AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Laboratório de Geociências da Unesc ensina crianças sobre recursos hídricos

Laboratório de Geociências da Unesc ensina crianças sobre recursos hídricos
Ação faz parte da programação da 10° Semana do Meio Ambiente (Foto: Luana Mello) Mais imagens

Atentos às explicações, os alunos do sexto ano da Escola Cônego João Rertz aprenderam sobre a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta nesta quarta-feira (3/6), na Unesc. As crianças, que moram no munícipio de Santa Rosa do Sul, compartilharam experiências com as alunas do curso de Geografia da Universidade sobre o dia a dia da cidade, que é conhecida pela agricultura.

“Na cidade de vocês, os agricultores utilizam água nas plantações. Um exemplo são as plantações de arroz”, explica a estudante de Geografia, Marceli Sala. Ela também comentou que atualmente, as empresas antes de devolver a água utilizada na agricultura para os rios, precisam fazer um tratamento adequado.

Interação durante a aula não faltou. Os alunos ajudaram dando exemplos do que é cultivado em sua cidade e como seus pais ajudam a preservar o meio ambiente. Depois da palestra, foi à hora de colocar em prática o aprendizado em um jogo de trilha. Cada casa do tabuleiro correspondia a uma dica sobre o consumo da água.

“Eu gostei muito do jogo. Em casa vou cuidar, na hora do banho e de escovar os dentes”, afirma Lucas Amaral de Souza. Já Vitória Eduarda Cardoso, que precisou voltar cinco casas por ter tirado cartas negativas, que continham exemplos de desperdício, aprendeu muitas coisas. “Não sabia que lavar a calçada por muito tempo gastava tanta água, vou ensinar a minha mãe, assim vamos ajudar o meio ambiente”, comenta a menina.

A ação faz parte das ações da 10° Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos que está ocorrendo na Unesc até quarta-feira. O evento está abordando assuntos como inclusão social, inclusão social, poluição eletromagnética, povos indígenas, recursos hídricos, educação ambiental e acessibilidade. A Semana engloba também o Seminário de Justiça Ambiental e o Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia.
 

Fonte: Secom

03 de junho de 2015 às 15:00
Compartilhar Comente

Nota de falecimento: professor de Ciências Contábeis

Nota de falecimento: professor de Ciências Contábeis
Mais imagens

É com pesar que a Unesc comunica o falecimento do professor do curso de Ciências Contábeis Tiago Stock, de 27 anos, na última terça-feira (2/6). O velório ocorre na Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Criciúma, no Bairro São Luiz. O sepultamento será hoje (3/6), às 15h30, no mesmo local.

Natural de Criciúma, Stock iniciou suas atividades na Unesc como aluno do Colégio Unesc. Em 2009 se formou Bacharel em Ciências Contábeis, passando a lecionar em março de 2012 como professor temporário e em fevereiro de 2013 como efetivo.

Ele sempre atuou no curso de Ciências Contábeis, lecionando as disciplinas de Supervisão de Estágio, Estágio de Práticas Contábeis, Práticas Contábeis, Laboratório Contábil, Contabilidade Tributária e Gestão Fiscal nas empresas contábeis.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de junho de 2015 às 11:21
Compartilhar Comente

Último dia de inscrições para aprender a confeccionar chinelos de inverno

Último dia de inscrições para aprender a confeccionar chinelos de inverno
Oficina é oferecido pelo programa Ânima (Foto: Arquivo)) Mais imagens

Os dias frios estão chegando. Blusas, casacos, meias e sapatos são itens indispensáveis para enfrentar o inverno da região. Quem ainda não tem ou deseja presentar um amigo com um chinelo para usar na estação mais gelada do ano, pode se inscrever para participar da oficina do Ânima “O que as mãos fazem o coração sente”.

Além de aprender a confeccionar um acessório, os colaboradores poderão interagir com os outros colegas de trabalho. As inscrições ocorrem até esta quarta-feira (3/6), na sala 5 do Bloco do Estudante, pelo telefone (48) 3431-2506 ou no e-mail: anima@unesc.net.

As oficinas serão realizadas nos dias 10 e 12 de junho, no Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca, em três horários, às 15h30, 18 e 20 horas. A colaboradora Inês Aparecida dos Reis Fonseca ensinará os colegas de trabalho a confeccionar o chinelo.
 

Fonte: Secom

03 de junho de 2015 às 11:08
Compartilhar Comente

Workshop discute constitucionalismo latino-americano

Workshop discute constitucionalismo latino-americano
Encontro ocorreu nesta terça-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

O novo constitucionalismo latino-americano surge como um modelo de modernidade e traz profundas modificações. Com o intuito de discutir essa reforma, o Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc) realizou nesta terça-feira (2/6) o 1º Workshop em Estado, Política e Direito. O evento teve como palestrantes os professores doutores Lucas Machado Fagundes (Unesc) e Antonio Carlos Wolkmer (UFSC).

A primeira palestra foi sobre Constitucionalismo latino-americano. “O movimento na América Latina é tão inovador que despertou a atenção de pesquisadores de Europa e Estados Unidos, que são as matrizes do constitucionalismo e do Estado. Nós temos como exemplo a constituição da Bolívia com pluralismo político, temos a constituição do Equador com a natureza como sujeito de direitos, uma problemática nova que precisa ser discutida dentro da Universidade”, comentou Fagundes.

Em seguida os alunos discutiram o "Pluralismo jurídico e constitucionalismo latino-americano”, com o professor doutor da UFSC Antonio Carlos Wolkmer. “É um surto de renovação para o campo do Direito, que parte da sociedade civil, dos movimentos sociais. Esse movimento projeta um novo sujeito na história, criando um reconhecimento das populações que sempre foram marginalizadas. É o momento de construir uma nova forma de fazer política. A tradição da nossa cultura política e jurídica é muito elitista e nós precisamos repensar esses conceitos”, explicou.

Para o professor Reginaldo de Souza Vieira, um dos coordenadores do Nuped, as formas como os conflitos da área jurídica são resolvidos não têm dado resultado. “É preciso fortalecer o diálogo do Direito com a sociedade, desenvolvendo novas formas que possam contribuir para essa relação”, afirmou.

Visita à Reitoria

O professor doutor Antonio Carlos Wolkmer foi recebido na manhã de quarta-feira (3/6) pelo reitor Gildo Volpato na Reitoria. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve; o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho, e os professores Fagundes e Vieira também participaram do encontro.

Workshop

O Workshop tem o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), do LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva ), da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), do Grupo de Pesquisa em Pensamento Jurídico Crítico Latino-americano e do curso de Direito da Universidade.

Nuped

O Nuped se reúne a cada duas semanas, das 16h30 às 18h30, na Unesc. O próximo encontro ocorre no dia 16 de junho e estão sendo discutidas as obras do professor Wolkmer. Qualquer pessoa pode participar das discussões.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima e Davi Carrer 03 de junho de 2015 às 09:08
Compartilhar Comente

Professoras apresentam trabalhos em Simpósio Sul/Sudeste de Estomaterapia

Professoras apresentam trabalhos em Simpósio Sul/Sudeste de Estomaterapia
Evento ocorre até está quarta-feira, em São Paulo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Depressão em Estomizados” foi o tema dos trabalhos apresentados pelas coordenadoras do projeto de extensão “Atenção ao Paciente Ostomizado” da Unesc, Mágada Tessmann e Karina Zimmermann, no 1º Simpósio Sul/Sudeste de Estomaterapia, em Águas de Lindóia, em São Paulo. Dentro do tema, as professoras apresentaram estudos sobre o perfil da pessoa estomizada com lesão peristomal, qualidade de vida da pessoa estomizada, biomarcador de depressão em pacientes estomizados e processo patológico da depressão.

O evento comemora os 25 anos da Estomaterapia no Brasil e encerra nesta quarta-feira (3/6). A gerente de enfermagem do Hospital São Donato, Fabiane Felisbino, também participa do evento e é parceira nos trabalhos apresentados.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 02 de junho de 2015 às 18:58
Compartilhar Comente