Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Equipe do Peiex recebe autoridades, empresários e acadêmicos para encontro de apresentação de resultados

Equipe do Peiex recebe autoridades, empresários e acadêmicos para encontro de apresentação de resultados
Mais imagens

O segundo encontro do Comitê Consultivo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Criciúma/Lages foi realizado na noite dessa segunda-feira (12/09) na Unesc. O evento contou com a presença de atores públicos e privados do Sul catarinense que possuem relação com a internacionalização empresarial e premiou algumas empresas nucleadas que se destacaram até aqui.

O projeto, realizado na Unesc por meio de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), oferece qualificação gratuita para empresas de pequeno, médio e grande porte com foco na inserção no mercado internacional.

Conforme o coordenador do Peiex na Unesc, Julio Cesar Zilli, reunir o Comitê Consultivo, composto por importantes lideranças regionais, e ouvir relatos emocionados de empreendedores que estão tendo seus negócios transformados por meio do Programa, foi gratificante para toda a equipe. “Encontros como esse nos dão ainda mais motivação para seguir alcançando novas empresas e mostrando, na prática, que é possível exportar e obter resultados excelentes por meio do mercado internacional. Nossos números, na primeira e já nesta segunda etapa, mostram esses resultados expressivos”, destaca Júlio.

Na oportunidade, o coordenador apresentou os dados acerca das empresas atendidas, mercados já conquistados, principais setores atendidos, entre muitos outros dados, fruto do trabalho desenvolvido por cada um dos técnicos que atendem as regiões.

Para o representante da ApexBrasil, de Brasília, Gabriel Chellis, a oportunidade de ver de perto os resultados, o engajamento da equipe e os relatos dos empreendedores é muito importante por configurar o desejo da Agência, multiplicado no Sul por meio da Universidade. “Quando implementamos o Peiex aqui, nós vimos na credibilidade e na competência da Unesc um parceiro perfeito para executar aqui na região Sul o Programa. Não seria possível atingir as metas e conquistar esses resultados se não fosse esse time engajado, que veste mesmo a camisa do compromisso da Universidade com o desenvolvimento, o que acreditamos ter na exportação como um caminho promissor”, pontuou Chellis.

Entre os resultados práticos apontados pela equipe do Programa com a implementação da qualificação nas empresas da região, estão questões como a geração e manutenção de emprego e renda; a diversificação de mercados e a conexão entre indústria, poder público e Universidade, entre inúmeros outros argumentos.

Apoio institucional

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, participou do encontro e enalteceu o orgulho pela parceria produtiva com a ApexBrasil que mostra resultados tão significativos. “Temos neste projeto uma segurança muito grande por saber que ele é muito bem embasado e está nas mãos de pessoas muito comprometidas. O Peiex qualifica não só para as questões burocráticas do processo de exportar, mas ensina também sobre o pensamento empreendedor, reflete sobre o comportamento do consumidor desses países, aproxima de outras culturas. Toda essa bagagem é muito rica”, comenta.

A qualificação para que empresas da região, sejam elas pequenas, médias ou grandes, enviem seus produtos para fora do país, para Gisele, significa esperança. “A cada semente plantada, cada convite aceito por essas organizações, temos o compromisso de fazer ampliar a capacidade de oferecer melhores condições de vida para as pessoas e isso também está entre nossos objetivos”, acrescenta.

Conheça as empresas homenageadas em cada categoria:

Sustentabilidade e ESG: Palma Sul Embalagens

1ª Exportação: Casa Tukã

Inovação: MPF Equipamentos Hidráulicos

Empreendedorismo Feminino: Empresa Madeffa

Promoção Comercial: Empresa Solifes e Associação de Apicultores de Balneário Gaivota AABG

Fonte: http://noticias.unesc.net/geral/2023/09/12/equipe-do-peiex-recebe-autoridades-empresarios-e-academicos-para-encontro-de-apresentacao-de-resultados/

Por Mayara Cardoso

19 de setembro de 2023 às 09:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário