AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicas bolsistas do Proesde realizam ações na Casa da Infância

Acadêmicas bolsistas do Proesde realizam ações na Casa da Infância
Crianças participaram de uma contação de histórias com estudantes do curso de Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicas da Unesc bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) estiveram na Casa de Infância, associação beneficente localizada no Bairro Fábio Silva, realizando atividades de contação de história e dinâmicas com crianças atendidas pela entidade. A ação, que faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma, envolveu alunos do curso de Direito da Unesc e foi coordenada pela professora Cibele Beirith Figueiredo Freitas.

A atividade ocorreu ao longo de dois encontros. No primeiro deles, crianças com idades entre oito e dez anos foram apresentadas a três histórias de livros distintos: A Rua do Marcelo, Beijos Mágicos e Marcelo Marmelo Martelo. Em seguida elas foram indagadas sobre suas histórias favoritas e incentivadas a fazerem um desenho relacionado a um dos livros.

Já no segundo encontro, com crianças de seis e sete anos de idade, as acadêmicas fizeram a leitura do livro Como Isso Seria Se Assim Não Fosse, que lida com temas lúdicos e fantasiosos. Os participantes foram questionados sobre o que eles gostariam que fosse diferente na realidade atual em que vivem e fizeram um desenho que ilustrasse essa realidade. 

As acadêmicas bolsistas do Proesde que participaram da ação foram Luciane Toreti Beluco, Maria Antônia Martins Domingos, Magda Helena Pizoni Nascimento e Niara Camile Bandeira Alves Schmidt.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2022 às 12:46
Compartilhar Comente

Bolsistas do Proesde realizam ação no Cedup e ensinam sobre economia solidária

Bolsistas do Proesde realizam ação no Cedup e ensinam sobre economia solidária
Ação faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma protagonizado pela Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) estiveram no Centro de Educação Profissional (Cedup) apresentando as atividades do Programa de Ações em Economia Solidária (Paes) para turmas do Ensino Médio da instituição. A ação, que faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma, envolveu os alunos dos cursos de Nutrição, Direito e Processos Gerenciais da Unesc em encontro realizado na manhã de sexta-feira (09/09).

Durante a atividade, os alunos do Cedup aprenderam sobre os princípios que norteiam o Paes. Nele, atividades socioeconômicas, seja de produção, distribuição e consumo, são organizadas sob a forma coletiva e autogestionária, com igualdade entre seus membros. 

Os estudantes também conheceram como funciona a Feira de Economia Solidária (FES/Unesc), iniciada no ano de 2011 e que proporciona o acesso de toda comunidade acadêmica e visitantes a produtos da agricultura familiar e artesanato da região da Amrec. A feira ocorre às quartas-feiras, das 14h às 22h, durante o período letivo, no hall do bloco da Reitoria da Unesc.

No mesmo dia, acadêmicos do curso de Nutrição, em projeto desenvolvido pela professora Rita Ribeiro, fizeram uma breve apresentação sobre Segurança alimentar e nutricional e Sustentabilidade aos alunos da escola.. Logo após, foi preparado e distribuído aos estudantes um bolo integral de banana. 

O Paes é um programa de extensão da Unesc cujo intuito é desenvolver ações na geração de trabalho e renda, fomentando o trabalho decente com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Criado em 2008 e vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, participam dele acadêmicos dos cursos de Economia, Nutrição, Sociologia, Ciências Contábeis, Psicologia, Design e Cursos Tecnólogos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Atividades presenciais na piscina da Unesc promovem qualidade de vida à comunidade

Atividades presenciais na piscina da Unesc promovem qualidade de vida à comunidade
Programa de Atividade Física, Saúde e qualidade e Vida está em ação após dois anos de pausa nos atendimentos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Atividade Física, Saúde e qualidade e Vida (PAFSq) da Unesc está retornando com as suas atividades presenciais na piscina do campus. Após dois de pandemia, idosos portadores de diabetes, hipertensão e depressão com o ciclo de vacinação completo, estão sendo selecionados para participarem das atividades aquáticas.

As ações envolvem três projetos de Extensão da Universidade: o projeto Tartaruga que oferece aulas de natação, o Lazerativo e Projeto de Ação Multidisciplinar da Saude de Idosos (Pansi), que oferecem aulas de hidroginástica, além de atendimentos psicológicos, de enfermagem e nutricionais para idosos.

Conforme um dos coordenadores do projeto, Luciano Acordi, o foco é a promoção da saúde mental e física na melhor senilidade. “Para os acadêmicos, novas experiências, aprendizado. Para os professores, pesquisa.  Tudo isso é integrado a extensão, consolidando tripé de uma Universidade comunitária”, defende.

Neste semestre cerca de 80 idosos estão sendo selecionados para participarem das pesquisas que acontecem nos projetos que tem sua base nas atividades aquáticas.

A ideia central dos estudos acadêmicos realizados em paralelo é investigar o efeito de três intervenções divididas como: grupo 1 - natação; grupo 2 - hidroginástica com frequência de duas vezes por semana e grupo 3 -  hidroginásticas uma vez por semana, levando em consideração respostas piscofisiologicas envolvendo os idosos comorbitos.

Os projetos são coordenados pelas professoras Neiva Junkes e Karin Gomes e pelo professor Luciano Acordi, sendo apoiados pelos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação física.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:55
Compartilhar Comente

Projeto Amora leva orientações sobre direitos humanos das mulheres a trabalhadoras

Projeto Amora leva orientações sobre direitos humanos das mulheres a trabalhadoras
Atividade foi conduzida por acadêmica voluntária do projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Informação. Uma palavra simples, mas tão cheia de significado. Foi com foco na cidadania por meio da informação que o Projeto Amora, da Unesc, levou conhecimento ao evento promovido Transportadora Peregrina, de Içara, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A ação, realizada na noite de segunda-feira (07/03), nas dependências da empresa foi ministrada pela acadêmica Nathália Amaral, voluntária do Projeto Amora. Nathália abordou os direitos humanos das mulheres e as conquistas alcançadas nas últimas décadas.

O conteúdo foi recebido atentamente por quase 30 colaboradoras da transportadora, além de dez colaboradoras da Loja Lima Calçados, de Cocal do Sul.

O Projeto Amora existe desde 2011 e envolve professores acadêmicos dos cursos de graduação em Direito e Psicologia em atividades de educação em direitos humanos das mulheres, especificamente na prevenção da violência doméstica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 19:43
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc forma nova turma de Agentes de Paz no bairro Paraíso

Projeto da Unesc forma nova turma de Agentes de Paz no bairro Paraíso
Escola Municipal Linus João Rech recebeu o projeto Movimento pela Paz promovido pela Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Escola Municipal Linus João Rech, do bairro Paraíso, ganhou 39 novos Agentes de Paz. Os novos defensores da cultura de paz na comunidade são estudantes do terceiro e quarto ano da escola, participantes do projeto Movimento pela Paz (MOP), do Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc, e formados oficialmente nesta semana. Eles passaram por atividades desenvolvidas por profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade com aprendizados que foram desde o autocuidado, a autoconfiança, o respeito às diferenças, boas amizades, cuidado com os animais e o ambiente, presença da família e até alimentação saudável.

Criado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), o projeto vem sendo implementado em 13 diferentes escolas neste segundo semestre. No bairro Paraíso o trabalho foi conduzido desde junho pela psicóloga Daniela Pizoni e pelo farmacêutico Dauvan Rosa do Amaral, residentes em Saúde Mental.

Para Daniela, o aprendizado oportunizado aos estudantes foi único não só para as crianças, mas também para os residentes envolvidos. “Foi uma experiência muito positiva para nós, que somos trabalhadores da saúde. O projeto MOP é bastante completo e alcança várias temáticas, que nos ajudaram a trabalhar promoção de saúde de um jeito leve e divertido. A participação das crianças durante os encontros e o carinho delas no encerramento, pedindo para que voltássemos e agradecendo, foi um sinal de que o projeto foi um sucesso”, relata.

Além dos certificados de Agentes de Paz, o encerramento do projeto contou com a entrega de três mascotes para as turmas. Os brinquedos foram confeccionados a partir dos desenhos criados pelas crianças.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2021 às 21:54
Compartilhar Comente