Pedagogia

Licenciaturas Integradas da Unesc realizam palestra sobre política nacional de Ensino Médio

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio. Para tratar do assunto e levantar contribuições para a Audiência Pública, que ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na próxima semana (30/5), as Licenciaturas Integradas da Unesc realizam palestra na noite dessa quarta-feira (24/05). Curso de Pedagogia Presencial se fez presente com a coordenação do  cursos, professores e estudantes de todos as fases do curso.

24 de maio de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Estudantes participam da atividade "Vamos lá fora brincar"

Estudantes do curso de Pedagogia Presencial, participam da atividade "Vamos lá fora brincar"  que teve início na noite de 31 de junho de 2023.

01 de junho de 2023 às 15:34
Compartilhar Comente

Acadêmicas da 7ª fase dramatizam as Teorias do Currículo

Na última sexta-feira (06/05), as alunas da 7ª fase do Curso de Pedagogia, na disciplina "Currículo nos Contextos Educativos", ministrada pela professora Giani Rabelo, protagonizaram dramatizações sobre o conteúdo que vem sendo estudado sobre Teorias do Currículo. A turma foi organizada em três equipes, sendo que cada uma ficou responsável em representar uma das teorias: Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e Teorias Pós-Críticas do curríiculo. Foi uma noite bastante  divertida e reflexiva. Na platéia, contamos com a presença amorosa e atenta da professora Gislene Camargo, coordenadora do curso.

Teorias Tradicionais do Currículo

Teorias Críticas do Currículo

Teorias pós críticas do currículo

13 de maio de 2022 às 15:16
Compartilhar Comente

"Alegria na escola: sobre o aprender, o lúdico e o viver".

A cada final de semestre os alunos do curso de Pedagogia, da Unesc são direcionados a participar de seminários que visam acrescentar conhecimentos essenciais para formação de professores e socializar aprendizagens que vivenciaram nos estágios obrigatórios realizados. No último sábado (29/06/2019), tivemos o prazer de ter o palestrante Prof. Dr. Gildo Volpato, trazendo o tema: Alegria na escola: sobre o aprender, o lúdico e o viver, nos fazendo refletir sobre a criança na sua vivência na escola e como a brincadeira, o lúdico deve estar inserido nesse processo. Como relata Leila Slengamann, acadêmica da 5º fase, que o lúdico na esfera escolar tem grande importância, e que os educadores podem aproveitar esses momentos para incorporá-los na sala de aula. Na qual, discutimos principais características do jogo/brincadeira no cotidiano das crianças, mas especificamente no ambiente escolar. Em que, os educadores devem propiciar atividades propulsoras de desenvolvimento na criança, oportunizando experiências que venham enriquecer os temas e conteúdos do faz-de-conta, além de providenciar materiais, organizar os espaços e garantir o tempo para que ele amplie o universo cultural, como explica Gildo. Esses indicadores apontam que a escola possa vir a ser um lugar que seja prazeroso. Como afirma Leticia Hérica, acadêmica da 7º fase, que através do jogo a criança pode ser quem ela quer e estabelece relações com o mundo, se desenvolvendo a partir de experiências vividas. Sendo que Freire (1996) menciona, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. E que nessa aprendizagem ambos possam aprender junto, pois a escola é um lugar de alegria, divertimento, felicidade. Tornando assim, uma escola de qualidade idealizada por todos que fazem parte desse processo.

Autora: Vanessa da Silva

Por: Maiara Brehm Justin 09 de julho de 2019 às 16:16
Compartilhar Comente

Professora apresenta pesquisa sobre inclusão e acessibilidade em Colóquio Internacional

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2019, aconteceu em Florianópolis/ SC o Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar (CINTEDES 2019). Na ocasião, a Mestra Zélia Medeiros Silveira, professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem - SAMA, apresentou dois trabalhos. O primeiro foi o resultado de uma pesquisa realizada no PIBIC da UNESC no ano de 2018, intitulado: Processo de inclusão de acadêmicos com deficiência na universidade do extremo sul catarinense – UNESC, coordenado pela professora Zélia, com a colaboração de estudantes de Piscologia e Licenciaturas. O segundo apresentou as experiências do SAMA (Setor Multifuncional de Aprendizagem), com o título: SAMA (Setor Multifuncional de Aprendizagem) e a inclusão e acessibilidade na Unesc.

Os artigos dessas pesquisas serão publicados nos ANAIS do evento.

De acordo com a professora Zélia, a UNESC vem sendo uma das inttiuições comunitárias que mais tem investido na inclusão e acessbilidades dos acadêmicos com deficiência. Por essa razão, a mesma foi convidada durante o evento a socilizar essas experiências em outras instituições.

Por: Maiara Brehm Justin 01 de julho de 2019 às 15:04
Compartilhar Comente