5ª fase participa de Oficinas e Palestras sobre a Proposta de Ensino de Matemática segundo Davydov
Na aula de quinta - feira (13/06), as acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia-Unesc, na disciplina Processos Pedagógicos de Matemática, ministrada pela profª Ma. Eloir Fátima Mondardo Cardoso, participaram da oficina “Proposições teóricas para o ensino do sistema de numeração no segundo ano do Ensino Fundamental” apresentada pela prof.ª mestranda Gisele Mezzari Silveira. A ministrante da oficina desenvolveu com as acadêmicas, tarefas que Davydov e seus colaboradores propõem para o ensino do sistema de numeração, que foram investigadas durante o curso de Pós-Graduação-Especialização em Educação Matemática – Unesc, sob a orientação da Profª. Dr.ª Josélia Euzébio da Rosa.
Davydov (1930 - 1998) doutor em psicologia é um dos seguidores de Lev Semenovich Vygotski (1896-1934), precursor da Teoria Histórico-Cultural. Ou seja, a proposta de ensino de Davydov e seus colaboradores expressam os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O material investigado, originalmente foi produzido em Russo e traduzido por Elvira Kim, por solicitação do GPEMAHC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural.
Segundo a prof.ª Gisele, as proposições apresentadas nos livros didáticos brasileiros atualmente, contemplam apenas o sistema decimal, ou seja, uma particularidade do sistema de numeração. Nesta proposta o sistema de numeração decimal, é apresentado de modo fragmentado, por meio de contagem de grandezas discretas, pela utilização dos dedos das mãos/pés, pelo ábaco e material dourado. O teor conceitual limita-se ao empírico. Diferentemente, as proposições davydovianas partem do geral, ou seja, da relação entre grandezas. O sistema de numeração é introduzido a partir, do elo que inter-relaciona a lógica das diferentes bases numéricas, a partir da formação das diferentes ordens de medidas, por meio dos agrupamentos. Assim, o desenvolvimento da lógica do sistema de numeração, permite que o estudante transite por todas as bases numéricas; deste modo contempla o conteúdo teórico do referido sistema – finalizou a professora.
Dando continuidade ao estudo:
20/06 – quinta-feira, oficina: Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino de Davydov e seus colaboradores, ministrante Prof.ª especialista Sandra Crestani;
22/06 (sábado) palestra e oficina, respectivamente, intituladas “O contexto da Teoria Histórico-Cultural” e “O estado da arte do ensino de fração: um estudo das possibilidades”, ministradas pelo Prof. Dr. Ademir Damazio (UNESC) e pela Prof.ª Drª Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL).
17 de junho de 2013 às 21:49
Newsletter
RSS