PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC

Na tarde de terça-feira, 23 de maio de 2023, tivemos o primeiro Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC. Esse encontro foi conduzido pelos professores Dra. Ângela Cristina Di Palma Back e Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt, coordenadores do PPGE, contou com a participação de alguns professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da Unesc.

Os coordenadores compartilharam alguns dos processos constitutivos do programa, como as dinâmicas de pesquisa, produção e publicação acadêmico-científica, além de alguns detalhes sobre a avaliação da CAPES, na qual a produção discente se destacou como um desafio para os discentes matriculados e também para os egressos, enquanto programa. Destaca-se, portanto, que o evento é constitutivo da própria autoavaliação que o PPGE vem conduzindo, desde os primeiros encontros visando ao planejamento estratégico.

Segundo os alunos, especificamente os representantes discentes – Márcia Dal Toé Nazário Bardini (doutoranda) e Guilherme Orestes Canarim (mestrando), essa foi uma oportunidade ímpar, para aprendermos mais sobre o programa e nossa participação enquanto discentes. “Fóruns como esse podem oferecer uma plataforma para discutir questões importantes, como as políticas do programa, a estrutura curricular, os ensejos de pesquisa, a orientação acadêmica e outros aspectos relevantes para a nossa formação acadêmica, profissional e subjetiva”.

Ainda com base no depoimento da liderança estudantil:  “foi uma boa ocasião para nos conectarmos com outros estudantes e professores do programa. Consideramos importante estar presentes e participar desses eventos para aproveitar ao máximo a experiência de pós-graduação stricto sensu”

Destacam-se alguns desdobramentos do fórum, conforme organização estudantil:

Encaminhamos por intermédio da Vanessa, secretária do programa, o link de convite para todx estudantes, para ampliar um grupo de WhatsApp já existente, visando a incluir todx na discussão. (Esse grupo já conta com 64 participantes)

Partindo dos apontamentos do tópico “Dado o exposto, quais ações? Nesse momento, estamos fazendo nossa própria autoavaliação”. Elaboramos alguns primeiros objetivos, metas e ações a serem propostos para todx estudantes do referido grupo.

02 de junho de 2023 às 08:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário