AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

No Dia da Universidade, Unesc reforça o compromisso com o ensino de qualidade e com o desenvolvimento da região

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2024 às 17:40
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor Mais imagens

Representantes da Unesc participaram do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023) nessa semana. As profissionais em questão, são as professoras Paula Tramontim Pavei, Assessora Pedagógica da Área CET, e Marta Guimarães de Souza Hoffman, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O evento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de setembro, é realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). 

Criado em 1973, o evento tem em 2023 a sua 51º edição. Durante o encontro, estiveram reunidos gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional. 

A edição deste ano teve como tema central  “Abenge 50 anos:Desafios de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação em Engenharia”. 

Conforme Paula, a participação no evento permitiu a discussão de temáticas emergentes nas engenharias e a troca de experiências com profissionais de diversas instituições.

Na ocasião, as professoras também apresentaram os resultados do projeto de Extensão, em que fazem parte, intitulado “Intervenções Educativas, na Escola José Contim Portela para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade” – Edital 2021 – 2023. 

O projeto é coordenado pela professora Miquele Padula, coordenadora do curso de Engenharia Química, com a participação das bolsistas Cristiane Fernandes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Ketryn Giusti Manenti, do curso de Nutrição. 

O evento teve o patrocínio do Sistema Confea/Crea, que atualmente é presidido pelo também professor da Unesc, Evanio Ramos Nicoleit.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 16:34
Compartilhar Comente

Bairro Cristo Redentor recebe ação de Extensão da Unesc

Bairro Cristo Redentor recebe ação de Extensão da Unesc
Comunidade recebeu Universidade para atividades voltadas a adultos e crianças Mais imagens

Em ação que integra a intensa agenda do Mês da Extensão, o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, recebeu a Unesc, nesta quarta-feira (10/05), para um dia de atividades especiais. Com informações sobre empreendedorismo, atividades do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidizinski e orientações sobre a importância da água, a Universidade promoveu o Dia da Extensão no bairro.

Abrir as portas do Centro Comunitário para receber a Unesc, para o presidente do bairro, Crizzly De Cordes, é uma honra. “Essa aproximação com a Instituição nos deixa muito felizes. Estamos lisonjeados por receber as atividades e, mais que isso, estarmos próximos da Unesc. Participei, representando a comunidade, de dois eventos da Universidade nos últimos dias e posso dizer que saí maravilhado com tudo o que vi e ouvi”, destacou.

Contar com o apoio de uma Instituição Comunitária de portas abertas como a Unesc, de acordo com o presidente, dá ânimo ainda maior para os trabalhos na comunidade. “Nos sentimos vistos, apoiados e queremos estar cada vez mais próximos. Vou levar as informações sobre bolsas e oportunidades sempre que possível para os moradores, pois sei que é possível estar lá como acadêmico e ainda quero estar também”, acrescentou, já planejando um futuro próximo.

Rosangela Nascimento Rabelo, moradora do bairro e integrante da associação de moradores, foi até o Centro Comunitário com o filho Miguel e aproveitou a oportunidade de ter a Unesc no Cristo Redentor. Ela, que é enfermeira e atua na Unidade Básica de Saúde de Criciúma, gerida pela Universidade, sabe o apoio constante da Instituição à toda a comunidade.

Já o filho Miguel, de 10 anos, ainda não conhece o campus, mas já sabe que é onde quer estudar. “Vou ser biólogo e paleontólogo. Eu desejo muito estudar na Unesc desde o colégio até a faculdade”, disse, decidido, e ansioso a conhecer de perto a estrutura da Unesc.

Participando das atividades do Museu de Zoologia, Miguel não economizou palavras para descrever o quanto ama o mundo animal e demonstrou que já conhece muito. “E quero aprender muito mais”, completou.

