INSS orienta acadêmicos no campus sobre retirada de documento para o Artigo 170
Os estudantes da Unesc interessados em participar do processo seletivo do Artigo 170 terão um auxílio para realizarem corretamente a retirada da certidão negativa e positiva de INSS. Nesta terça e quarta-feira (6 e 7/3), o Serviço Social do INSS estará no campus da Universidade para orientar os acadêmicos sobre o Meu INSS, serviço que possibilita a retirada das certidões.
Os técnicos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) estarão na sala 4 e no Laboratório de Informática (sala 2) do Bloco XXI A das 13 horas às 18h40. Para o atendimento, é necessário que o aluno leve o CPF e a Carteira de Trabalho para cada membro da família.
A iniciativa foi definida em uma reunião na última sexta-feira (2/3) entre assistentes sociais do Serviço Social do INSS, com as assistentes sociais da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc, Jani Mara Ló, Maria Luiza Rossa e Lutiele da Silva Ghelere e a coordenadora da CPAE, Janaína Damásio Vitório.
O projeto “Orienta Cidadão: A previdência na Universidade” auxilia as pessoas a operarem o novo sistema do INSS que dá acesso aos serviços prestados.
Artigo 170
Para participar do processo seletivo para o Artigo 170, o aluno precisa se cadastrar no site do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina), além de preencher formulário de inscrição do Artigo 170 no site da Unesc. As inscrições estão abertas até o dia 7 de março.
A bolsa é oferecida pela SED (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina) e garante benefícios de um percentual do valor da mensalidade do curso, variando de acordo com a análise da situação socioeconômica. Para receber a bolsa, o aluno precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação da Universidade. O benefício mínimo é de 25%, podendo chegar a 100%.
Cadastramento no Uniedu
Mais informações sobre o processo seletivo do Artigo 170
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 05 de março de 2018 às 10:00Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem nova formatação para 2018
Reconhecido nacional e internacionalmente como referência em pesquisas o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), inicia 2018 com grandes projetos e implementando um novo modelo estrutural. O objetivo é evoluir ainda mais no nível de excelência dos cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado oferecidos. O Programa trabalha com linhas de pesquisas nas áreas de Fisiopatologia e Neurociências, somando 15 professores orientadores. São mais de 500 trabalhos publicados nos últimos 4 anos, sendo mais de 35% em extratos A1 e A2 em um universo de 309 Mestres e 95 Doutores já formados.
Além do reconhecimento nacional, com conceito 6 do MEC, que tem o 7 como nota máxima, o Programa vem ganhando notoriedade por conta dos investimentos em internacionalização, realizando parcerias com instituições como McGovern Medical School, University of Maryland, University of London, University of Toronto, Mayo Clinic e Instituto Pasteur, onde pesquisadores da Unesc vêm realizando intercâmbios na área biomédica. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em novembro de 2004, em nível Mestrado e, em agosto de 2006, em nível Doutorado, o PPGCS está vinculado à Área de Medicina I.
Classificado como um programa com nível de excelência, o PPGCS Unesc adequa de sete para quatro grandes laboratórios, seguindo uma tendência mundial que trabalha a otimização dos recursos humanos e materiais, sem perder o foco na geração e avanço do conhecimento, bem como produção intelectual de seus pesquisadores. Com a aplicação de novos critérios técnicos e matemáticos o objetivo foi garantir uma divisão equivalente dos espaços entre os quatro laboratórios, otimizando os equipamentos já existentes.
O PPGCS Unesc dá oportunidade a acadêmicos realizarem a sua iniciação científica, através dos seus grupos, célula inicial dos grandes projetos desenvolvidos em seus laboratórios. Esses grupos atuam na produção científica em diversas áreas, tendo como base as linhas de pesquisa da Fisiopatologia, que trabalha Fisiopatologia Experimental e Biomedicina Translacional, e ainda Neurociências, com estudos de Neurologia Experimental e Psiquiatria Translacional. Cada linha possui dois laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde os pesquisadores vêm desenvolvendo estudos em Esquizofrenia, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Bipolar, Abuso de álcool ou drogas, Erros Inatos do Metabolismo, Doenças Neurodegenerativas como Alzheimer e Doença de Parkinson, disfunção cerebral na sepse, biomarcadores em doenças pulmonares obstrutivas, inflamação e reparo tecidual, bioinformática estrutural, proteômica; produção de novos imunobiológicos, estudos de doenças Tropicais, doenças infecciosas com ênfase na meningite, ações neuroendócrinas no SNC, Mutagênese, Saúde baseada em evidências, Saúde da Mulher, entre outras.
A coordenadora do Programa, professora doutora Maria Inês da Rosa, compara o novo modelo à reorganização administrativa ocorrida no Max Planck Institute, na Alemanha, onde pesquisadores foram reagrupados de acordo com interesses comuns e isso tem resultado numa melhora de indicadores na produção científica. “Isso nos garantiu um cenário de maior competitividade internacional, com mais economia de recursos. A otimização e sinergia de expertises simplifica processos e aumenta a assertividade de nossas pesquisas. Nosso programa se adequou a ciência Biomédica do século XXI”, comenta Maria Inês.
A implementação da nova estrutura iniciou no final de janeiro de 2018.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de março de 2018 às 21:18Rogério Portanova visita a Universidade
Aproximando a Unesc da política estadual, a reitora, Luciane Ceretta, o vice, Daniel Preve e os pró-reitores, Indianara Becker e Thiago Fabris, receberam na tarde de sexta-feira (2/3), a visita do professor e pré-candidato ao governo do Estado, Rogério Portanova.
Os principais assuntos tratados durante a conversa foram as questões da política estadual e nacional.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 02 de março de 2018 às 22:00Projeto Tigrinhos renova parceria com a Unesc
A Unesc e o Criciúma Esporte Clube entraram mais uma vez em campo e estão juntas no Projeto Tigrinhos. A assinatura da renovação da parceria foi reafirmada na tarde desta sexta-feira (2/3), e a cidade que desta vez será a parceira do projeto será Garopaba.
O projeto “Tigrinhos, aqui começa um sonho” tem a intenção de estruturar e organizar escolinhas de futebol na região, com perspectiva de formação e educação, fomento e descoberta de novos talentos.
Para a reitora Luciane Ceretta, o projeto é de grande importância para a Universidade. “A Unesc tem uma responsabilidade regional enorme, uma função social muito forte e devemos deixar a marca e promover o desenvolvimento das crianças em todos os lugares”, afirma a reitora.
O coordenador do projeto na Unesc, Bruno Colombo, enfatiza a emoção das crianças. “Garopaba já era uma parceira do programa, e lá eles fazem um trabalho diferenciado. As crianças sentem emoção ao vestir a camisa”, afirma.
“Ter um local onde elas possam jogar, se divertir, aumenta o auto estima das crianças, e isso apoia o esporte e fortalece a família”, comenta o secretário de Turismo de Garopaba, Jackson da Silva Silveira.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de março de 2018 às 21:32Tendência em pesquisas sobre uso da biodiversidade na tecnologia em debate
No universo de 100 milhões de espécies que formam a biodiversidade do Brasil, apenas dois milhões já foram identificadas e uma pequena parcela é objeto de estudos para fins tecnológicos.
Foi este o tema da aula inaugural do Curso de Pós-Graduação de Ciências Ambientais da Unesc. Alunos de mestrado e doutorado do PPGCA, graduação (Ciências Biológicas e Farmácia) e professores, lotaram o Auditório Edson Rodrigues para acompanhar a palestra do pesquisador doutor Alexandre José Macedo (bolsista Produtividade do CNPq) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que trouxe toda a sua experiência na área de biofilmes ambientais e microbiologia.
A atual coordenadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), professora doutora Patrícia de Aguiar Amaral, destaca que o objetivo do programa é a interdisciplinaridade na área das Ciências Ambientais e a relação interdisciplinar entre a Saúde e o Ambiente também faz parte das linhas de pesquisa do PPGCA.
Líder de um extenso grupo de trabalho na área, denominado Biofilmes e Diversidade Microbiana, o doutor Alexandre Macedo mostrou o início e a evolução das pesquisas realizadas na UFRGS, em parceria com pesquisadores de outros Estados (SP e PE) e de fora do Brasil (Suécia, Inglaterra e França).
O grupo promove um extenso estudo sobre biofilmes patogênicos que “São formações de colônias bacterianas resistentes que circulam dentro de hospitais, que são as formadoras de biofilme e deram graves problemas de saúde”. A pesquisa tem como objetivo encontrar moléculas naturais que possam impedir a formação desses biofilmes. Dentro da biodiversidade brasileira vários organismos produzem estas moléculas como exemplo: as esponjas marinhas, carrapatos e serpentes.
Para o doutor Macedo, o impasse no desenvolvimento da pesquisa no Brasil está no fomento e nas parcerias ainda tímidas com a indústria “Aqui no Brasil estamos ainda num processo inverso, o pesquisador tentando descobrir uma molécula ativa, patentear e tentar provar para a indústria que vale a pena investir. Tudo isso com as limitações de fomento e entraves burocráticos que a academia nos impõe”, observa. Ele comenta ainda que foi sua primeira vez na Unesc, e agradece o acolhimento que teve por parte dos alunos e Professores do PPGCA.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de março de 2018 às 20:55
Newsletter
RSS