AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Iparque está apto para a certificação de material asfáltico

Iparque está apto para a certificação de material asfáltico
Anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira em um workshop na Unesc(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2023 às 15:43
Compartilhar Comente

Encontro na Unesc promove diálogo sobre oportunidades de intercâmbio

Encontro na Unesc promove diálogo sobre oportunidades de intercâmbio
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu um encontro significativo com a professora Nilza Costa, da Universidade de Aveiro, em Portugal. O evento, realizado na sala 101 do bloco P, nesta quarta-feira (29/11), teve como objetivo principal discutir e explorar oportunidades de intercâmbio acadêmico, com enfoque em possibilidades de doutorado sanduíche e outros intercâmbios. Professores e mestrandos participaram do bate-papo.

A professora Nilza Costa, especialista em formação de professores, avaliação educativa e cooperação para o desenvolvimento, apresentou suas áreas de interesse em investigação, que abrangem desde a educação básica até o ensino superior. Durante o encontro, foram destacados os estudos de avaliação de impacto e a importância da cooperação para o desenvolvimento, temas fundamentais para a melhoria contínua da qualidade educacional.

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, o evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços com pesquisadores internacionais e explorar possibilidades de parcerias acadêmicas. “Vim para agradecer e destacar que esperamos que essa conversa renda frutos e possamos pensar em parcerias e disciplinas. A Universidade está de portas abertas”, afirmou Vanessa. 

O professor Alex Sander da Silvado, do PPGE, expressou sua gratidão pela presença da professora Nilza, destacando a importância desse diálogo para o desenvolvimento de colaborações e intercâmbios educacionais. “Ter contatos com pesquisadores internacionais é  algo muito importante para abrir possibilidades de parcerias. Ficamos muito felizes com a sua visita”, disse ele.

“Com a expectativa de fortalecer laços internacionais e expandir oportunidades para os orientandos, o encontro com a professora Nilza representa um passo significativo em direção a futuras parcerias e colaborações que enriquecerão o ambiente acadêmico da Universidade”, completou Vanessa, que entregou uma lembrança da Universidade para a convidada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2023 às 22:03
Compartilhar Comente

21ª edição do “Contabilizando Natal” fecha ano letivo do curso de Ciências Contábeis

21ª edição do “Contabilizando Natal” fecha ano letivo do curso de Ciências Contábeis
Mais imagens

Para fechar o balanço geral de aprendizagem e experiências desenvolvidas na Graduação Multi em 2023, os professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, concluíram na noite de terça-feira (28/11), a 21ª edição da campanha “Contabilizando Natal”, que visa arrecadar brinquedos para alegrar o natal das crianças do Bairro da Juventude.

Os elos entre os acadêmicos, professores e os alunos da instituição foram as cartinhas encaminhadas para a coordenação do curso. No papel as crianças registraram dicas de possíveis presentes que a criançada gostaria  de ganhar.

“Além da formação técnica e científica, nós, coordenadores e docentes, buscamos desenvolver juntos com os estudantes a visão de solidariedade, do compromisso com o próximo e do exercício da própria cidadania. A contabilidade vai além dos números, dos relatórios, ela tem esse aspecto social também. Esse projeto fecha com chave de ouro o nosso trabalho neste ano letivo e reforça a nossa tradição comunitária”, avaliou a coordenadora do curso, Andréia Citadin.

A celebração realizada no palco do Quintas Culturais no Bloco XX,  foi abrilhantada pelas crianças do Coral “Vozes da Esperança”, do Bairro, com as cantorias de músicas natalinas e com a presença do Papai Noel. Durante o evento foram distribuídos deliciosos picolés, doados por duas acadêmicas. A atividade tem a organização de toda a comunidade acadêmica, envolvendo professores, bolsistas, extensionistas, Centro Acadêmico (CA) e a Atlética “Caixa Forte”. 



 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2023 às 21:58
Compartilhar Comente

Mostra Literária do Colégio Unesc encanta com criatividade e estímulo à leitura

Mostra Literária do Colégio Unesc encanta com criatividade e estímulo à leitura
Mais imagens

Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc se tornaram protagonistas da literatura. A Mostra Literária, uma iniciativa dedicada ao estímulo da leitura e da escrita, resultou na publicação de um livro contendo a história escrita por cada aluno. Cada turma se envolveu em uma temática distinta, selecionada pelos grupos com o apoio e orientação dos professores.

Neste ano, uma ampla gama de temas foi explorada, englobando assuntos como “Convivendo com as Diferenças”, “Certo e Errado”, “Emoções”, “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade”. Cada turma mergulhou profundamente no gênero e tema escolhidos, permitindo aos alunos explorar suas ideias, criatividade e habilidades literárias. Isso proporcionou um vasto campo para reflexão e expressão por meio da escrita.

Na noite desta segunda-feira (27/11), foi a vez dos resultados dos 1º Anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais serem apresentados, com foco no tema “Convivendo com as Diferenças”.

A jornada teve início de forma encantadora no hall do bloco da reitoria, onde os pequenos talentos deram vida a apresentações artísticas que surpreenderam e emocionaram o público presente. Esse ambiente cativante proporcionou o cenário ideal para uma experiência singular na Biblioteca, na qual as famílias foram convidadas a participar de uma sessão de contação de histórias e de um passeio guiado pelos projetos literários elaborados pelas turmas.

“Foi um momento especial e íntimo no qual os alunos adentraram o coração da Universidade, o hall administrativo, para autografarem os livros produzidos ao longo do ano. A expressão de orgulho e realização estampada nos rostos dos pequenos autores foi uma prova do sucesso dessa iniciativa”, disse a diretora do Colégio, Marcela Gava.

Segundo ela, a Mostra Literária dos Anos Iniciais tem como propósito central a apresentação dos projetos elaborados pelas turmas, culminando no no momento singular em que os ilustres autores autografam suas obras.

“Esse evento é mais que uma simples exposição. Ele nos convida a mergulhar nos momentos vividos por nossos alunos ao longo do ano letivo. Cada turma se dedicou ao desenvolvimento de um projeto que não apenas despertou o interesse, mas também provocou diferentes reflexões, despertou curiosidades e, sobretudo, estimulou a criatividade, a paixão pela leitura e a habilidade na produção textual dos nossos jovens autores”, comentou Marcela.

Inspiração

Segundo a professora e coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, o objetivo é aprimorar as habilidades de leitura e escrita e não há método mais eficaz para estimular isso do que permitir que os alunos se tornem os autores de seus próprios livros. 

“Cada turma mergulhou em projetos em sala de aula que não apenas chamaram a atenção, mas também provocaram reflexões significativas para cada estudante. Por exemplo, a turma do primeiro ano concentrou-se no tema Convivendo com as Diferenças, inspirados pelo livro ‘Matilde: a vaquinha, do Pescoço Torno’. Essa abordagem parte sempre de um projeto que culmina com os alunos produzindo suas próprias histórias. É um momento especial não só para os alunos, mas também para a escola e suas famílias”, conclui Patrícia.

É o caso da professora Jéssica Ronconi Dondossola, que estava encantada com o resultado apresentado pelo seu filho Joaquim, de 7 anos. “Foi uma experiência bastante diferente e inspiradora para ele. Testemunhar a história que ele mesmo escreveu foi uma oportunidade para perceber como ele compreende as diferenças. Fiquei muito impressionada”, descreveu.

“Foi muito especial porque ele adora dinossauros e decidiu contar a história de um dinossauro que não tinha uma perna. Ver como ele abordou essa temática foi incrível”, completou.

A mãe da pequena autora Ariela da Rosa Silva, a bancária Evelin Carolina da Rosa Silva, expressou a emoção com a atividade. “Minha filha estava muito empolgada com o livro e guardou segredo até o último momento. Fiquei impressionada com a surpresa que ela preparou para mim”, descreveu. 

“Passei muitos dias refletindo sobre isso e tive a ideia de criar uma história sobre um tigre e um leão que se tornam amigos. Foi uma experiência bem legal”, contou a pequena autora.

“Neste ambiente de celebração, cada autógrafo foi mais que uma simples assinatura. Foi a materialização do esforço, imaginação e dedicação de cada aluno. Essa noite de autógrafos não apenas encerrou um ciclo, mas deixou uma marca na comunidade escolar, reforçando o compromisso com a educação de qualidade e o incentivo à expressão criativa”, finalizou Patrícia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2023 às 20:53
Compartilhar Comente

Unesc Connect promove palestra sobre tendências e estratégias para marcas

Unesc Connect promove palestra sobre tendências e estratégias para marcas
Mais imagens

O hub de Inovação Unesc Connect está se preparando para mais um evento recheado de informações. Nesta quinta-feira (30/11), o Unesc Connect oferecerá uma palestra com a empresária, jornalista e especialista em gestão de marcas, Larissa Linhares, que abordará as tendências e estratégias para marcas em 2024. O evento, que ocorrerá no no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, às 19h, é aberto para toda a comunidade. Para participar, basta realiza a inscrição gratuita por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYu9GFRWr-kF4A-Ueeqx04_v0btqYF_OUtEOeQ3oo7MSFtuA/viewform

A palestra faz parte do eixo temático Empreende Mulher, promovendo o engajamento e a capacitação de mulheres empreendedoras e é uma comemoração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19. 

“Além de estar na casa da Educação, que a Unesc representa, e de fechar o mês do Empreendedorismo Feminino Mundial, seremos centenas de empreendedoras reunidas, cada uma com sua trajetória especial de força e resiliência. Meu objetivo é criar um ambiente inspirador para que estas mulheres saiam não apenas informadas, mas também motivadas a aplicar o conteúdo em suas próprias jornadas empresariais. Será uma experiência única”, comenta a palestrante.

Larissa ainda destaca que vai compartilhar insights valiosos sobre as tendências e inovações que moldarão o cenário empresarial no próximo ano em relação à gestão, comunicação e novos negócios. 

Conforme ela, no que diz respeito à temática Branding, o foco será como impulsionar o sucesso das empresas por meio da gestão de marca. “Falaremos sobre estratégias poderosas que criam posicionamento e valor de imagem, experiências significativas e entregam o diferencial competitivo que uma marca precisa para tornar-se única no mercado”, conta. 

“Para fechar, vou falar brevemente sobre como minha própria jornada se entrelaça com essas tendências e estratégias e contar fatos exclusivos que não estão disponíveis na internet, no Google ou nas redes sociais. Será uma oportunidade de nos conectarmos de maneira mais pessoal, de provocar reflexões e inspirar todas as mulheres empreendedoras presentes”, complementa Larissa. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, o Unesc Connect continua a se consolidar como um instrumento crucial na disseminação do conhecimento e, consequentemente, no aprimoramento de ideias promissoras. 

“Ele congrega diversos programas e projetos, congregando uma trilha formativa dentro de nossa Universidade, que une o ecossistema acadêmico de Pesquisa, Ensino e Extensão e Inovação aos setores produtivo, público e à sociedade em geral. Poderíamos dizer que é um momento em que reunimos esse conjunto de possibilidades. Temos certeza que este evento será de grande significado para todos os presentes e com o compartilhamento de experiências valiosas”, observa Gisele.

Consolidação

A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, destaca que o Unesc Connect, por meio do Empreende Mulher, visa proporcionar conteúdos e conexões para mulheres empreendedoras, oferecendo novas experiências que podem gerar oportunidades significativas para seus negócios. 

“Quando se discute sobre posicionamento de marca e mercado, é essencial abordar esse assunto, pois o destaque dos pontos fortes somado a uma proposta adequada para apresentar ao mercado consumidor, seja por meio de produtos ou serviços, geram um diferencial competitivo significativo”, acrescenta Elenice, mencionando ainda que o evento também busca apoiar e incentivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios.

Sobre a palestrante

Larissa Linhares, além de presidente do Grupo de Mulheres Líderes Empresariais (LIDE), é fundadora e CEO da agência LL/Comunicação, atendendo empresas nos Estados Unidos, Europa e Brasil. 

Possui MBA em Gestão Cultural, Comunicação Pública e Empresarial e em Marketing pela FGV. Ocupou cargos estratégicos em TVs, rádios e jornais de SC e foi correspondente de veículos no país e no exterior. Foi Diretora de Comunicação e Marca da ADVB/SC (2015-2019), liderou a Comunicação Corporativa do Grupo RBS (NSC) em SC, DETRAN, Prefeitura de São José, Fundação CERTI, Sapiens Parque, entre outras diversas empresas e organizações onde atuou como Executiva de Comunicação e Marketing. Registra em seu portfólio a gestão de momentos históricos nestas áreas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2023 às 16:40
Compartilhar Comente