Além das atividades para os pequenos, os adultos presentes foram orientados sobre as oportunidades do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Ao abordar o assunto o professor do curso de Ciências Contábeis Leonel Luiz Pereira colocou a Universidade à disposição para apoiar aqueles que tiverem dúvidas sobre temas relacionados a empreendedorismo. “Esse é nosso papel. Estar aqui e estar no campus de portas abertas para orientar e ajudar em tudo o que for possível”, salientou ainda.

Na oportunidade, o grupo conheceu mais de perto o Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense (ProFor Águas) e recebeu orientações sobre o uso da água.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 16:04
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc participam de ações de final de ano em bairros de Criciúma

Acadêmicos da Unesc participam de ações de final de ano em bairros de Criciúma
Estudantes estiveram presentes em eventos nos bairros Metropol e Rio Maina, em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos bolsistas do Proesde dos cursos de Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Letras, Pedagogia e Ciência da Computação da Unesc participaram, no último final de semana, de ações de final de ano nos bairros Metropol e Rio Maina, em Criciúma.

Na tarde de sábado (10/12), os alunos estiveram presentes na Festa de Natal da Associação de Moradores do Bairro Metropol, com ações de saúde de diversos cursos da Instituição. Os acadêmicos de Biomedicina realizaram a tipagem sanguínea dos moradores, enquanto os estudantes de Odontologia deram orientações à população sobre saúde bucal e atendimento nas Clínicas Integradas. 

Os acadêmicos de Nutrição orientaram o público sobre o processamento de alimentos, e os alunos de Psicologia fizeram uma aplicação de escalas sobre qualidade de vida, estresse, depressão e ansiedade. As atividades foram conduzidas pelos bolsistas do Proesde e pela professora Louyse Sulzbach Damázio.

Já na tarde do último domingo (11/12), bolsistas do projeto de extensão Rede Ler participaram do evento de Natal realizado no Conselho Comunitário de Segurança do Rio Maina, realizando uma atividade de contação de histórias para crianças. 

O Rede Ler está vinculado ao Programa de Extensão Território Paulo Freire e tem o envolvimento dos cursos de Letras, Pedagogia EAD e Ciência da Computação da Universidade. O projeto ocorre desde julho de 2020.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2022 às 16:29
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade

Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade
Turma promoveu ação social na Casa da Infância, em Criciúma Mais imagens

Incentivo à leitura, brincadeiras e jogos cooperativos, dinâmicas de grupo e lanche compartilhado. Tudo isso foi preparado com carinho e comprometimento pela turma da disciplina de Psicologia Geral, do curso de Psicologia da Unesc, para as crianças atendidas pela Casa da Infância.

Por meio de uma campanha solidária, o grupo arrecadou alimentos, brinquedos, livros e itens de higiene para oferecer à instituição que atende crianças no contraturno escolar.

Conforme a professora da disciplina, Ana Karen Rosado, foram diferentes oportunidades para a integração de conhecimentos teóricos com perspectivas de atuação profissional. “Isso foi possível por meio do planejamento em grupo e o desenvolvimento de habilidades intrapessoais e interpessoais, gestão do tempo, escuta ativa, olhar qualificado, acolhedor e propositivo, zelo pelo código de ética e pela legislação de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, também alteridade e contribuição para a equidade social”, explica.

Para a acadêmica Júlia Moraes, que já trabalha com crianças, atividades como essa tem significado ainda maior. “Foi uma realização pessoal, profissional e acadêmica. Trabalho com educação infantil e, desta maneira, me deparo com diversas realidades como a das crianças que encontramos. Projetos como esse deveriam ocorrer com ainda mais frequência, pois a diferença que fazem na vida desses pequenos é extraordinária. Foi um prazer imenso fazer parte deste grande grupo e poder contribuir no planejamento para que este dia se tornasse especial e inesquecível”, avaliou.

A atividade presencial com as crianças foi realizada no dia 26 de novembro. Nos dias seguintes à ação, a turma recebeu a diretora da Casa da Infância, professora Almerinda Bianca Bez Batti Dias, e a coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes, para avaliação da atividade e as congratulações pelo empenho no projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2022 às 20:31
Compartilhar Comente