AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores participam de Formação de Pesquisadores

Professores participam de Formação de Pesquisadores
“Elaboração de projetos de pesquisa” foi tema do módulo desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores de diversos cursos da Unesc estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (2/6) para participar do módulo 3 da Formação de Pesquisadores, realizada pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). “Elaboração de projetos de pesquisa (editais internos” foi o tema abordado pelo assessor da Propex, Adriano Michael Bernardin.

O próximo módulo da Formação em Pesquisa ocorre nesta quarta-feira (3/6) , das 17 horas às 18h30, na sala 3 do Bloco O. Bernardin e o professor Tiago Allievi Frizon darão continuidade ao assunto iniciado nesta terça-feira.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 02 de junho de 2015 às 18:08
Compartilhar Comente

Atletas da Judecri são recebidos pela reitoria da Unesc

Atletas da Judecri são recebidos pela reitoria da Unesc
Equipe utiliza o Complexo Esportivo da Universidade para treinar (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Os atletas da Judecri (Associação de Deficientes Físicos de Criciúma) foram recebidos pela Reitoria nesta terça-feira (2/6), para trazer os resultados da participação no ParaJasc (Jogos Paradesportivos de Santa Catarina), realizado em São Miguel do Oeste, em abril.  A delegação retornou com 36 medalhas na bagagem e o quarto lugar no quadro geral. Foram 19 de ouro, 10 de prata e 7 de bronze.

A equipe utiliza o Complexo Esportivo da Universidade para treinar e se preparar para as competições. “Vocês também podem aproveitar outros espaços da Universidade, como as Clínicas Integradas, utilizando a fisioterapia, a psicologia, entre outros setores. É emocionante fazer parte dessa história de superação e ver o jeito como vocês levam a vida, cheios de força, coragem e vigor”, comentou o reitor Gildo Volpato.

Da última competição, participaram 64 atletas. A presidente da Judecri, Rindalta de Oliveira, afirmou que o esporte muda a vida das pessoas. “É incrível presenciar a cena de um atleta saindo da cadeira de rodas e entrando em uma piscina para competir. O esporte abre portas para o mundo e muda a história das pessoas. Realmente é possível”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 02 de junho de 2015 às 15:55
Compartilhar Comente

Funcionários tem momentos de aprendizado no Tour Unesc

Funcionários tem momentos de aprendizado no Tour Unesc
Ânima realiza várias atividades aos colaboradores da Universidade (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Um grupo de funcionários da Unesc está tendo momentos de aprendizado, conhecendo a Universidade e quem ajuda no seu desenvolvimento, nesta terça-feira (2/6). Eles estão participando do Tour Unesc, que leva colaboradores a uma visita pelo campus, setores, laboratórios e Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

“É muito importante que todos os funcionários, independentes de serem professores ou técnico-administrativos, conheçam muito bem a Unesc. Quando vocês conhecem nossa Instituição e as pessoas que fazem ela, têm condições de atender melhor quem passa por aqui”, afirmou o reitor Gildo Volpato, logo na largada para o Tour.

“É um prazer recebê-los aqui. Desejo que ao conhecerem todos os espaços da Universidade, vocês se encantem ainda mais com ela”, ressaltou a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

Participe!

O coordenador do Ânima (Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana), João Batanolli, lembrou que o programa nasceu para os funcionários. “São dez atividades como Tai Chi Chuan e meditação. Se organizem, entrem em contato e participem”, destacou.

Quem deseja participar das atividades e conhecer melhor o Ânima pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2506 ou e-mail anima@unesc.net. O setor atende nas segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h30.

O Tour Unesc é uma iniciativa da Reitoria, organizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e executado pelo Ânima.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 02 de junho de 2015 às 10:59
Compartilhar Comente (1)

Câncer: Odontologia realiza ação com pacientes

Câncer: Odontologia realiza ação com pacientes
Projeto de extensão ocorre na Clínica de Oncologia do Hospital São José Mais imagens

O tratamento do câncer pode trazer muitos efeitos colaterais, alguns, relacionados a cavidade oral (boca). Pensando nisso, alunos e professores do curso de Odontologia da Unesc estão desenvolvendo um projeto de extensão na Clínica de Oncologia do Hospital São José.

Durante as visitas aos pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia, os alunos e professores aplicam um questionário e dão dica de prevenção bucal e possíveis alterações na cavidade oral. As dicas vão desde a escolha do creme dental e higiene bucal até a dieta alimentar. A iniciativa começou em maio de 2013 e segue até a novembro de 2015.

Participam do projeto de extensão “Atenção à saúde bucal de pacientes submetidos a tratamento oncológico” as professoras Fernanda Guglielmi Faustini Sônego e Josete Mazon e as alunas Ana Paula Gambalonga e Juliana Nuenberg.

A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 02 de junho de 2015 às 09:36
Compartilhar Comente

Conferência sobre “Justiça Ambiental” abre a 10ª Semana do Meio Ambiente

Conferência sobre “Justiça Ambiental” abre a 10ª Semana do Meio Ambiente
Professor doutor da UFRJ, Henri Acselrad abordou o assunto (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 10ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc iniciou na noite desta segunda-feira (1º/6) com a conferência “Justiça Ambiental”, com o professor doutor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e um dos fundadores da RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental), Henri Acselrad. Em sua fala, ele explicou o surgimento dos termos “justiça ambiental” e “desigualdade ambiental” e chamou o público a refletir sobre a realidade vivida no país.

Segundo Acselrad, a questão ambiental é tratada com frequência como um assunto de caráter mais técnico – como a busca de tecnologias apropriadas para enfrentar as dinâmicas de degradação de meio ambiente – mas que a partir das lutas sociais foi se percebendo que ela está intimamente ligada à social. “A justiça ambiental não remete especificamente ao campo judicial. O conceito de desigualdade ambiental nasceu da constatação de que os benefícios dos grandes projetos ficavam concentrados em uma classe minoritária e os danos ambientais iam para um tipo de população particular. Essa população reivindicou justiça ambiental, que é quer dizer proteção ambiental para todos”, explicou.

O termo justiça ambiental foi difundido a partir dos anos 1980, quando o movimento negro dos Estados Unidos passou a denunciar abusos relacionados ao meio ambiente envolvendo a comunidade em que uma camada da população vivia.

Evento aborda diversos assuntos até esta quarta-feira

Inclusão social, poluição eletromagnética, povos indígenas, recursos hídricos, educação ambiental e acessibilidade serão alguns dos assuntos tratados em palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições até esta quarta-feira (3/6) na Universidade. A Semana engloba também o Seminário de Justiça Ambiental e o Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia. O evento é aberto ao público em geral.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a temática do evento transcende os espaços da Universidade e permite um diálogo muito próximo entre a Instituição e toda a sociedade. “Que possamos refletir sobre a maneira como estamos ocupando os espaços e sejamos agentes de mudança. Que possamos sensibilizar as pessoas sobre a importância deste assunto”.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, José Carlos Virtuoso, afirmou que o objetivo do evento é fazer com que a questão ambiental seja refletida de uma maneira ampla, e não fragmentada e fora do contexto que envolve vários outros aspectos sociais.

Já a coordenadora do Núcleo de Direito Humanos da Unesc, Mônica Ovinski de Camargo Cortina, chamou a atenção para o fato de que a conscientização sobre as mudanças de práticas em prol do meio ambiente deve começar por cada um e em atitudes diárias. “Nós somos os primeiros agentes da mudança que queremos para o planeta”, comentou.

A Semana é realizada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos e pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Unesc, com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Programação da Semana conta com exposições e visitas guiadas

Além de palestras, a programação da Semana conta com exposições como “Jardim Suspenso”, do curso de Artes Visuais da Universidade.  A mostra ocorre no corredor que liga a Biblioteca ao Bloco XXI A e apresentam peças criadas por acadêmicos da segunda fase de Bacharelado na disciplina de Ateliê de Escultura e por acadêmicos da quinta fase de Licenciatura na disciplina de Escultura e Pesquisa, sob orientação da professora Odete Calderan. As obras propõem um processo de sensibilização e diálogos possíveis entre arte contemporânea e meio ambiente.

Além de “Jardim Suspenso”, a exposição fotográfica “Conhecer para Preservar”, do Curso de Ciências Contábeis, poderá ser vista durante o evento, nas salas 7 e 8 do Bloco N da Unesc.

Até quarta-feira, o curso de Ciências Biológicas realiza oficinas de educação ambiental no Laboratório de Ensino de Ciências professora Mári Stela Campos, o curso de Letras, a oficina “Ecoliteratura”, no Bloco N e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinsk, a “Assembleia dos Bichos” e visitas guiadas ao Museu.

Ainda durante o evento, haverá apresentações artísticas, como a da Cia de Dança Unesc, que abriu a Semana do Meio Ambiente. Até quarta-feira, a Livraria da Unesc está com a promoção especial pela Semana do Meio Ambiente, com 25% de desconto nos livros da área ambiental.

Confira a programação completa

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de junho de 2015 às 22:34
Compartilhar Comente