AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Companhia de Dança Unesc é premiada em Mostra de Dança em Sombrio

Companhia de Dança Unesc é premiada em Mostra de Dança em Sombrio
O bailarino Marcos Rosso Alves recebeu o prêmio de Melhor Bailarino na 3° Mostra de Dança do Sombrio Moda Shopping (Foto: Divulgação) Mais imagens

O bailarino Marcos Rosso Alves, integrante da Companhia de Dança Unesc, recebeu no último domingo (11/12) o prêmio de Melhor Bailarino da categoria sênior da 3° Mostra de Dança do Sombrio Moda Shopping, na cidade de Sombrio. Egresso do Curso de Ciências Biológicas da Unesc, o artista apresentou-se com a coreografia Bho Shambho, de dança indiana. 

A Companhia de Dança Unesc ainda se apresentou com outras três coreografias na categoria sênior: variação masculina, com “Carnaval em Veneza” (ballet clássico de repertório), grupo, com “Saudade Sem Fim“ (Jazz) e performance, com “Danças Urbanas”.

Marcos, emocionado, afirmou que participar do evento foi uma experiência muito gratificante. “Estar na presença de bailarinos formidáveis é sempre uma emoção muito grande,e poder levar aquilo que acredito e me dedico todos os dias aos palcos e compartilhar isso com o público é um momento único”, comentou o bailarino, que mostrou-se honrado por receber o prêmio. 

“Ter esse reconhecimento faz você conseguir enxergar o caminho que te fez chegar até aquele momento e ter a certeza que de está no caminho certo. É simplesmente incrível”, afirmou. “Agradeço muito aos jurados pela avaliação e reconhecimento e à minha mestra, Krishna Sharana, como também a Instituição e a Companhia de Dança Unesc pela oportunidade de subir, mais uma vez, aos palcos e mostrar o temos de melhor, que é a nossa arte”, concluiu.

Paula Gregório Gonçalves, coreógrafa da Companhia, avaliou como positiva a participação do grupo no festival. "Somos ainda um grupo em desenvolvimento, e nesse sentido, nosso desempenho foi incrível”, destacou. “Com o tempo, os bailarinos irão adquirir experiência e conhecimento em cena, e apostamos que em 2023 será um ano de grandes resultados para a Cia de Dança Unesc”, conclui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de dezembro de 2022 às 18:11
Compartilhar Comente

Profissionais do Tigre conhecem estrutura da Unesc

Profissionais do Tigre conhecem estrutura da Unesc
Equipe esteve na Universidade para conhecer todos os serviços ofertados ao Clube Mais imagens

As duas paixões da cidade estão unidas e pretendem ampliar a conexão. É o que projetam a Unesc e o Criciúma Esporte Clube com a expansão dos serviços ofertados pela Instituição. Na manhã desta segunda-feira (12/12) profissionais do Clube estiveram nas Clínicas Integradas da Universidade para conhecer os serviços ofertados pelos cursos e ampliar a parceria que iniciou há dois anos.

“Para nós é uma imensa alegria mantermos essa parceria de sucesso. O esporte é uma das bandeiras sociais da nossa Universidade. Ele une as pessoas, é vida, é alegria, é energia”, destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta.   

Segundo ela, o fortalecimento do esporte também significa uma das grandes estratégias de desenvolvimento social, econômico, de qualidade de vida, e de paixão das pessoas. “Acreditamos no esporte como oportunidade para transformar cenários”, ressalta.

Atualmente, a Universidade oferece ao clube toda sua expertise na área da saúde, colocando à disposição serviços nas áreas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física, medicina, entre outros. Além de profissionais capacitados no esporte e formação pessoal, as categorias de base e o futebol feminino também são beneficiados pela parceria, que oferece espaços da Instituição para formação dos jovens atletas. Em contrapartida, os acadêmicos da Universidade possuem oportunidades de estágio no Clube.

“Além de estreitarmos ainda mais esse laço entre o Clube e a Instituição, a ideia é contribuir ainda mais na assistência de saúde, performance e desempenho dos atletas, juntamente com os fisiologistas do Tigre”, disse a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso.

De acordo com ela, a partir dessa ampliação de parceria, outros serviços passarão a ser ofertados, como exames de ergoespirometria e espirometria, e teste de força de preensão palmar. A odontologia, a podologia, e massoterapia, bem como atendimento em Biomedicina, e apoio da equipe da Residência Multiprofissional, também estão à disposição do Clube.

Comprovação

Acompanhando a comitiva, o Gerente de futebol Alex Brasil, disse que ficou admirado com o que viu. “As instalações da Unesc são fantásticas. Essa integração entre clube e Universidade é importante e estou muito motivado com isso, de ver a estrutura da Unesc e o que ela proporciona, principalmente em pesquisas dos atletas. Fico muito contente com essa parceria há dois anos com a Universidade”, diz.

O diretor médico do Clube, Marcelo Beirão, relembrou da atuação nesses últimos dois anos e a ampliação dos serviços, principalmente da parte cardiorrespiratória. “Todos têm um ganho, tanto a parte do Clube com melhor avaliação da parte respiratória dos jogadores, das categorias de base e das meninas do futebol, quanto para os acadêmicos que tem um público alvo muito interessante com avaliação e o trabalho de condicionamento dos atletas”, comenta. 

Também estiveram presentes na visita técnica, o pró-reitor de Administração e Finanças José Otávio Feltrin, a chefe de gabinete da Unesc, Suelen Rosa Biz, o médico que atende nas clínicas, Luiz Carlos Custódio Fontana, o coordenador de futebol Wilson Vaterkemper, o preparador físico Cleber Orleans, o diretor médico Marcelo Beirão e o fisiologista Lenon Vittola. 

O grupo esteve nas clínicas de odontologia, psicologia, fisioterapia, enfermagem, medicina, na fisioterapia aquática, na sala de podologia, entre outros espaços da Instituição. 

Sobre as clínicas

As Clínicas Integradas em Saúde da Unesc são um local de desenvolvimento e construção prática para acadêmicos de todas as áreas. Nelas os estudantes desenvolvem atividades de ensino e aprendizagem em conjunto e supervisionadas pelos docentes de cada curso, enfatizando a Graduação Multi, modo inovador de ensino implantado pela Universidade em 2022. 

Como Universidade Comunitária, a Unesc tem ampla atuação e contribuição à região com ações e projetos no ensino, na pesquisa e na extensão. Destaca-se também pela prestação de serviços, como no caso específico das Clínicas Integradas, na área da saúde.

Os 150 mil atendimentos anuais, que passarão a 250 mil com a reforma e ampliação do espaço, estão distribuídos em cursos como Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia, entre outros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de dezembro de 2022 às 17:14
Compartilhar Comente

Solidariedade: Professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc entregam brinquedos para crianças

Solidariedade: Professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc entregam brinquedos para crianças
Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (08/12) em uma das creches da cidade de Criciúma e contou com a presença do Papai Noel Mais imagens

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc promoveu, na manhã desta quinta-feira (08/12), uma ação especial para crianças de um Centro de Educação Infantil de Criciúma. A atividade contou com a presença do Papai Noel e a distribuição de cerca de 130 presentes para a garotada. 

Professores e acadêmicos contribuíram com as doações em dinheiro e o CA ficou responsável pela compra, embalo e entrega às crianças de zero a quatro anos atendidas pela instituição.

O professor Luiz Cesar de Castro também embarcou na ação solidária e se vestiu de Papai Noel para trazer ainda mais felicidade ao momento, resumindo a experiência como um momento de aprendizagem.

“Agradecemos aos alunos e professores do curso pelo empenho e contribuição, nós do Centro Acadêmico fizemos tudo com muito carinho e foi gratificante ver a alegria das crianças conversando com o nosso Papai Noel e recebendo os presentes”, agradeceu a presidente do CA, Adrielly Thomaz Marcolino.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Comitiva de Honduras visita Museu de Zoologia da Unesc

Comitiva de Honduras visita Museu de Zoologia da Unesc
Grupo de empresários esteve em Criciúma cumprindo agenda para realizar intercâmbio de experiências de gestão Mais imagens

Os núcleos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, na Unesc, estiveram na seleta rota turística de uma comitiva de empresários que saíram de Honduras para conhecer Santa Catarina em busca de troca de conhecimentos e experiências. Recepcionados no Sul de Santa Catarina pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), os empresários visitantes estiveram na Universidade para ver de perto o trabalho realizado pelo Museu.

