Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - UNESC

IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - UNESC
Mais imagens

Participaram da IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da Universidae do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Sheila Fabris, formada em Ciências Contábeis, e a acadêmica Mariana Dutra Albino (Bolsista PIC 170), Na oportunidade foram apresentados os seguintes trabalhos resultantes de pesquisas realizadas no ãmbito dos cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior:

ATOS INTERNACIONAIS BILATERAIS VINCULADOS À COOPERAÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES de autoria de Marian Dutra Albino e o Professor orientador Msc. Julio Cesar Zilli.

Resumo:A cooperação internacional é um instrumento de mão dupla, pois objetiva colaboração mútua entre os países, ou seja, quem oferta a ajuda também receberá ajuda do outro, para que dessa forma fortaleçam-se em mais de um aspecto. Diante disso, o estudo objetivou identificar a distribuição global e a tipologia dos atos internacionais bilaterais em vigor que regulam a cooperação científica, técnica e tecnológica do Brasil com o mercado internacional. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e de documental, quanto aos meios de investigação. Não possuindo população alvo, o estudo foi delimitado por área de estudo. O estudo caracterizou-se por coleta de dados secundários e técnica de coleta de dados com pesquisa em documentos governamentais e artigos científicos publicados em sites oficiais. Verificou-se que dos 1.496 atos internacionais celebrados pelo Brasil, 459 estão vinculados à cooperação científica e tecnológica e 1.037 estão vinculados à cooperação técnica. Bem como, destacou-se que os maiores parceiros do Brasil são Cuba, no âmbito científico e tecnológico, e a Alemanha no âmbito técnico. Desta forma, observou-se que os atos internacionais vinculados à cooperação científica, técnica e tecnológica celebrados pelo Brasil possuem um grande efetivo de parceiros por continente, possibilitando que os envolvidos desenvolvam-se e cooperem para o desenvolvimento dos parceiros. Em contra ponto, analisou-se que muitos dos atos possuem tipologias de tipo ajuste complementar, que dão execução a outro ato, estando ele devidamente concluído e em vigor.

VIABILIDADE DE ADESÃO AO REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DRAWBACK: ESTUDO DE CASO EM UMA CEREALISTA DO SUL DE SANTA CATARINA de autoria de Sheila Fabris e o Professor orientador Msc. Julio Cesar Zilli;

Resuimo: O Drawback é um Regime Aduaneiro especial que permite a suspensão, isenção, e restituição do pagamento de impostos na importação de insumos adquiridos para o processo de industrialização no mercado interno, cuja finalidade posterior, seja a exportação. Manter-se competitiva no mercado é primordial para a vitalidade dos negócios, assim, as empresas devem estar atentas aos incentivos fiscais concedidos pelo governo, favorecendo-se de forma regular perante a legislação. Neste contexto, o estudo objetivou analisar a viabilidade de adesão e os efeitos do Regime Aduaneiro Drawback nas operações de importação e exportação, em uma empresa cerealista do Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e aplicada, quanto aos fins, e bibliográfica, documental e um estudo de caso, quanto aos meios de investigação. Os dados de origem secundária foram coletados em uma empresa cerealista do Sul de Santa Catarina, fundada em 1986 em Forquilhinha – SC. A análise dos dados ocorreu por meio de uma abordagem essencialmente qualitativa, com aspectos quantitativos. Constatou-se que é possível aderir ao Regime Drawback, uma vez que a modalidade de isenção é a que se caracteriza como mais recomendável. Nesta modalidade, as aquisições de insumos são feitas com o recolhimento de tributos, após a industrialização e a exportação do produto final, solicita-se o Drawback isenção para a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX que analisará o pleito, e após a concessão, a empresa poderá importar, repondo seu estoque de insumos com isenção de tributos.

Os trabalhos poderão ser acessados diretamente nos Anais do evento.

Parabéns pela apresentação e dedicação na elaboração dos estudos.

25 de outubro de 2018 às 11:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário