Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:25
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Professor da Unesc profere palestra em evento internacional sobre Gestão do Conhecimento e Inovação

Professor da Unesc profere palestra em evento internacional sobre Gestão do Conhecimento e Inovação
O encontro será realizado na Fiesc, localizada na cidade de Florianópolis Mais imagens

O professor dos cursos de Administração e Comércio Exterior e coordenador do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Unesc, Júlio César Zilli, irá proferir palestra na 18ª Conferência Internacional em Gestão do Conhecimento (International Conference on Knowledge Management – ICKM 2023) e no 13º Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (International Congress on Knowledge and Innovation – CIKI 2023).

O evento ocorre de 22 a 24 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, momento em que Zilli abordará a temática “Multi-Level Governance for Intelligent Public Systems”. A palestra, que ocorre no dia 23/11, a partir das 15h30min, será parte de um painel que contará com a participação de outros especialistas na área, como Angela Amin; Araújo Gomes; Gisely Tonello Martins; Luana Pretto e Raul Sá.

O ICKM 2023 e o CIKI 2023 são organizados com o intuito de reunir especialistas, acadêmicos e profissionais do mundo todo para discutir as mais recentes tendências em gestão do conhecimento e inovação. 

“Este convite é o resultado das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais, em colaboração com o LabENGIN da UFSC, sob a supervisão da professora doutora Patrícia de Sá Freire, abordando a temática “Governança Multinível para o Sistema Portuário Brasileiro”. Estamos profundamente gratos pelo reconhecimento de nossos estudos a nível nacional e internacional”, disse Zilli.

Experiências

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de aprofundar o entendimento sobre práticas inovadoras de gestão do conhecimento, compartilhar experiências com outras instituições e especialistas, além de explorar estratégias e abordagens inovadoras para melhorar a eficácia na administração pública. Além disso, os participantes poderão estabelecer parcerias e colaborações com organizações acadêmicas.

Os eventos têm como objetivo principal divulgar e popularizar os resultados de pesquisas e informações relacionadas à ciência, tecnologia e inovações aplicadas a diversos setores, com destaque para áreas como educação, saúde, segurança pública, cidades inteligentes e transformação digital em indústrias e comércio.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 11:39
Compartilhar Comente

Professor da Unesc tem tese de doutorado avaliada como destaque

Professor da Unesc tem tese de doutorado avaliada como destaque
Júlio Cesar Zilli defendeu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (Foto: Arquivo Agecom Unesc) Mais imagens

O estudo desenvolvido pelo professor doutor da Unesc Júlio Cesar Zilli no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) figura em destaque no estado. A tese, intitulada “Framework para a Governança Multinível do Sistema Portuário Brasileiro em direção ao Porto Inteligente”, realizada junto ao Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional (Engin), recebeu a avaliação de Destaque na área de Gestão do Conhecimento.

Confira a notícia completa:

https://noticias.unesc.net/geral/2023/05/03/professor-da-unesc-tem-tese-de-doutorado-avaliada-como-destaque/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2023 às 15:08
Compartilhar Comente

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação
Peiex, projeto com parceria nacional, qualifica empresas da região para exportar produtos de forma segura e planejada Mais imagens

Uma receita que deu certo e está prestes a ter mais um sucesso consolidado. A união entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Unesc ganha um novo capítulo após o sucesso do 1º ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Com resultado expressivo já na primeira edição, as instituições unem forças para um projeto ainda maior. Nesta quarta-feira (22/03), em encontro na Unesc com a presença de lideranças nacionais e estaduais, foi oficialmente lançado o Peiex Criciúma/Lages, nova edição da proposta. 

A meta, que anteriormente foi atingida ao chegar às 100 empresas qualificadas para exportação, agora é de levar qualificação para outras 150 distribuídas da seguinte forma:  100 empresas multissetoriais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)  25 empresas multissetorial da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e 25 empresas no Peiex Agro Mel.   

Na serra catarinense a parceria se dá por meio de um convênio interestitucional com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Comunitária de Lages.  

Na noite de oficialização da nova etapa da parceria, estiveram presentes os representantes da ApexBrasil, de Brasília, Rita de Albuquerque, Gabriel Chellis e Rodrigo Wutke, além de atores públicos e privados das regiões Sul e Serra que compõem o ambiente do comércio exterior brasileiro. Antes do evento principal que recebeu empresários e estudantes no Auditório Ruy Hülse, as autoridades foram convidadas para um café na sala de reuniões da reitoria da Universidade, onde puderam dialogar junto ao Comitê Consultivo do Programa. 

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em Missão Internacional, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, demostrou a gratidão por receber tantas lideranças que fazem parte do Comitê Consultivo do Peiex e fizeram questão de prestigiar a Universidade neste momento. “Nos sentimos muito felizes pelos resultados já alcançados e ainda mais motivados a apoiar este projeto que muito nos representa. Estar em uma Universidade Comunitária é isso: trabalhar em prol da sociedade e do desenvolvimento coletivo. A proposta de oferecer qualificação gratuita e todo o apoio para que empresas daqui possam levar seus produtos para fora do país é dar asas para a nossa economia, promover desenvolvimento”, destacou. 

Para o coordenador do Peiex Criciúma, Júlio César Zilli, foi uma honra receber a Apex Brasil para a oficialização do segundo ciclo em parceria com a Unesc. “Temos uma história de muito trabalho coletivo e colheita de bons resultados até aqui. Os números da nossa primeira experiência mostram uma taxa de mais de 40% de empresas qualificadas efetivamente exportando, o que é um dado expressivo tendo em vista que a exportação é um projeto a médio e longo prazo. Agora, já com essa bagagem, temos o segundo desafio, com a meta de 150 empresas a qualificar, e ainda mais confiança de que estamos no caminho da excelência”, destacou. 

Renovar a parceria com a Unesc, conforme Rita, representa segurança para a Apex, que vê na Universidade uma grande parceira. “Para nós é muito bom saber que vocês já sabem como funciona, já viram de perto todo o processo, acreditaram no projeto e estão dispostos a alçar voos ainda maiores. Podemos dizer que é uma escolha mútua”, destacou a liderança. 

  

Extensão 

O Peiex é um programa de extensão executado em parceria com atores públicos e privados. Para executar o programa no Sul e na Serra catarinense, a ApexBrasil assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Unesc, entidade executora responsável pelo atendimento empresarial nas microrregiões da Amurel, Amrec e Amesc. 

No primeiro ciclo, 101 empresas foram qualificadas e 40 conseguiram acessar o mercado internacional a partir da qualificação recebida por meio do programa. “Alinhado com a missão da Unesc, o Peiex proporciona qualificação para as empresas, sejam elas, MEI, micro, pequenas e grandes, que desejam ingressar e se preparar para o ingresso no mercado internacional.  O programa colabora para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul e Serra catarinense, favorecendo que diversos atores públicos e privados estejam trabalhando de forma colaborativa para o bem comum da região”, pontua Zilli. 

Os interessados em participar do programa podem entrar em contato pelo (48) 3431-4516 ou por meio do www.unesc.net/peiex. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 16:47
Compartilhar Comente (1)