Pedagogia

PIBID Pedagogia tem trabalho aprovado no I CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização

A professora Gislene Camargo e a acadêmica do curso de Pedagogia bolsista do PIBID Kellen de Oliveira Pinto tiveram o artigo “O que é ensinado na graduação sobre alfabetização prepara para ensinar?”, aprovado no I CONBAlf que acontecerá no período de 08 a 10/07 de 2013, em Belo Horizonte/MG.

Mais informações: http://www.abalf.com.br/eventos

Por: Jadna De Farias Do Nascimento 20 de junho de 2013 às 20:22
Compartilhar Comente

PIBID Pedagogia participa do V Simpósio sobre formação de professores: desafios frente às desigualdades sociais

 

O evento foi sediado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Tubarão, no período de 05 a 07 de junho de 2013. A professora Gislene Camargo, coordenadora do Subprojeto: Alfabetização Pibid/Pedagogia-Unesc, juntamente com as bolsistas do PIBID Maria Helena Alixandre Raiciki, Claudia Milanez Sachet e Kellen Oliveira Pinto ministraram o minicurso “As práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento”.

Essa experiência, segundo a prof.ª Gislene, foi de extrema importância para o grupo que pode divulgar o projeto do PIBID e compartilhar com outros profissionais da área o estado da arte da alfabetização e letramento.

Mais informações: http://letraalfa.blogspot.com.br/

Por: Jadna De Farias Do Nascimento 20 de junho de 2013 às 20:14
Compartilhar Comente

7ª fase visitará a FCEE na próxima quarta-feira

 

No dia 26 de junho, a turma da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Especial, 7ª fase do curso de Pedagogia, sob a coordenação da professora Simone das Graças Nogueira Feltrin realizarão uma viagem de Estudos à FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial), espaço de referência na educação de pessoas com deficiência. Nesta atividade participarão também acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Educação Física, História, Matemática e Sociologia.

Mais informações: http://www.fcee.sc.gov.br/

Por: Jadna De Farias Do Nascimento 19 de junho de 2013 às 15:19
Compartilhar

5ª fase participa de Oficinas e Palestras sobre a Proposta de Ensino de Matemática segundo Davydov

Na aula de quinta - feira (13/06), as acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia-Unesc, na disciplina Processos Pedagógicos de Matemática, ministrada pela profª Ma. Eloir Fátima Mondardo Cardoso, participaram da oficina Proposições teóricas para o ensino do sistema de numeração no segundo ano do Ensino Fundamental” apresentada pela prof.ª mestranda Gisele Mezzari Silveira. A ministrante da oficina desenvolveu com as acadêmicas, tarefas que Davydov e seus colaboradores propõem para o ensino do sistema de numeração, que foram investigadas durante o curso de Pós-Graduação-Especialização em Educação Matemática – Unesc, sob a orientação da Profª. Dr.ª Josélia Euzébio da Rosa.

Davydov (1930 - 1998) doutor em psicologia é um dos seguidores de Lev Semenovich Vygotski (1896-1934), precursor da Teoria Histórico-Cultural. Ou seja, a proposta de ensino de Davydov e seus colaboradores expressam os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O material investigado, originalmente foi produzido em Russo e traduzido por Elvira Kim, por solicitação do GPEMAHC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural.

Segundo a prof.ª Gisele, as proposições apresentadas nos livros didáticos brasileiros atualmente, contemplam apenas o sistema decimal, ou seja, uma particularidade do sistema de numeração.  Nesta proposta o sistema de numeração decimal, é apresentado de modo fragmentado, por meio de contagem de grandezas discretas, pela utilização dos dedos das mãos/pés, pelo ábaco e material dourado. O teor conceitual limita-se ao empírico. Diferentemente, as proposições davydovianas partem do geral, ou seja, da relação entre grandezas. O sistema de numeração é introduzido a partir, do elo que inter-relaciona a lógica das diferentes bases numéricas, a partir da formação das diferentes ordens de medidas, por meio dos agrupamentos. Assim, o desenvolvimento da lógica do sistema de numeração, permite que o estudante transite por todas as bases numéricas; deste modo contempla o conteúdo teórico do referido sistema – finalizou a professora.

Dando continuidade ao estudo:

20/06 – quinta-feira,  oficina: Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino de Davydov e seus colaboradores, ministrante Prof.ª especialista Sandra Crestani;

22/06 (sábado) palestra e oficina, respectivamente, intituladas “O contexto da Teoria Histórico-Cultural” eO estado da arte do ensino de fração: um estudo das possibilidades, ministradas pelo Prof. Dr. Ademir Damazio (UNESC) e pela Prof.ª Drª Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL).

Por: Jadna De Farias Do Nascimento 17 de junho de 2013 às 21:49
Compartilhar

Unesc realiza capacitação com professores de Maracajá

Unesc realiza capacitação com professores de Maracajá
Oficina foi realizada na manhã de hoje (12/6), na Brinquedoteca (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Unesc recebeu na manhã de hoje (12/6), professores da rede municipal de ensino de Maracajá, que participam da Formação Continuada, realizada pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). O projeto, iniciado em 2011, prevê a ida de profissionais da Universidade ao município, mas desta vez foram os docentes que visitaram o campus.

As atividades foram encabeçadas pelas professoras Mirozete Iolanda Volpato Hannof e Graziela Fátima Giacomazzo, ambas do curso de Pedagogia. Com o tema “Jogos e brincadeiras”, a oficina propôs uma análise pedagógica dos jogos na educação infantil.

A intenção é mostrar como os objetos, feitos a partir de materiais simples e recicláveis, podem virar fonte de diversão e aprendizado. “Todos os itens da Brinquedoteca vão servir de inspiração para que os professores possam pensar e criar outras possibilidades em seus espaços”, explicou Graziela.

“Precisamos trabalhar com o lúdico, no qual a criança aprende brincando”, afirmou Mirozete. “Nós podemos aprender também. É uma oportunidade ímpar, porque trabalhamos as teorias e agora podemos ouvir dos professores o que acontece na prática”, complementou.

Além da Brinquedoteca, os professores de Maracajá conheceram a Biblioteca Professor Eurico Back, e os Museus da Infância e de Zoologia.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 12 de junho de 2013 às 14:48
Compartilhar Comente