AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc integra reunião do Comitê Gestor da Rede ODS em São Paulo

Unesc integra reunião do Comitê Gestor da Rede ODS em São Paulo
Universidade representa o sul do Brasil no grupo de lideranças nacionais Mais imagens

Com o objetivo de apresentar resultados e discutir ações voltadas ao Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, o grupo promoveu, na última semana, em São Paulo, encontro entre governantes e gestores municipais de diversas localidades. Entre as instituições participantes esteve a Unesc, participante do Comitê Gestor da Rede Nacional Estratégia ODS.

Representando a Universidade, o professor Abel Corrêa de Souza apresentou as contribuições que a Unesc traz às comunidades por meio de projetos como os Planos de Desenvolvimento Socioeconômicos para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

“Foi um trabalho bastante participativo para a criação das propostas estratégicas que nortearão as ações deste ano. Também abordamos a questão da busca de novas adesões e da capacitação e formação para a Agenda 2030. Apresentamos ainda nossas ações, como o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Amrec e Amesc, que foi muito bem recebida pelos integrantes”, comentou o professor. 

Para o moderador da reunião, Ricardo Batista, que representou o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), é de extrema importância a participação das Universidades no movimento. “As Universidades vêm dando amparo científico às necessidades de se implementar um novo modelo de desenvolvimento, tendo como plataforma a agenda dos ODS, além de prefeitos e a sociedade civil, entre outras organizações, o que oferece uma contribuição de larga escala”, disse.

O trabalho da Unesc, conforme Batista, é fundamental enquanto integrante do Comitê Gestor. “Contamos muito com a Unesc, que faz parte desse hall de organizações do comitê, vinculados à produção científica, juntamente com outras instituições. Contamos muito com a prática científica, com a sua expertise, trazendo muito do trabalho social que realiza nesta integração entre a comunidade científica e as demandas sociais territoriais, que é parte do DNA da Estratégia ODS”, enfatizou ainda.

De acordo o representante da Unesc, alinhamentos sobre perspectivas da agenda 2023 a partir do novo cenário eleitoral com novas abordagens e uma avaliação ampla sobre a inserção da agenda no contexto internacional, reflexões sobre a Agenda 2030, alinhamentos sobre as perspectivas com debates, mapeamento, fizeram parte da programação do encontro.

Dos três estados do sul do Brasil, somente a Unesc tem assento no Comitê Gestor da Rede Nacional Estratégia ODS. O encontro teve ainda a participação de representantes da Agenda Pública, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e Fiocruz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2023 às 16:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário