5ª fase participa de Oficinas e Palestra sobre o Ensino de Matemática
No dia 20/06 (quinta-feira) e 22/06 (sábado), deu-se continuidade as discussões relativas às possibilidades do ensino de matemática com prioridade ao desenvolvimento do pensamento teórico, com as acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia/Unesc. O estudo foi organizado pela prof.ª Msc. Eloir Fátima Mondardo Cardoso que ministra a disciplina Processos Pedagógicos de Matemática. A professora contou com a colaboração de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMAHC). A prof.ª especialista Sandra Crestani desenvolveu com as acadêmicas a oficina: Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino de Davydov e seus colaboradores. Na ocasião foram apresentadas as tarefas referentes ao movimento conceitual adotado por Davydov e colaboradores ao proporem a introdução do conceito de multiplicação e divisão. A apresentação é parte da investigação realizada durante o curso de Pós-graduação/Especialização em Educação Matemática – UNESC, sob a orientação da Prof.ª. Dr.ª. Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL). Durante a oficina, as acadêmicas desenvolveram o conceito de multiplicação e divisão por meio de uma representação fundamental em Matemática: a reta numérica. Tal representação possibilitou a constatação do movimento da operação de divisão como operação inversa da multiplicação.
Durante a manhã de sábado, na sala 01 – do Bloco O, o Prof. Dr. Ademir Damazio realizou a palestra “O contexto da Teoria Histórico-Cultural” e a Prof.ª Dr.ª Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL) apresentou a pesquisa “O estado da arte do ensino de fração: um estudo das possibilidades”. O professor Ademir e a professora Josélia refletiram sobre o atual estágio da educação básica e formação de professores no Brasil e suas consequências para o desenvolvimento humano.
Mais informações: https://www.unesc.net/portal/blog/ver/58/23240
Por: Jadna De Farias Do Nascimento 26 de junho de 2013 às 16:536ª Fase socializa os estágios
Na tarde de 25/06, sob a coordenação das professoras Samira Casagrande e Mirozete Iolanda Volpato Hanoff, a turma da 6ª fase socializou as experiências realizadas nos Estágios supervisionados II – Anos Iniciais.
Neste evento a acadêmica Gisele da Silva Rezende apresentou o trabalho Educação, subjetividade e formação: uma leitura de “o processo” de Franz Kafka; e o acadêmico do curso de História, bolsista de Iniciação Científica do PIC 170 Guilherme Orestes Canarim apresentou o trabalho Sobre Infância e formação cultural e pedagógica: apontamentos de professores de anos iniciais de ensino, ambos orientados pelo prof. Dr. Alex Sander da Silva.
Por: Jadna De Farias Do Nascimento 25 de junho de 2013 às 22:027ª fase socializa as experiências de estágio
Na noite de 25/06, a partir das 19h, na sala 01 do Bloco F/Unesc as acadêmicas da 7ª fase, sob a coordenação das professoras Maria Aparecida da Silva Méllo e Mirozete Iolanda Volpato Hanoff, socializarão as experiências de estágios realizados nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Gestão dos Processos educativos.
Dentro da programação está a participação da prof.ª Gislene Marinho Costa, diretora da E.M.E.I.E.F. Jorge da Cunha Carneiro proferindo a palestra intitulada “A articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica”.
Por: Jadna De Farias Do Nascimento 25 de junho de 2013 às 16:38Métodos de alfabetização tradicionais em debate
Estudantes da quarta fase do curso de Pedagogia participaram, na tarde de hoje (21/6), de uma discussão sobre os métodos tradicionais de alfabetização, realizada pela disciplina Processos Pedagógicos de Alfabetização, da professora Samira Casagrande. Houve também a exposição de banners sobre o assunto, produzido pelos estudantes.
Segundo a professora, a intenção da atividade foi provocar um debate a respeito dos métodos de alfabetização na Pedagogia, possibilitando que os acadêmicos pensem, duvidem, questionem, problematizem sobre as práticas alfabetizadoras nas escolas. “Pensar alfabetização hoje é pensar em práticas escolares e não escolares significativas que se traduzem em práticas sociais de leitura e escrita e, nos eventos relacionados ao uso da escrita. A isso chamamos de letramento”, comentou.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2013 às 19:33Seminário de Integração Curricular “Olhares Institucionais sobre o Estágio”
No dia 17/06, a 5ª fase do Curso de Pedagogia realizou o SEMIC II, com a orientação das professoras Graziela Fátima Giacomazzo e Gislene Camargo. Esse seminário objetivou um debate sobre os estágios supervisionados da Educação Infantil, nas modalidades creche e pré-escola. Com a temática: Olhares Institucionais sobre o Estágio, foram convidadas as professoras Arlete da Silva Marcos, Diretora C.E.I.M. Santina Dagostim Salvador, Gislene Francisconi de Costa assessora pedagógica da educação Infantil do Bairro da Juventude e Gislene Nuernberg Búrigo, coordenadora pedagógica da educação infantil do Colégio Michel. As acadêmicas trouxeram para o debate questões referentes ao cotidiano da educação infantil, e as discussões foram permeadas pelos diferentes olhares.
Por: Jadna De Farias Do Nascimento 20 de junho de 2013 às 20:37
Newsletter
RSS