AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Conferência sobre “Justiça Ambiental” abre a 10ª Semana do Meio Ambiente

Conferência sobre “Justiça Ambiental” abre a 10ª Semana do Meio Ambiente
Professor doutor da UFRJ, Henri Acselrad abordou o assunto (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 10ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc iniciou na noite desta segunda-feira (1º/6) com a conferência “Justiça Ambiental”, com o professor doutor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e um dos fundadores da RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental), Henri Acselrad. Em sua fala, ele explicou o surgimento dos termos “justiça ambiental” e “desigualdade ambiental” e chamou o público a refletir sobre a realidade vivida no país.

Segundo Acselrad, a questão ambiental é tratada com frequência como um assunto de caráter mais técnico – como a busca de tecnologias apropriadas para enfrentar as dinâmicas de degradação de meio ambiente – mas que a partir das lutas sociais foi se percebendo que ela está intimamente ligada à social. “A justiça ambiental não remete especificamente ao campo judicial. O conceito de desigualdade ambiental nasceu da constatação de que os benefícios dos grandes projetos ficavam concentrados em uma classe minoritária e os danos ambientais iam para um tipo de população particular. Essa população reivindicou justiça ambiental, que é quer dizer proteção ambiental para todos”, explicou.

O termo justiça ambiental foi difundido a partir dos anos 1980, quando o movimento negro dos Estados Unidos passou a denunciar abusos relacionados ao meio ambiente envolvendo a comunidade em que uma camada da população vivia.

Evento aborda diversos assuntos até esta quarta-feira

Inclusão social, poluição eletromagnética, povos indígenas, recursos hídricos, educação ambiental e acessibilidade serão alguns dos assuntos tratados em palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições até esta quarta-feira (3/6) na Universidade. A Semana engloba também o Seminário de Justiça Ambiental e o Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia. O evento é aberto ao público em geral.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a temática do evento transcende os espaços da Universidade e permite um diálogo muito próximo entre a Instituição e toda a sociedade. “Que possamos refletir sobre a maneira como estamos ocupando os espaços e sejamos agentes de mudança. Que possamos sensibilizar as pessoas sobre a importância deste assunto”.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, José Carlos Virtuoso, afirmou que o objetivo do evento é fazer com que a questão ambiental seja refletida de uma maneira ampla, e não fragmentada e fora do contexto que envolve vários outros aspectos sociais.

Já a coordenadora do Núcleo de Direito Humanos da Unesc, Mônica Ovinski de Camargo Cortina, chamou a atenção para o fato de que a conscientização sobre as mudanças de práticas em prol do meio ambiente deve começar por cada um e em atitudes diárias. “Nós somos os primeiros agentes da mudança que queremos para o planeta”, comentou.

A Semana é realizada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos e pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Unesc, com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Programação da Semana conta com exposições e visitas guiadas

Além de palestras, a programação da Semana conta com exposições como “Jardim Suspenso”, do curso de Artes Visuais da Universidade.  A mostra ocorre no corredor que liga a Biblioteca ao Bloco XXI A e apresentam peças criadas por acadêmicos da segunda fase de Bacharelado na disciplina de Ateliê de Escultura e por acadêmicos da quinta fase de Licenciatura na disciplina de Escultura e Pesquisa, sob orientação da professora Odete Calderan. As obras propõem um processo de sensibilização e diálogos possíveis entre arte contemporânea e meio ambiente.

Além de “Jardim Suspenso”, a exposição fotográfica “Conhecer para Preservar”, do Curso de Ciências Contábeis, poderá ser vista durante o evento, nas salas 7 e 8 do Bloco N da Unesc.

Até quarta-feira, o curso de Ciências Biológicas realiza oficinas de educação ambiental no Laboratório de Ensino de Ciências professora Mári Stela Campos, o curso de Letras, a oficina “Ecoliteratura”, no Bloco N e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinsk, a “Assembleia dos Bichos” e visitas guiadas ao Museu.

Ainda durante o evento, haverá apresentações artísticas, como a da Cia de Dança Unesc, que abriu a Semana do Meio Ambiente. Até quarta-feira, a Livraria da Unesc está com a promoção especial pela Semana do Meio Ambiente, com 25% de desconto nos livros da área ambiental.

Confira a programação completa

Fonte: Secom

01 de junho de 2015 às 22:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário