Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

PROFESSOR DA UNESC APRESENTA TRABALHO EM CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO

PROFESSOR DA UNESC APRESENTA TRABALHO EM CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO
Mais imagens

O professor Msc. Julio César Zilli, líder do GP Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT  e docente do Curso de Administração e Comécio Exterior /UNESC esteve participando e apresentando dois artigos no V CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT realizado em Florianópolis nos dias 29/10 a 1/11/2018.

Na oportunidades foram apresentados dois artigos: a) O Porto de Imbituba sob a perspectiva de uma visão sistêmica e b) Alternativas para a conteínerização de arroz no Sul Catarinense. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com os seguintes pesquisadores: Patrícia de Sá Freire/UFSC, Adriana Carvalho Pinto Vieira/UFRJ e Ricardo Colonetti/UNESC.

O V CIDESPORT possui caráter técnico-científico e tem como principais objetivos:

a) Fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos.
b) Disseminar e explorar as boas práticas de gestão do setor portuário que contribuem para a melhoria do desempenho dos portos a partir da realidade de vários países.
c) Promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários, estimulando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho dos portos.

Parabenizamos a todos pela participação no evento e aprovação dos trabalhos.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 01 de novembro de 2018 às 13:56
Compartilhar Comente

IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - UNESC

IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - UNESC
Mais imagens

Participaram da IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da Universidae do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Sheila Fabris, formada em Ciências Contábeis, e a acadêmica Mariana Dutra Albino (Bolsista PIC 170), Na oportunidade foram apresentados os seguintes trabalhos resultantes de pesquisas realizadas no ãmbito dos cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior:

ATOS INTERNACIONAIS BILATERAIS VINCULADOS À COOPERAÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES de autoria de Marian Dutra Albino e o Professor orientador Msc. Julio Cesar Zilli.

Resumo:A cooperação internacional é um instrumento de mão dupla, pois objetiva colaboração mútua entre os países, ou seja, quem oferta a ajuda também receberá ajuda do outro, para que dessa forma fortaleçam-se em mais de um aspecto. Diante disso, o estudo objetivou identificar a distribuição global e a tipologia dos atos internacionais bilaterais em vigor que regulam a cooperação científica, técnica e tecnológica do Brasil com o mercado internacional. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e de documental, quanto aos meios de investigação. Não possuindo população alvo, o estudo foi delimitado por área de estudo. O estudo caracterizou-se por coleta de dados secundários e técnica de coleta de dados com pesquisa em documentos governamentais e artigos científicos publicados em sites oficiais. Verificou-se que dos 1.496 atos internacionais celebrados pelo Brasil, 459 estão vinculados à cooperação científica e tecnológica e 1.037 estão vinculados à cooperação técnica. Bem como, destacou-se que os maiores parceiros do Brasil são Cuba, no âmbito científico e tecnológico, e a Alemanha no âmbito técnico. Desta forma, observou-se que os atos internacionais vinculados à cooperação científica, técnica e tecnológica celebrados pelo Brasil possuem um grande efetivo de parceiros por continente, possibilitando que os envolvidos desenvolvam-se e cooperem para o desenvolvimento dos parceiros. Em contra ponto, analisou-se que muitos dos atos possuem tipologias de tipo ajuste complementar, que dão execução a outro ato, estando ele devidamente concluído e em vigor.

VIABILIDADE DE ADESÃO AO REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DRAWBACK: ESTUDO DE CASO EM UMA CEREALISTA DO SUL DE SANTA CATARINA de autoria de Sheila Fabris e o Professor orientador Msc. Julio Cesar Zilli;

Resuimo: O Drawback é um Regime Aduaneiro especial que permite a suspensão, isenção, e restituição do pagamento de impostos na importação de insumos adquiridos para o processo de industrialização no mercado interno, cuja finalidade posterior, seja a exportação. Manter-se competitiva no mercado é primordial para a vitalidade dos negócios, assim, as empresas devem estar atentas aos incentivos fiscais concedidos pelo governo, favorecendo-se de forma regular perante a legislação. Neste contexto, o estudo objetivou analisar a viabilidade de adesão e os efeitos do Regime Aduaneiro Drawback nas operações de importação e exportação, em uma empresa cerealista do Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e aplicada, quanto aos fins, e bibliográfica, documental e um estudo de caso, quanto aos meios de investigação. Os dados de origem secundária foram coletados em uma empresa cerealista do Sul de Santa Catarina, fundada em 1986 em Forquilhinha – SC. A análise dos dados ocorreu por meio de uma abordagem essencialmente qualitativa, com aspectos quantitativos. Constatou-se que é possível aderir ao Regime Drawback, uma vez que a modalidade de isenção é a que se caracteriza como mais recomendável. Nesta modalidade, as aquisições de insumos são feitas com o recolhimento de tributos, após a industrialização e a exportação do produto final, solicita-se o Drawback isenção para a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX que analisará o pleito, e após a concessão, a empresa poderá importar, repondo seu estoque de insumos com isenção de tributos.

Os trabalhos poderão ser acessados diretamente nos Anais do evento.

Parabéns pela apresentação e dedicação na elaboração dos estudos.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 25 de outubro de 2018 às 11:14
Compartilhar Comente

XI CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO - CASI

XI CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO - CASI
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram um artigo no XI CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO - CASI a ser realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018 no RIo de Janeiro.

Artigo: A INOVAÇÃO EM EMPRESAS EXPORTADORAS DO SUL DE SANTA CATARINA - BRASIL de autoria de Julio Cesar Zilli, Amanda Locks, Patricia de Sá Freire e Jaime Dagostim Picolo.

Resumo:

Diante do cenário de competitividade, uma alternativa ao desempenho organizacional a ser realizada em interação com a inovação, é a internacionalização. Estas, quando aliadas, formam um par estratégico na busca de competitividade internacional. Diante disto, o estudo objetivou identificar o papel da inovação no processo de internacionalização das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se quanto a sua abordagem como uma pesquisa quantitativa. Quanto aos fins de investigação, delimitou-se como descritiva e, quanto aos meios de investigação, como bibliográfica e de campo. A população foi composta por empresas produtoras exportadoras do Sul de Santa Catarina, compondo 121 unidades, identificadas pelo MDIC. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário via Google Docs com as 75 empresas selecionadas, pelo critério de disponibilidade, no período de 01 a 15 de junho de 2017, obtendo-se efetivamente 12 retornos, representando 9,92% da população alvo (121 empresas exportadoras). Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de frequência simples das respostas. No escopo da inovação, estas empresas investem majoritariamente em produtos e processos, não utilizando de ferramentas de financiamento. Por fim, percebe-se que a maioria destina apenas entre 1% a 5% de suas receitas à inovação, concluindo que a inovação ainda possui um desempenho médio na internacionalização de suas atividades. Sugere-se a implementação contínua e consistente de uma cultura inovadora para as organizações interessadas em competir em altos níveis no mercado mundial, bem como a busca por informações a respeito das linhas de financiamentos direcionados a inovação. 

O artigo sem sua integra poderá ser acessado diretamente nos Anais do evento.

Parabenizamos a todos pela trabalho colaborativo.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 20 de outubro de 2018 às 01:15
Compartilhar Comente

I CONGRESSO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

I CONGRESSO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram um artigo no I CONGRESSO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL de 2018 a ser realizado no dia 08 de novembro, a partir das 15h, na PUCRS, TECNOPUC, Sala 102 – Espaço Café CoWorking - Prédio 97B.

Artigo:DIREITOS DO AUTOR, MÚSICA E TECNOLOGIA: REFLEXÃO JURÍDICA SOBRE SUA CONCILIAÇÃO

Autores:, Julio César Zilli, Clarissa Melo Indalêncio, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Kelly Lissandra Bruch

O artigo também foi selecionado para ser publicado no e-book intitulado “CADERNOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL”.

O artigo em sua integra poderá ser acessado diretamente na página dos Anais do evento.

Parabéns a todos pelo trabalho colaborativo.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 20 de outubro de 2018 às 01:08
Compartilhar Comente

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT 2018

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT 2018
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram dois artigos no CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT 2018 a ser realizado nos dias 30 de outubro a 01 de novembro 2018 em Florianópolis - SC.

O V CIDESPORT possui caráter técnico-científico e tem como principais objetivos:

Fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos.
Disseminar e explorar as boas práticas de gestão do setor portuário que contribuem para a melhoria do desempenho dos portos a partir da realidade de vários países.
Promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários, estimulando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho dos portos.

O público-alvo do V CIDESPORT é formado por:

Pesquisadores e professores que desenvolvem pesquisas e estudos sobre a gestão e o desempenho portuário em todas as suas dimensões;
Dirigentes e gestores portuários;
Profissionais técnicos e administrativos que atuam no ambiente portuário e empresas afins;
Doutorandos, mestrandos e acadêmicos em geral que possuem interesse nos temas gestão e desempenho portuário;
Dirigentes e técnicos que atuam em órgãos formuladores de políticas, reguladores e fiscalizadores da atividade portuária.

Artigos aprovados:

ALTERNATIVAS LOGÍSTICAS NO TRANSPORTE DE ARROZ NO SUL DE SANTA CATARINA de autoria de Julio César Zilli, Ricardo Colonetti e  Patricia de Sá Freire . 

Resumo: A introdução dos contêineres, em meados da década de 1950, foi responsável por profundas alterações na forma de transportar mercadorias e contribuiu para um crescimento significativo do comércio internacional e do transporte intermodal. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a incidência da utilização de contêineres no transporte do arroz produzido no Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e documental e um estudo multicasos, quanto aos meios de investigação. Os resultados demonstraram que, embora algumas empresas prefiram transportar a sua produção pelo modal rodoviário, embalada ou a granel, existe uma forte tendência para o uso de contêineres no transporte do arroz, verificada pela representação de sua movimentação no Porto de Imbituba.

O PORTO DE IMBITUBA – SC SOB A PERSPECTIVA DE UMA VISÃO SISTÊMICA de autoria de Julio César Zilli e Patrícia de Sá Freire.

Resumo: O sistema portuário brasileiro é um elo importante na cadeia logística com relação direta com o mercado interno e externo.  Contemplando uma visão sistêmica, este artigo tem por objetivo apresentar, por meio de uma visão sistêmica, o Porto de Imbituba – SC, sob a perspectiva dos stakeholders internos e externos.  A pesquisa foi caracterizada como descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e documental, quanto aos meios de investigação, por meio de uma abordagem qualitativa. Os dados de origem primaria e secundária, envolveram documentos da Secretaria Nacional dos Portos - SNP, bem como uma entrevista com dois profissionais com experiência comprovada e vinculados a logística internacional para a validação e consistência do mapa mental proposto. Utilizou-se a análise de conteúdo para analisar dos dados. Por meio de uma visão sistêmica, constatou-se o Porto de Imbituba – SC está inserido em uma complexa rede de interconexões, envolvendo o setor público e a iniciativa privada.

 Os artigos em sua integra poderão ser acessados diretamente na página dos Anais do evento.

Parabéns a todos pelo trabalho colaborativo.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 08 de outubro de 2018 às 14:21
Compartilhar Comente