PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

A experiência do IFSC Câmpus Araranguá com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o trabalho desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Assistiva (LABTA) estão servindo de referência para a implantação do mestrado em Educação da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), localizada em Díli, capital deste país de língua portuguesa no Sudeste Asiático. Professora de Educação Especial do IFSC, Josiane Eugênio  fez uma palestra na madrugada de quinta-feira (1º de fevereiro de 2024) para a equipe da UNTL e para professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que enviou uma delegação para o Timor-Leste com o objetivo de implementar o primeiro mestrado regular em Educação da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) da universidade timorense.

A pedagoga Josiane, formada em Pedagogia com ênfase em Educação Especial na perspectiva inclusiva, atualmente mestre e doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNESC), sob orientação do professor Dr. Alex Sander da Silva, realizou uma apresentação sobre a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no cenário educacional brasileiro, enfatizando questões pertinentes à sua tese em andamento, que versa sobre as Políticas Públicas de Acesso à Tecnologia Assistiva para promover a inclusão de estudantes com deficiência no Estado de SC.   

O convite partiu do professor da UFSC, Elison Paim, que integrou a delegação brasileira ao Timor-Leste. Em agosto de 2023, UNTL e UFSC assinaram acordo de cooperação que o intercâmbio entre professores brasileiros e do país asiático para uma série de ações relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na área da Educação. 
 

Mais informações: https://www.ifsc.edu.br/web/noticias/w/campus-criciuma-promove-palestra-sobre-educacao-especial-na-perspectiva-inclusiva?p_l_back_url=/search?q=Josiane+Eugênio

04 de março de 2024 às 13:10
Compartilhar Comente