Pedagogia

Conversa com Dr. Gustavo Passo, Consultor Sênior de Informações Estratégicas da UNAIDS/ONU

A turma de Educação em Direitos Humanos, da 6ª fase, recebeu no dia 21/03/2024, o Dr. Gustavo Passo, Consultor Sênior de Informações Estratégicas da UNAIDAS/ONU. Para uma conversa sobre políticas locais e multilaterias de direitos humanos. E sobre a construção do Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

22 de março de 2024 às 14:12
Compartilhar Comente

Visita da Maria Luzia, a Titi

A turma da 7ª fase, está trabalhando na disciplina de Educação Inclusiva II, aspectos relacionados a deficiências, transtornos e outras necessidades especificas, enfatizando o fato da acessibilidade, vivencias e permanências das pessoas dentro de um desses quadros.

Em uma das temáticas da aula as alunas irão apresentar sobre pessoas do seu cotidiano ou personalidades celebres com alguma deficiência ou transtorno, de modo que a turma possa apresentar não apenas o diagnóstico da pessoa escolhida, mas suas potencialidades. Sendo assim, o professor Paulo Alves, proporcionou na última aula de terça-feira, um bate papo com a Maria Luzia, mais conhecida como Titi, o objetivo da aula foi de proporcionar momentos de troca de experiencias e mediação de saberes durante a conversa, na qual as alunas puderam perguntar sobre questões do cotidiano, como: como você via as horas antigamente? Como consegue cozinhar sem queimar a comida? Como sabe quem está chegando em sua casa?

Titi é uma pessoa cega de nascença, que aceitou brevemente o convite para partilhar sobre sua trajetória. Na ocasião a convidada relatou sobre sua formação escolar, na qual estudou em um internato de freiras na cidade de Porto Alegre com outras alunas cegas. Titi foi alfabetizada em braile entre sete de dez anos de idade, além disso, relatou que sempre andou pela cidade sem acompanhamento e conseguia se localizar com facilidade. Na vida adulta trabalhou em uma rádio na qual fazia a distribuição das propagandas de empresas para serem executadas durante programas, além disso, Titi enfatizou que seu chefe na época fazia questão de ter pessoas com essa condição em seu trabalho, pois também era uma pessoa com deficiência visual. Após um período, Titi fez curso de massoterapeuta e atuou na área, atendendo clientes que não eram do quadro de alguma deficiência.

Ao longo da conversa as alunas foram compreendendo mais sobre as vivencias da convidada e rompendo com alguns tabus que ainda existiam. Tais quais questionou a acadêmica Lara “você gosta que te ajudem ou prefere fazer as coisas sozinha?”, Titi relatou que gosta de ajuda quando necessário, mas ter autonomia é muito importante e muitas vezes acontece que outras pessoas cegas não gostam de ajuda ou as vezes as pessoas acham estão ajudando, mas não, por isso perguntar, questionar é a forma mais correta.

O encerramento da aula deu-se de forma muito carinhosa, as acadêmicas fizeram sua autodescrição, agradeceram por meio de um abraço individual de cada uma e apontaram que experiencias como estas precisam ser mais vezes proporcionadas, até mesmo para que possam conseguir atender futuros alunos em suas turmas de sala de aula.

13 de março de 2024 às 14:50
Compartilhar Comente

Pós-graduação e curso de Pedagogia da Unesc promovem experiência de musicalização no Conteiner Food Park

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de janeiro de 2024 às 09:12
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Desemparedamento da Infância

A Brinquedoteca participou da SCT com uma oficina sobre o Desemparedamento. A Oficina teve como fio condutor, a educação sustentável, para que as crianças se engajem desde cedo com a preservação do ambiente. Todos somos a natureza e nesse sentido, a relacionar-se com a natureza é relacionar-se consigo. A professora Gislene Camargo e o acadêmico Igor Machado da Rosa, provocaram os participantes com reflexões importantes sobre a concepção das infâncias, suas próprias infâncias e sobre as políticas públicas destinadas às infâncias e a natureza. A Brinquedoteca ficou florida de estudantes dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, História, Matemática, Ciências Biológicas, Letras, entre outros. Foi uma experiência bacana com as Licenciaturas, pois serão futuros professores e estarão nas escolas. No momento de produzir brinquedos com materiais da natureza e materiais reaproveitáveis, percebeu-se o engajamento e a criatividade nas produções. Criaram, brincaram, se divertiram e aprenderam.

24 de novembro de 2023 às 15:51
Compartilhar Comente