No último final de semana, ciceroneados pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, o grupo conheceu o trabalho realizado pelo Museu com a apresentação da própria idealizadora do projeto, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Os empresários, integrantes da diretoria da Federação das Câmaras de Comércio e Indústrias (Fedecamara), conforme Morgana, adoraram a experiência. “Foi um grande prazer recebe-los. A visita reforça nosso papel como ponto importante na rota turística do Sul do Estado”, apontou.

A visita em Santa Catarina promove o intercâmbio de experiências de gestão e iniciativas em prol do desenvolvimento empresarial. O objetivo é explorar a experiência catarinense para levar inovações para o mercado hondurenho.

Extensa programação

Educação, qualificação profissional, diversificação econômica, inovação, tributação, fortalecimento das organizações foram alguns dos temas discutidos ao longo dos dias em que estiveram em Criciúma. “A Acic elegeu como um de seus oito eixos estratégicos a internacionalização e estreitar as relações com empresários de outros países fomenta o desenvolvimento de negócios e parcerias. Por certo, essa conexão com Honduras não se encerra aqui. Vamos continuar em contato”, projetou o presidente da Associação, Valcir José Zanette,

“O que vimos aqui pode nos ajudar a aumentar a competitividade das empresas associadas, como os serviços que são prestados. Além disso, fortalecer a representatividade na relação com o governo e com a opinião pública”, entende Sergio Moreno, presidente da Câmara de Santa Cruz, que detalhou o trabalho realizado pela Fedecamara.

Roteiro

A comitiva conheceu ainda o Paço Municipal e o Parque Prefeito Altair Guidi, além da Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma, e fez um tour gastronômico em Nova Veneza.

Além do Sul, o grupo foi inicialmente recepcionado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), conheceu a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Sapiens Parque, além das associações de Tijucas, Imbituba e Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2022 às 15:19
Compartilhar Comente

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc
Angela Waterkemper Vieira apresentou estudo de análise do ciclo de vida de revestimento cerâmicos Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais(PPGCEM) recebeu na tarde desta terça-feira (06/12), a defesa de Tese de Doutorado (TD) “Análise do ciclo de vida de Revestimento Cerâmico”,  da pós-graduanda Angela Waterkemper Vieira. Esta foi a primeira tese a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. O programa já tem 123 dissertações de mestrado já defendidas.

Para o orientador da pesquisa, professor  Elídio Angioletto, este foi um momento histórico.  “Agradecemos a parceria entre a empresa Eliane e o PPGCEM, oportunizando à pesquisadora um trabalho detalhado sobre o tema escolhido. Deu tudo certo e a avaliação foi positiva. Os professores componentes da banca gostaram e elogiaram muito o trabalho”, avaliou.

Além de entrar para a história do Programa e da Universidade, a data marca, é claro, uma conquista inesquecível para a doutoranda. “A conclusão da tese possibilitou meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi possível unir a vivência da indústria com a análise do ciclo de vida dos revestimentos cerâmicos com a comunidade acadêmica e científica. A Unesc e o PPGCEM foram fundamentais para que fosse possível concluir esse trabalho com êxito”, pontuou.

Em sua tese, Angela, tem como objetivo traçar o desempenho ambiental por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida das placas cerâmicas produzidas pelo processo via úmida, com base no inventário de dados do processo produtivo, de uma empresa brasileira fabricante de revestimentos cerâmicos, desde a etapa de extração de matéria-prima até o descarte final do produto.

Conforme Angela, o trabalho possui aspectos inéditos para a indústria ceramista brasileira e mundial,  pois traz de forma efetiva dados que foram obtidos diretamente no estado de Santa Catarina, na região Sul e em outras localidades do país e poderão ser utilizados por todo o setor ceramista nacional e internacional.

A avaliação desta terça-feira ficou a cargo dos professores Adriano Michael Bernardin, como relator-presidente, Sabrina Arcaro, membro interno, e Anselmo Ortega Boschi e João Batista Rodrigues Neto, como membros externos. Tendo na suplência o docente Eduardo Junca. Além de ter sido orientada pelo professor Elídio Angioletto, a tese foi co-orientada pelo professor Manuel Joaquim Peixoto Marques Ribeiro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal.

.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:38
Compartilhar Comente