Universidade participa de encontro sobre estágios nos cursos de Licenciatura
A Unesc participou nesta quarta-feira (28/3), de uma reunião sobre os estágios obrigatórios de cursos de Licenciatura que ocorrem em escolas da rede estadual da região do Extremo Sul catarinense.
A Universidade foi representada pela professora Andréa Marcelino. O encontro foi realizado pela Gered (Gerência Regional de Educação de Araranguá), por meio da supervisão de Políticas e Planejamento Educacional, na sede da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional).
As reuniões de trabalho, envolveram as escolas estaduais com participação dos supervisores de estágios e Instituições de Ensino Superior da região. Na oportunidade foi apresentada e discutida a Portaria nº 05/SED, de 17/04/2008, que estabelece as Diretrizes para a realização de prática de ensino e de estágio supervisionado de cursos de Licenciatura nas escolas de educação básica da rede pública estadual e toda legislação pertinente.
A partir do dia 7 de março os acadêmicos poderão procurar as unidades concedentes para a realização dos estágios.
*Com colaboração da assessora de imprensa da ADR, Leneza Krás.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 02 de março de 2018 às 16:33Unesc valoriza criações de artistas catarinenses
Em 2018 o Espaço Cultural da Unesc “Toque de Arte” vai receber obras de três artistas catarinenses, no projeto Exposições Temporárias. Os contemplados pelo edital foram Sandra Correia Favero e Joana Amarante, de Florianópolis, e Wagner da Silva, de Treze de Maio. O início das mostras está previsto para abril.
O projeto promove a divulgação de produções artísticas nas modalidades de pintura, escultura, desenho e fotografia, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances, lançamentos de livros e outras manifestações.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, conta que o Espaço Toque de Arte recebe Exposições Temporárias de todo Brasil. “As mostras começaram em 2000 com artistas convidados. Depois de algumas apresentações passamos a trabalhar com editais abertos e receber artistas de todo o país”, conta.
A análise dos projetos enviados é realizada por uma equipe capacitada para esse tipo de curadoria. Esta edição, de número 120, vai contar também com uma exposição comemorativa do Setor Arte e Cultura.
Amalhene afirma ainda que o setor trabalha para desenvolver a percepção e compreensão da cultura na comunidade acadêmica. “É o que se espera de uma Universidade Comunitária, fomentamos as condições de criação e circulação dos projetos institucionais que possam valorizar, promover e proteger a diversidade cultural. Na Unesc, percebemos a cultura como um direito fundamental do ser humano, como dimensão simbólica da existência desses seres, como construtora de identidades e importante vetor do desenvolvimento econômico e social”, destaca.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
02 de março de 2018 às 15:03Professor representa Sul do Brasil em Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Engenharia de Produção
O coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unesc, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, foi convidado pela Abepro (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) para ser um dos representantes nacionais do Grupo de Trabalho de Representação Regional da associação. Ele é o único professor do Sul do Brasil a fazer parte do Grupo, que desenvolve atividades no sentido de pensar e divulgar os cursos de graduação da área.
O Grupo de Trabalho de Representação Regional possui três líderes, representando diferentes regiões brasileiras. Entre as funções do GT estão: liderar as discussões sobre a formação em Engenharia de Produção, propondo temas e ações a serem implementadas pela diretoria da Abepro; auxiliar a diretoria da Abepro na elaboração da programação do Encep (Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção); assessorar a diretoria da associação nas relações com o sistema Confea/CREAs (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia) conduzindo discussões e debates sobre o exercício profissional e sobre a legislação que rege o exercício profissional e assessorar nas relações com os órgãos governamentais que regulam e avaliam o sistema educacional.
Segundo o professor da Unesc, o convite ocorreu em função das participações nos Enceps e atividades desenvolvidas. “É uma honra representar Santa Catarina e a região Sul do país e colaborar com a divulgação dos cursos de Engenharia de Produção. O GT quer somar forças em prol da formação profissional e desenvolvimento da área”, comenta.
Abepro
A Abepro é a instituição representativa de professores, acadêmicos e profissionais de Engenharia de Produção. A associação atua há mais de 30 anos no sentido de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação, ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos e de fomento, assim como em organizações privadas e não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 02 de março de 2018 às 10:41Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers
Velejar é a paixão do Design Marcos Fetter desde os 14 anos. Foi em meio ao amor de transitar pelas águas que ele encontrou a sua profissão. Hoje, ele atua na Schaefer Yachts, estaleiro que é referência nacional, com mais de 3 mil barcos entregues pelo mundo. Essa experiência foi levada aos estudantes do curso de Design da Unesc na noite desta quinta-feira (1/3), durante a aula inaugural do curso.
O mercado é uma boa aposta para os estudantes de Design. Segundo Fetter, Santa Catarina é um polo náutico, sendo um dos maiores do Brasil, principalmente na área da Grande Florianópolis. Além disso, nos últimos anos, surgiram inúmeros estaleiros pela região, o que fortalece o crescimento da área no Estado. “Eles precisam de projetistas, designers para poder conceituar o seu produto, a oportunidade está aí”, comentou.
Para entrar nesse mundo, é preciso dedicação, se interessar e estudar muito. Fetter conta que o primeiro passo para os designers que tem vontade de ingressar no mercado naval é conhecer as ferramentas. “É preciso conhecer os softwares de projeto para poder executar suas ideias. Existe uma infinidade de ferramentas que te auxiliam a conceituar o seu produto, fazer um detalhamento, entre outras questões”, ressaltou.
Mesa Redonda
Junto com Fetter, a aula inaugural contou com o membro do conselho da Eliane Revestimentos Cerâmicos Roberto Bastos, que trouxe aos alunos a sua experiência de construir e velejar no próprio barco. O debate foi mediado pelo professor do curso de Design da Unesc, Fabio Brodbeck.
O evento contou com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que parabenizou a iniciativa e o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Design da Universidade.
O coordenador do curso, João Rieth, ressaltou a importância de debater assuntos como esse. “É uma área que está crescendo e que tem um potencial turístico muito grande. A pergunta que os alunos devem fazer é: Porque não? ”, afirmou o professor.
Debate vai além dos muros da Universidade
Para complementar ainda mais o assunto e integrar as ideias entre a mesa redonda e a prática. Os estudantes e professores do curso de Design terão uma experiência no dia 17 de março. Eles vão velejar pela Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão. O convite foi feito pelo professor Felipe Zanette, que possui embarcação.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de março de 2018 às 21:24Profissional com pós-graduação está à frente do mercado de trabalho
Diante da globalização, dos avanços tecnológicos e conectividade bem como da atual crise econômica em nosso país, o mercado de trabalho vem se tornando mais competitivo, dinâmico e exigente. Neste cenário, há uma grande preocupação com a atualização do conhecimento onde um profissional capacitado consegue encontrar soluções inovadoras com ideias atualizadas, gerando melhores efeitos.
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a taxa de desemprego em 2016 chegou a 20,9% da população economicamente ativa no país. Em fevereiro, o número de desempregados correspondia a 13 milhões.
Por outro lado, um setor que aponta crescimento é o de especialização no ensino superior, uma vez que muitas pessoas estão em busca de cursos de especialização e atualização, para adquirirem conhecimento e se reposicionarem no mercado de trabalho. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que cada ano de pós-graduação cursado pode aumentar até 40% a renda mensal, tornando-se um excelente investimento financeiro e avanços promissores na carreira.
Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin, mais portas se se abrem com a especialização, diminuindo o tempo na busca do emprego, uma vez ela enriquece o currículo. “O profissional que almeja ascensão na carreira não pode ficar desatualizado. São cada vez maiores e diversos os desafios que surgem diariamente na rotina de trabalho, exigindo novas competências e habilidades de quem está executando as tarefas, liderando equipes ou projetos.
Oportunidades novas
Além de fortalecer o currículo, a especialização pode ser uma saída para aqueles que não se identificam mais com a atual área em que trabalham. “Uma nova formação acadêmica lhe oferece ainda a possibilidade de mudar a área, caso esteja insatisfeito com a graduação escolhida. É uma forma de assumir um novo rumo profissional, reciclando seus conhecimentos. Além disso, voltar a universidade amplia o networking, é possível conhecer profissionais de outras empresas e organizações, trocando informações e experiências, ampliando suas possibilidades futuras de novos negócios, parcerias e propostas de emprego”, comentou Elenice.
Encontre o seu caminho
Na Unesc, são diversas as possibilidades de especializações. Elas estão divididas em cinco áreas: Empresarial, Educação Engenharia, Direito e Saúde.
Empresarial
Os cursos de Pós-Graduação na área Empresarial capacitam gestores com ampla aptidão de análise e reflexão crítica para trabalhar direta ou indiretamente nas esferas de uma organização, adquirindo novas competências técnicas e gerenciais.
Educação
A Pós-Graduação em Educação forma especialistas com conhecimentos teóricos e práticos fundamentados em recentes pesquisas, com uma postura crítica e interdisciplinar, despertando a reflexão para a aprendizagem e a dinâmica de trabalho.
Engenharias e Tecnologias
Os cursos de Pós-Graduação em Engenharia especializam profissionais em nível elevado a atender à demanda de mercado para as áreas das engenharias.
Direito
Pós-Graduação em Direito qualifica os profissionais fornecendo práticas administrativas e jurídicas, atualizando a problemática que as atividades apresentam no trato das questões do mercado mundial, redimensionando e ampliando a visão no campo do Direito.
Saúde
Os cursos de Pós-Graduação em Saúde capacitam os profissionais de saúde para funções gerenciais e técnicas, formando profissionais proativos e inovadores, com ampla visão dos processos de atenção da saúde.
Turbine o seu currículo
As inscrições para as pós-graduações da Unesc estão abertas. Interessados tem possibilidades de garantir bolsas de estudos de 15% a 20%. Para saber mais entre em contato pelo telefone 3431-2626, ou pelo e-mail pos@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de março de 2018 às 21:47
Newsletter
RSS