Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT 2018

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT 2018
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram dois artigos no CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO - CIDESPORT 2018 a ser realizado nos dias 30 de outubro a 01 de novembro 2018 em Florianópolis - SC.

O V CIDESPORT possui caráter técnico-científico e tem como principais objetivos:

Fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos.
Disseminar e explorar as boas práticas de gestão do setor portuário que contribuem para a melhoria do desempenho dos portos a partir da realidade de vários países.
Promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários, estimulando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho dos portos.

O público-alvo do V CIDESPORT é formado por:

Pesquisadores e professores que desenvolvem pesquisas e estudos sobre a gestão e o desempenho portuário em todas as suas dimensões;
Dirigentes e gestores portuários;
Profissionais técnicos e administrativos que atuam no ambiente portuário e empresas afins;
Doutorandos, mestrandos e acadêmicos em geral que possuem interesse nos temas gestão e desempenho portuário;
Dirigentes e técnicos que atuam em órgãos formuladores de políticas, reguladores e fiscalizadores da atividade portuária.

Artigos aprovados:

ALTERNATIVAS LOGÍSTICAS NO TRANSPORTE DE ARROZ NO SUL DE SANTA CATARINA de autoria de Julio César Zilli, Ricardo Colonetti e  Patricia de Sá Freire . 

Resumo: A introdução dos contêineres, em meados da década de 1950, foi responsável por profundas alterações na forma de transportar mercadorias e contribuiu para um crescimento significativo do comércio internacional e do transporte intermodal. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a incidência da utilização de contêineres no transporte do arroz produzido no Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e documental e um estudo multicasos, quanto aos meios de investigação. Os resultados demonstraram que, embora algumas empresas prefiram transportar a sua produção pelo modal rodoviário, embalada ou a granel, existe uma forte tendência para o uso de contêineres no transporte do arroz, verificada pela representação de sua movimentação no Porto de Imbituba.

O PORTO DE IMBITUBA – SC SOB A PERSPECTIVA DE UMA VISÃO SISTÊMICA de autoria de Julio César Zilli e Patrícia de Sá Freire.

Resumo: O sistema portuário brasileiro é um elo importante na cadeia logística com relação direta com o mercado interno e externo.  Contemplando uma visão sistêmica, este artigo tem por objetivo apresentar, por meio de uma visão sistêmica, o Porto de Imbituba – SC, sob a perspectiva dos stakeholders internos e externos.  A pesquisa foi caracterizada como descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e documental, quanto aos meios de investigação, por meio de uma abordagem qualitativa. Os dados de origem primaria e secundária, envolveram documentos da Secretaria Nacional dos Portos - SNP, bem como uma entrevista com dois profissionais com experiência comprovada e vinculados a logística internacional para a validação e consistência do mapa mental proposto. Utilizou-se a análise de conteúdo para analisar dos dados. Por meio de uma visão sistêmica, constatou-se o Porto de Imbituba – SC está inserido em uma complexa rede de interconexões, envolvendo o setor público e a iniciativa privada.

 Os artigos em sua integra poderão ser acessados diretamente na página dos Anais do evento.

Parabéns a todos pelo trabalho colaborativo.

08 de outubro de 2018 às 14:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário