PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Oficina Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo

Oficina Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo
Mais imagens

No dia 3 de outubro, aconteceu uma oficina sobre “Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo”, ofertada pela aluna de Estágio-Pós-Doutoral do PPGE, Carla Melo da Silva.

Na oportunidade, foram discutidos alguns aportes teóricos que subsidiam as análises narrativas. Entre eles o sociolinguista de William Labov e o Filosófico Walter Benjamin e Hans George Gadamer.

A atividade foi desenvolvida na disciplina obrigatória do Mestrado “Teoria e Método na Pesquisa em Educação” ministrada pelos professores Doutores Matheus Bernardo Silva, Rafael Rodrigo Mueller e Vidalcir Ortigara.

03 de outubro de 2023 às 16:38
Compartilhar Comente

Doutorandas participam do 28º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE)

As doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC e membras do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Maria Aparecida Casagrande, Odécia Almeida de Souza da Silva e Cintia Gonçalves Martins participaram do 28º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS,  entre os dias 27 e 29 de setembro de 2023 e teve como tema “História da Educação: conexões entre ensino, pesquisa e extensão”. 
O evento tem como objetivo:  discutir o campo da História da Educação, considerando seu lugar na formação de docentes e de pesquisadores. Assim, o evento busca contribuir para colocar em evidência os possíveis entrelaçamentos entre ensino, pesquisa e extensão, imbricações essas consideradas como importantes movimentos, de caráter político e acadêmico, capazes de potencializar a História da Educação. O Encontro, que ocorre anualmente, tem se constituído em um espaço para a formação continuada de professores e pesquisadores em História da Educação, para o acolhimento de estudos acadêmicos em diferentes níveis, para a visibilidade de investigações realizadas no âmbito regional e para agregamentos e sociabilidades entre os associados. (ASPHE, 2023) 
No dia 28 de setembro a doutoranda e pesquisadora Cintia Gonçalves Martins participou da mesa: História da Educação: ensino e extensão, em que proferiu sobre os projetos do GRUPEHME na Preservação do Patrimônio Histórico Educativo em diálogo com a extensão universitária.

03 de outubro de 2023 às 15:07
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Andreza de Oliveira

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Andreza de Oliveira

Título: Arte/Educação com Mulheres Vítimas de Violência: um Estudo Sobre o Projeto Adinkras no Município Forquilhinha/Santa Catarina

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Alex Sander da Silva (Orientador – UNESC)

Profa. Dra. Maria Aparecida Rita Moreira (Professora Aposentada)

Profa.   Dra. Ana Sabrina Mora (Membro - UNLP)

Profa.  Dra. Fernanda da Silva Lima (Membro - UNESC)

Data: 29 de setembro de 2023

Horário: 15h30

Local: Bloco “O” sala 003

Link: meet.google.com/gtr-hzha-awe

RESUMO

A presente pesquisa foca na análise da experiência com arte/educação dentro do projeto Adinkras - Grupo de apoio às mulheres vítimas de violência dentro do município de Forquilhinha/SC, projeto que atende as vítimas no período da pós-denúncia.  Durante a escrita foram rebuscadas as origens do patriarcado na idade média até a contemporaneidade para compreender o fenômeno da violência doméstica, estudamos algumas Legislações relacionadas a condição das mulheres, e logo avançamos nas experiências com arte/educação dentro do projeto. Desenvolveu-se a pesquisa com base na metodologia histórico-estrutural de cunho qualitativo, com análise documental e de conteúdo e na a/r/tografia que é a pesquisa educacional baseada em arte; objetivando descrever aspectos sócio-históricos da violência contra as mulheres; caracterizar a arte/educação no projeto Adinkras, seus métodos e técnicas; analisar as possibilidades dos ideogramas Adinkras como dispositivos para reflexão  e sensibilização dentro desse projeto e entender como a produção das narrativas descritas pelas mulheres nos sketchbooks foi facilitada através do ensino da arte. Para dialogar com essa investigação recorreu-se a autoras como: Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Marie France Hirigoyen, Sueli Carneiro, Françoise Verges, Carole Pateman, Elisa Larkin Nascimento e Cecília Almeida Salles. Outras importantes fontes utilizadas são o Atlas da violência, Anuário da Segurança Pública, Relatórios do ligue 180 e reportagens veiculadas nas mídias sobre o projeto e fotos do arquivo pessoal da autora. Almeja-se que sirva de referência para profissionais que trabalham com mulheres vítimas da violência e para arte/educadores.

Palavras-chave: violência contra mulheres. Arte/educação. Grupos de apoio. Empoderamento.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Leandro de Menech

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Leandro de Menech

Título: O campo da Educação Física: um estudo sobre a Incorporação do Habitus no Processo de Formação Inicial

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Gildo Volpato (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. Cristiano Mezzaroba (Membro – UFS)

Prof.  Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro – UNESC)

Data: 29 de setembro de 2023

Horário: 8h30

Local: Bloco “P” sala 104

Link do meet: https://meet.google.com/rgo-ogkd-qmz

RESUMO

O objetivo geral da pesquisa foi compreender o habitus do campo da Educação Física licenciatura e como estes são estruturados e incorporados no processo de formação inicial dos futuros professores. Para tal propósito foram delineados quatro objetivos específicos: a) Analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Educação Física -Licenciatura, o PPC e a matriz curricular do curso de Educação Física da Unesc a fim de identificar possíveis estruturas que favoreçam a incorporação de habitus; b) Identificar os fatores que exerceram influência na escolha pelo curso de Educação Física licenciatura; c) Identificar características ou disposições próprias dos acadêmicos e professores do curso de Educação Física licenciatura na percepção dos estudantes; A abordagem foi qualitativa, e a pesquisa de campo teve caráter descritivo, na perspectiva praxiológica de Bourdieu (1983). Como instrumentos de pesquisa foi utilizado o questionário aplicado aos acadêmicos em fase final do curso e análise documental, e na interpretação dos dados foi utilizado os princípios da análise de conteúdo. Em relação as DCNs e o projeto pedagógico do curso ficou evidenciado que se trata de uma proposta crítica que amplia o conceito de esporte, abrangendo os demais conteúdos da cultura corporal, como jogo, dança, ginástica e lutas, mesmo assim, a carga horário de disciplinas referentes as várias modalidades de esportes são privilegiadas na matriz curricular em relação aos demais conteúdos do campo. O estudo demonstrou que as disposições incorporadas sobre os esportes, na socialização familiar e escolar, favoreceram a escolha do curso de educação física licenciatura, mas foram aos poucos sendo ressignificadas por novas disposições e compreensão sobre a Educação Física para além dos esportes, da técnica e rendimento, em virtude da formação crítica encontrada na proposta pedagógico do Curso. Quanto as características ou disposições próprias dos acadêmicos e professores dos cursos de Educação Física licenciatura na percepção dos estudantes ficou evidenciado que o agasalho é a vestimenta que diferencia os acadêmicos e os professores do campo da Educação Física em relação as demais áreas. Também apontou que os estudantes têm incorporado determinados habitus que os leva a “olhar” para os estudantes e professores de educação física licenciatura como mais despojados, extrovertidos, comunicativos, despachados, etc. Da mesma forma a pesquisa deixa como esperança que é possível superar a formação no campo da Educação Física licenciatura que reproduz modelos de práticas tradicionais biologicistas, tecnicistas, esportivistas etc. pois o estudo demonstrou que estruturas estruturadas de forma consciente, por meio de propostas críticas, é possível aos poucos provocar transformações significativas e comprometidas com uma sociedade mais justa, igualitária e humana. 

Palavras-chave: Educação Física licenciatura. Campo. Habitus. Disposições.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Tese de Doutorado - Zélia Medeiros Silveira

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Tese de Doutorado abaixo relacionada:

Doutoranda: Zélia Medeiros Silveira

Título: “O Olhar da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski sobre Inclusão de Crianças com Deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Regular de uma Escola no Município de Criciúma/SC”

Banca Examinadora:

Profa.  Dra. Janine Moreira (Orientadora – UNESC)

Profa.  Dra. Elisabeth Rossetto (Membro - UNIOESTE)

Profa.  Dra. Maria Teresa Esteban do Valle (Membro - UFF)

Prof.  Dr. Carlos Renato Carola (Membro - UNESC)

Prof. Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro - UNESC)

Data: 20 de setembro de 2023

Horário: 8h30

Local: Bloco “P” sala 104

Link meet: meet.google.com/itb-xdoj-ejt

RESUMO

A inclusão dos estudantes com deficiência nas instituições de ensino tem sido um tema cada vez mais relevante na sociedade contemporânea, especialmente na área da educação. Apesar dos avanços nos documentos que regem a educação brasileira, ainda há muitas barreiras a serem superadas na sua materialização. Este trabalho recorreu da Psicologia histórico-cultural de Vigotski para investigar as contradições presentes no processo de inclusão dos estudantes com deficiência, analisando as narrativas de crianças e de professoras de uma escola do município de Criciúma/SC. Os estudos teóricos versaram principalmente sobre os fundamentos basilares da Psicologia histórico-cultural de Vigotski e as discussões atuais relativas à Educação Especial e Inclusiva. A perspectiva de Vigotski enfatiza a importância do contexto social e cultural na formação do sujeito e na apropriação do conhecimento, o que permite uma análise ampla e abrangente das práticas inclusivas na educação. Dessa forma, buscou-se compreender como as narrativas das crianças e das professoras revelam as fragilidades e as possibilidades da inclusão escolar, bem como as contradições presentes nesse processo. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa empírica de caráter qualitativo, utilizando o método histórico e dialético na discussão e na análise dos dados coletados, incluindo a observação informal e a entrevista narrativa com quatro professoras e seis crianças. As narrativas foram confrontadas com as categorias vigotskianas: Deficiência; Mediação; Instrução; Desenvolvimento e Interação Social. Os dados revelam que a concepção de Deficiência apresenta resquícios do modelo médico, e as práticas pedagógicas são organizadas no sentido de reeducar a criança com deficiência para que ela se aproxime cada vez mais do padrão desejável, estabelecido pelo currículo escolar normativo, organizado para a normalidade. As crianças com deficiência pouco estão se desenvolvendo cognitivamente e em suas relações sociais, assim como pouco interagem umas com as outras. As ações inclusivas promovidas pela escola, muitas vezes, se limitam a considerar as deficiências expressas nos diagnósticos em detrimento da criança como um todo. Assim, o que ocorre na escola é a integração e não necessariamente a inclusão das crianças, ou seja, embora as crianças estejam presentes fisicamente na escola, elas não participam ativamente dos seus processos de aprendizagem e de interação social. Nesse sentido, as práticas pedagógicas se distanciam das proposições da Psicologia histórico-cultural de Vigotski, pois, nessa perspectiva, as práticas pedagógicas que intentam ser inclusivas devem romper com o aprisionamento biológico, dando espaço à construção do sujeito como ser histórico e subjetivo. Em síntese, a construção de uma escola inclusiva, tal como idealizada por Vigotski, implica uma reestruturação profunda da sociedade em que vivemos. Para construir uma escola inclusiva, é preciso ir além das mudanças nas práticas pedagógicas e investir em políticas públicas que promovam a equidade e o acesso aos direitos humanos universais. É necessário enfrentar as barreiras estruturais e culturais que impedem a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade. 

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Inclusão. Práticas Pedagógicas. Criança. Deficiência. 

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente