos atendimentos. Amamos a Unesc”, sublinha Zeloi.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2023 às 16:39
Compartilhar Comente

Internacionalização: Reitoria recebe egresso que atua como pesquisador em Singapura

Internacionalização: Reitoria recebe egresso que atua como pesquisador em Singapura
Visita à Universidade ocorreu nesta sexta-feira (20/01). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc recebeu uma visita especial nesta sexta-feira (20/01). Foi o egresso do curso de Engenharia Civil e atual pesquisador na Universidade Nacional de Singapura (NUS) Felipe Basquiroto, 30 anos. Ele aproveitou as férias no Brasil para apreciar o Campus e contar sua experiência em outro país, durante bate-papo com a reitora Luciane Ceretta; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes; a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni; e a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Pavei. No encontro, o criciumense contou os aprendizados e as oportunidades, após os conhecimentos adquiridos na Unesc.

A NUS foi uma das instituições que fez parte da agenda de visitas da Comitiva Internacional composta pela reitora da Universidade e membros de outras instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação, a missão passou pelo Japão e Singapura.

Alegre e orgulhosa, a reitora fez questão de agradecer todo carinho que o egresso tem com a instituição e relembrou a visita à NUS. “Temos grandes talentos pelo mundo e Felipe é um deles. Vemos o quanto sua vivência aqui conosco, desde o Colégio Unesc, foi transformador. Tive a honra de encontrá-lo em Singapura e ver o lindo trabalho que ele faz por lá. E que honra recebê-lo aqui hoje, de rememorarmos, e de trocarmos informações. Isso é gratificante”, destacou a reitora, que o recebeu com um delicioso café.

Basquiroto se formou há sete anos no curso de Engenharia Civil e até hoje mantém contato com a professora Elaine para troca de informações e conexões. “Sempre mantenho contato com os egressos, e Felipe é um deles. Estamos muito orgulhosos dele pela vivência e trajetória. Ele está realizando os seus objetivos e estamos muitos alegres por todo carinho que tem com a instituição. Isso nos enche de orgulho e de alegria”, comentou Elaine.

Os passos iniciais nos laboratórios da Unesc e as aberturas concedidas pelos professores em Criciúma, de acordo com Felipe, foram fundamentais para a caminhada que chegou a outro continente. “O que aprendi, devo à Unesc. Sinto um grande carinho e estar aqui hoje revendo os professores, é gratificante. Fico muito feliz com essa recepção calorosa”, disse.

O egresso ainda aproveitou para visitar os laboratórios, a sala de aula, o colégio e outros espaços da Instituição. Ele ainda se colocou à disposição para contar as suas experiências com alunos do colégio e com acadêmicos. 

O profissional, que atualmente estuda o efeito do aquecimento global nas fachadas de prédios na SMU, Universidade que tem como tema: “Nós não apenas antecipamos o futuro, nós criamos ele”. Na próxima terça-feira (24/01) segue para Singapura. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de janeiro de 2023 às 16:37
Compartilhar Comente

Unesc integra reunião do Comitê Gestor da Rede ODS em São Paulo

Unesc integra reunião do Comitê Gestor da Rede ODS em São Paulo
Universidade representa o sul do Brasil no grupo de lideranças nacionais Mais imagens

Com o objetivo de apresentar resultados e discutir ações voltadas ao Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, o grupo promoveu, na última semana, em São Paulo, encontro entre governantes e gestores municipais de diversas localidades. Entre as instituições participantes esteve a Unesc, participante do Comitê Gestor da Rede Nacional Estratégia ODS.

Representando a Universidade, o professor Abel Corrêa de Souza apresentou as contribuições que a Unesc traz às comunidades por meio de projetos como os Planos de Desenvolvimento Socioeconômicos para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

“Foi um trabalho bastante participativo para a criação das propostas estratégicas que nortearão as ações deste ano. Também abordamos a questão da busca de novas adesões e da capacitação e formação para a Agenda 2030. Apresentamos ainda nossas ações, como o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Amrec e Amesc, que foi muito bem recebida pelos integrantes”, comentou o professor. 

Para o moderador da reunião, Ricardo Batista, que representou o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), é de extrema importância a participação das Universidades no movimento. “As Universidades vêm dando amparo científico às necessidades de se implementar um novo modelo de desenvolvimento, tendo como plataforma a agenda dos ODS, além de prefeitos e a sociedade civil, entre outras organizações, o que oferece uma contribuição de larga escala”, disse.

O trabalho da Unesc, conforme Batista, é fundamental enquanto integrante do Comitê Gestor. “Contamos muito com a Unesc, que faz parte desse hall de organizações do comitê, vinculados à produção científica, juntamente com outras instituições. Contamos muito com a prática científica, com a sua expertise, trazendo muito do trabalho social que realiza nesta integração entre a comunidade científica e as demandas sociais territoriais, que é parte do DNA da Estratégia ODS”, enfatizou ainda.

De acordo o representante da Unesc, alinhamentos sobre perspectivas da agenda 2023 a partir do novo cenário eleitoral com novas abordagens e uma avaliação ampla sobre a inserção da agenda no contexto internacional, reflexões sobre a Agenda 2030, alinhamentos sobre as perspectivas com debates, mapeamento, fizeram parte da programação do encontro.

Dos três estados do sul do Brasil, somente a Unesc tem assento no Comitê Gestor da Rede Nacional Estratégia ODS. O encontro teve ainda a participação de representantes da Agenda Pública, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e Fiocruz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2023 às 16:35
Compartilhar Comente

Final de semana marca encerramento do projeto Summer Unesc na orla em grande estilo

Final de semana marca encerramento do projeto Summer Unesc na orla em grande estilo
Mais imagens

O fim de semana foi marcado pelo encerramento das atividades na orla do Summer Unesc. As ações na beira mar que ocorreram ao longo dos finais de semana de janeiro reuniram mais de duas mil pessoas, entre idosos, jovens e crianças que passaram pelo local para aproveitar as atividades de dança e ritmo, beach tennis, bocha, funcional, voleibol, pintura facial, futebol de sabão, cama elástica, orientações de saúde, e entrega de brindes. A programação contou com parceria da Prefeitura Municipal e da Rádio Massa. Outras atividades do Projeto Summer Unesc seguem nos próximos finais de semana.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, foram dias especiais vivenciados com a comunidade local e com os veranistas que se fizeram presentes interagindo e participando daquilo que foi proposto e elaborado com muito carinho pela Universidade. “Completaremos 55 anos de atividades em junho. Somos uma Universidade que abraça as pessoas, as causas do Sul, e queremos estar cada dia mais próximos da população. Ficamos muito felizes com o envolvimento das famílias que aproveitaram para se divertir conosco”, disse a reitora.

Essas ações, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, fazem parte da gama de possibilidades oferecidas pela Universidade à comunidade de toda a região, estimulando ainda o exercício físico e a qualidade de vida. 

“Foram dias lindos, felizes e muito potentes que a Unesc, a única Universidade Comunitária da região sul de Santa Catarina, propiciou às pessoas. O retorno positivo advindo dos participantes confirma que ela cumpriu mais uma vez a sua missão institucional de educar por meio do ensino, pesquisa e extensão para promover a qualidade e sustentabilidade do ambiente de vida, e mostrou todo seu potencial e seu comprometimento com a educação, com as pessoas, com a excelência em tudo que faz, valorizou o diálogo, a integração entre as pessoas, a arte, a cultura e o esporte, essenciais à transformação de cenários”, comentou Fernanda. 

Neste ano, o Summer Unesc também auxiliou nas demandas dos atletas participantes Campeonato de Beach Tennis organizado pelo Mampituba, por meio do curso de Fisioterapia e a Residência Multiprofissional; contribuiu com o grito de pré-carnaval, no Container Food Park, da festa Do You Know Mário, da Zumba que ocorre no calçadão central do Rincão, e do Passeio Ciclístico de Integração.

O Summer Unesc também esteve presente nas areias da praia Central de Balneário Arroio do Silva com várias atrações de lazer, em parceria com o Município e a Unesc de Araranguá. No último fim de semana iniciou de forma brilhante as comemorações dos 55 anos da Unesc com o 1º Desafio da Unesc de Beach Tennis, no Rincão.

Container Food Park 

Já no espaço localizado no Container Food Park Summer, na Zona Norte do Balneário, professores e alunos seguem com ações no espaço da Unesc até o final do mês de fevereiro. Atividades de divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais e Educação a Distância (EAD), Colégio Unesc, Unesc Tec, entre outras opções de ingresso na Universidade, além de atividades de Extensão, fazem parte das atrações que ocorrem nas sextas-feiras e sábados, das 19h às 22h.

No espaço, na última sexta-feira (27/01) o curso de pós-graduação ofereceu serviços de auriculoterapia e terapia manual à população. Os serviços são gratuitos. “Somos esta Universidade tão fortemente reconhecida e de tamanha credibilidade, pois estamos a todo momento de mãos dadas com as pessoas”, finalizou Fernanda.

Para esta sexta-feira (03/02) os professores dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais farão orientações sobre Plano de Negócios, Modelos Negócios e o Perfil do Profissional (habilidades e Competências). No sábado (04/02) haverá informações sobre o impacto do lixo em ambiente marinho com o curso de Ciências Biológicas e Pós em Biologia Marinha.

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433. 

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de janeiro de 2023 às 16:32
Compartilhar Comente