AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc entrega à sociedade 41 novos cirurgiões dentistas

Unesc entrega à sociedade 41 novos cirurgiões dentistas
A formatura foi realizada nesta sexta-feira(10/12) no auditório Ruy Hulse(Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Após 1.759 dias, a turma 013 do curso de Odontologia encerrou seu ciclo acadêmico na Unesc. Na tarde desta sexta-feira (10/12), 41 bacharéis receberam seus certificados de conclusão do curso em colação de grau especial realizada de forma híbrida, transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube direto do auditório Ruy Hulse. 

A partir de agora, os graduandos e graduandas são os mais novos cirurgiões dentistas de Criciúma e região. Mais uma vez a Unesc, uma Universidade comunitária, desenvolvedora de um trabalho social, entrega à sociedade profissionais altamente qualificados e preparados para exercerem com excelência a profissão juramentada.

A turma 013 é especial. No período dos cinco anos vivenciados no campus da Universidade, houve conquistas e perdas. Em um período turbulento com pandemia de Covid-19, sofreu um duro golpe há um ano, com o falecimento do professor Fabiano Goulart Azambuja, vítima do coronavírus. Para prestar uma singela homenagem póstuma ao mestre, a turma de formandos adotou o seu nome para esta data tão especial.

Em discurso emocionado, o orador da turma, Cristian da Silva Serpa, buscou transmitir em palavras tudo o que os concluintes vivenciaram desde fevereiro de 2017, quando iniciaram suas trajetórias pelo campus da Unesc. “Sabíamos que o caminho a ser trilhado seria longo, que exigiria sacrifícios, mas trazíamos a esperança no peito e a certeza de que o nosso sonho seria o bastante para suportarmos todas as dificuldades. Mas havia algo que não sabíamos: éramos todos absolutamente ingênuos. Hoje, porém, quando recordamos todas as dificuldades, sentimos o gosto da vitória ainda mais acentuado e percebemos um sentido que não conseguimos enxergar no início da nossa caminhada. É isso meus amigos agora bacharéis e bacharelas em odontologia, que a partir de hoje possamos transformar e fazer a vida de muitas pessoas mais feliz, através do sorriso”, explanou Cristian.

O professor  e paraninfo dos formandos, Luiz Gustavo Teixeira Martins, iniciou sua fala cumprimentando seus novos colegas de profissão. “Ser professor sempre foi meu sonho, pois acredito que uma das maiores contribuições que podemos dar para o mundo, é a educação. Dividir conhecimento, formar bons profissionais, cidadãos, isso nunca será em vão. Durante minha jornada como professor do curso de Odontologia da Unesc, sempre levo como dever, fazer com que os alunos aprendam da melhor maneira possível. O meu objetivo principal como docente é repassar todo conhecimento que tenho buscado ao longo dos anos, dedicados a essa profissão que tanto amo. Ser escolhido como paraninfo nunca foi e nunca será um objetivo, mas sim, mais uma fantástica consequência dessa maravilhosa jornada da vida. Esse tipo de homenagem me faz sentir o quanto vale a pena todo esse tempo destinado a docência e destinado a vocês. Espero poder ser para você espelho e exemplo, tanto quanto de alguns mestres que trago na memória e no coração”, falou.

A presidente da sessão solene e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, parabenizou a todos pelo momento especial vivenciado nesta data. “É de vocês a colheita principal deste momento. Por todo empenho, dedicação, referência boa formação familiar, com maiores dificuldades ou com menores dificuldades, que vocês ofereceram a estes agora bacharéis e bacharelas em odontologia. Nossos formados e formadas concluem uma importante etapa da sua jornada formativa. Uma delas, porque muitas outras ainda virão. E trago a frase célebre de Fernando Pessoa: 'fiquem certos certos a distância não diminui a importância'. Então, seguramente, vocês deixaram de compartilhar o aconchego da presença dos professores, da Universidade, de cada um de vocês, mas isso não diminuirá jamais a importância da trajetória construída e dos afetos compartilhados. A Universidade do Extremo Sul Catarinense é hoje, cada um e cada uma de vocês e reflete no olhar esperançoso, que cada um e cada uma carrega consigo. A cada formatura um sentimento nos emana, vindo dos formandos, esse sentimento, ele atende pelo nome de coragem para seguirmos adiante e esperança para acreditarmos em um futuro vindouro”, declarou.

A história se repete

Outro fato marcante registrado na colação da turma “Professor Fabiano Goulart Azambuja” foi a formatura da neta do primeiro cirurgião dentista diplomado de Criciúma, Oduvaldo Machado. Ele era graduado pela primeira turma de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. A bacharelanda Ana Paula Machado Barcelos recebeu o seu certificado das mãos da sua mãe e filha de Oduvaldo, que também é dentista, Graziela Machado Barcelos. 

Segundo Ana Paula, a mais nova dentista da família pretende seguir com muito orgulho os passos do avô, já falecido. “Meu avô era uma inspiração enorme para mim, por isso eu decidi seguir os passos dele e quero continuar seguindo cada vez mais. Ele sempre me inspirou e vai continuar me iluminando a cada dia, bem como minha mãe”, comentou.

Homenagem ao mestre

Como não poderia ser diferente, o orador da Turma 013 fez questão de lembrar os momentos vividos por todos com o professor Fabiano. “Você sempre será o nosso amigo, aquele que tínhamos confiança, parceria, e amizade. Como esquecer aquele professor da 4ª fase em fármaco e anestesio, durão, cheio de marra, bravo, que todos morriam de medo, mais depois nas práticas na clínicas integradas era o mais engraçado, sempre com suas histórias e brincadeiras que nos divertia nas manhãs e tarde do dia a dia clínico. A sua partida precoce nos faz meditar aquela canção 'Verdades do Tempo' de Thiago Brado, que diz: ‘Por isso ame mais, abrace mais. Pois não sabemos quanto tempo temos pra respirar. Fale mais, ouça mais. Vale a pena lembrar que a vida é curta demais’, comentou Serpa.

O paraninfo da turma, professor Luiz Gustavo, também fez a sua homenagem ao amigo e parceiro além da Universidade. “Não poderia deixar de falar sobre o nosso querido e saudoso professor Fabiano, meu grande amigo e parceiro. Certamente ele está aqui entre nós com alegria e o carisma que sempre foram característicos. Por isso quero agradecer, agradecer por tantos momentos de alegria, aprendizado e risadas compartilhadas em sua curta passagem, mas intensa ao nosso lado. Mantive com ele uma parceria profissional, provavelmente jamais encontrarei na minha vida, um profissional ético, competente e humano. Um professor merecedor de todas as homenagens, um cara com a bondade enorme, um coração gigante e de humildade sem igual. Vocês queridos formandos, que tiveram a honra de também conviver e aprender com ele, durante boa parte da graduação, sabem do que estou falando. Se espelhe nele e certamente serão grandes profissionais. Meu amigo Fabiano será sempre eterno em nossos corações”, registrou o paraninfo. 

A reitora Luciane Ceretta também fez a sua homenagem. “O Professor Fabiano Goulart Azambuja estará para sempre presente na melhor memória afetiva dos nossos corações e da nossa universidade. Um colega muito especial, um amigo pessoal, que hoje a professora Patrícia Just de Jesus Vanni representa merecidamente. Ela deve compartilhar comigo dessas mesmas emoções. Aproxima-se o dia 26 de dezembro, um dos dias mais difíceis das nossas vidas, incumbidos de dizer ao pai e a mãe que o seu filho, jovem e saudável, havia partido. São as vicissitudes que a vida nos coloca e seguramente vocês, na profissão que escolheram, terão muitos destes desafios. Que bom guardar na memória uma linda trajetória construída. Que assim seja também as nossas trajetórias”, destacou a reitora.

Homenageados da noite

Ao final do cerimonial, uma placa de homenagem póstuma foi recebida pela professora Patrícia Just de Jesus Vanni (representando o nome da turma, Fabiano Goulart Azambuja in memoriam).

Também receberam homenagens os professores e professoras Camila Gonçalves Savi, Luiz Felipe Búrigo Furlaneto,  Luiz Gustavo Martins e Felipe Cechinel Veronez.

Assista a cerimônia pelo canal da Unesc TV no Youtube.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 13:47
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária entrará em recesso na próxima terça-feira

Farmácia Solidária entrará em recesso na próxima terça-feira
População atendida já recebeu os seus medicamentos para os meses em que estará fechada (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

A Farmácia Solidária da Unesc estará fechada a partir da próxima terça-feira (21/12) por conta do recesso nas atividades da Universidade. As atividades serão retomadas no dia 9 de fevereiro de 2022, porém a população que já conta com os medicamentos oferecidos já recebeu o equivalente a dois meses, período em que a Farmácia estará fechada.

“As pessoas que utilizam a Farmácia Solidária já foram recebendo seus medicamentos de uso contínuo agora no mês de dezembro, que auxiliarão em seus tratamentos para os meses de janeiro e fevereiro. Esse é o nosso protocolo para não deixar ninguém desassistido, principalmente nesse período de recesso”, disse a coordenadora da Farmácia Solidária, professora Marília Schutz Borges.

Com o slogan “Doar é o melhor remédio”, a Farmácia, nascida e mantida na Unesc, proporcionou doações de medicamentos que correspondem a quase R$ 1,4 milhão somente neste ano e com uma arrecadação equivalente a R$ 2 milhões em medicamentos. Houve, ainda, o descarte adequado de mais de uma tonelada de remédios e a realização de 18 mil atendimentos no ano de 2021.

Doações

Todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Solidária da Unesc são obtidos por meio de doações da comunidade, profissionais de saúde, indústria farmacêutica e distribuidoras de medicamentos. Qualquer pessoa pode receber o medicamento, desde que faça um cadastro e apresente prescrição médica. 

O trabalho desenvolvido na Farmácia Solidária, conforme a professora, é uma forma de conscientizar a população sobre o uso racional de medicamentos e para garantir que os remédios que já não podem mais ser utilizados recebam a destinação correta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de dezembro de 2021 às 16:19
Compartilhar Comente

Unesc firma parceria com o Instituto Mix para levar Graduação EaD para todo o país

Unesc firma parceria com o Instituto Mix para levar Graduação EaD para todo o país
Contrato assinado nesta segunda-feira (13/12) define diretrizes para o projeto que será iniciado já com 150 franquias espalhadas pelo Brasil (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Grandes franquias do Instituto Mix distribuídas por todo o território nacional passarão a oferecer, além dos tradicionais cursos profissionalizantes, opções em graduação no modelo de Ensino à Distância (EaD) com a marca da Unesc. O contrato que oficializa a parceria envolvendo os dois grandes players de educação foi assinado na tarde desta segunda-feira (13/12) entre reitoria da Unesc e gestão do Instituto.

Antes mesmo da assinatura, as equipes das duas organizações já trabalhavam na viabilização do projeto, que passa a ser colocado em prática imediatamente. A projeção inicial é de que o ensino da Universidade seja levado a 150 franquias do Instituto, que se tornarão também polos da Unesc pelo país.

A assinatura do contrato, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, marca um passo de extrema importância para a história da Unesc e do Instituto Mix a partir de agora. A união entre as organizações, para ela, representa a união de forças e propósitos. “O Instituto Mix tem experiência importante nos cursos profissionalizantes na modalidade EaD e a Unesc apresenta hoje uma proposta muito diferenciada, com tecnologia e modelos próprios para educação à distância na Graduação. São duas instituições sérias e muito comprometidas em levar o desenvolvimento para as cidades por onde passam e que agora se unem para levar a graduação no formato a distância para o Brasil inteiro”, comenta, orgulhosa.

Unesc estará nos principais polos

Com mais de 600 franqueados, de acordo com o CEO da instituição, Alex Cavalheiro, o Instituto Mix está em praticamente todos os estados do país e escolherá seus mais qualificados espaços para levar a marca da Unesc.

“Os melhores franqueados, aqueles mais bem ranqueados, receberão a marca da Universidade. Nós temos dois milhões de alunos de cursos profissionalizantes que poderão buscar, a partir dessa parceria, a continuidade dos estudos por meio da graduação. Isso vai possibilitar uma melhoria de qualidade de vida, desenvolvimento humano e levar esse desenvolvimento não só para a região Sul, onde a Unesc já tem tradição, mas para todo o país”, destaca.

Para o gerente de operações do Mix, Vanderlei Freitas Júnior, a excelência reconhecida nas duas instituições, cada uma em suas expertises, fortalece o projeto que vem sendo estudado há mais de um ano. “O Instituto tem em sua missão a palavra sonhos, a missão de realizar sonhos por meio da educação, o que está também nos valores da Unesc. Isso nós levamos em nosso dia a dia com muito respeito. Nós vimos na Universidade, portanto, exatamente essa mesma característica. Temos um alinhamento muito forte de propósitos entre as duas organizações que fizeram com que a aproximação acontecesse e estivéssemos juntos hoje para assinar o contrato”, acrescentou.

A partir da assinatura, as equipes da Unesc e do Instituto Mix passam a definir os detalhes da operacionalização do projeto. O próximo encontro do grupo está programado para janeiro, quando alguns franqueados estarão na Unesc para conhecer de perto a Universidade que fará parte de suas gamas de oportunidades.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de dezembro de 2021 às 17:51
Compartilhar Comente

Projeto inicial de Via Rápida até o Rincão é entregue pela Unesc cumprindo o prazo solicitado

Projeto inicial de Via Rápida até o Rincão é entregue pela Unesc cumprindo o prazo solicitado
Documentação elaborada pelos técnicos do Iparque passará por análise das equipes de engenharia dos municípios envolvidos que poderão oferecer ajustes (Fotos: Daniela Savi / AgeCom) Mais imagens

A Unesc entregou na manhã desta segunda-feira (13/12) o projeto inicial do prolongamento da Via Rápida Deputado Aristides Bolan, entre a BR-101 e o Balneário Rincão. A nova rodovia que está sendo planejada leva em conta uma possível extensão de 9,07 quilômetros, com custo estimado de pouco mais de cem milhões, incluindo já todo o projeto de iluminação. O projeto vem sendo elaborado por técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, e passará agora por avaliações do município contratante, que é Balneário Rincão, para possíveis ajustes.

O coordenador do Cegeo, engenheiro Jóri Ramos Pereira, foi quem fez a exposição do projeto inicial, acompanhado pela reitoria Luciane Bisognin Ceretta. A estrada foi projetada com toda sua extensão duplicada, paralela às rodovias Arino Antônio Cândido e Antônio Pedro Cândido. “O que entregamos hoje é o ponto de partida para discussões futuras. Cada prefeito agora pode analisar com suas equipes de engenharia e com o Iparque, para eventuais ajustes”, complementou.

Segundo Jóri, o estudo de traçado apresentado nasceu de uma avaliação das melhores condições possíveis, com levantamentos topográficos, condições geotécnicas e uma atenção redobrada ao eixo de desenvolvimento regional. “Esse novo trecho nascerá, conforme o projeto avançar, onde termina a Via Rápida no encontro com a BR-101, vai fazer uma alça em direção ao Sul estando localizada a aproximadamente 600 metros da via atual e seguindo em paralelo às rodovias já existentes”, antecipou, resumindo o conteúdo dos documentos entregues à avaliação dos municípios.

Estão propostas uma ponte sobre o Rio dos Porcos e cinco viadutos em cada via, totalizando 11 obras de arte. Os custos para a elaboração do projeto serão oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro. No material entregue aos prefeitos e às associações empresariais de Criciúma, Içara e Balneário Rincão para análise constam projeto executivo, geométrico, de terraplanagem, de drenagem, sinalização, pavimentação, geotécnico, obras de artes especiais, complementares, iluminação, estudo de tráfego, orçamento, identificação dos superficiários para desapropriação, estudo ambiental e plano básico ambiental.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Universidade apresenta neste ato, o cumprimento do acordo realizado e, com isso, o sentimento do dever cumprido, embora o projeto ainda possa passar por próximas etapas de adaptação. “Há um percurso técnico ainda, tendo em vista que é um projeto inicial, então diversos olhares podem se completar e ajustar”, observou.

O secretário Vampiro enalteceu o trabalho da Unesc. “A Universidade está de parabéns. Um trabalho bem elaborado com estudos ambiental, detalhamento orçamentário, tudo o que há de mais tecnológico no mercado”, disse. Ele salientou que, após todos os trâmites junto às prefeituras, o passo posterior será fazer o protocolo do projeto final nos dois departamentos responsáveis pela liberação técnica: o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE).

Eixos de desenvolvimento

Pelo planejado, 80% do leito da futura rodovia passará pelo município de Içara, restando os demais 20% ao Balneário Rincão. “É um projeto que, saindo do papel, cria mais um eixo de desenvolvimento para Içara, principalmente com a proximidade com a BR-101 e ao mesmo tempo mais um ponto de acesso rápido ao Balneário Rincão e às nossas lagoas”, destacou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

“Vamos apanhar esse projeto inicial, que está muito bem feito, e vamos discutir e analisar algumas situações com o intuito de diminuir custos”, comentou o prefeito Jairo Custódio, de Balneário Rincão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de dezembro de 2021 às 17:46
Compartilhar Comente (1)

Avaliação do Ensino de Graduação da Unesc vai até a próxima segunda-feira

Avaliação do Ensino de Graduação da Unesc vai até a próxima segunda-feira
Professores e acadêmicos da Universidade são convidados a participar do processo Mais imagens

Os professores e acadêmicos dos cursos de graduação da Unesc podem participar até a próxima segunda-feira (20/12) da Avaliação do Ensino de Graduação acessando o link. Executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Unesc, a consulta serve como um instrumento importante que objetiva levantar uma série de informações que contribui para a melhoria das práticas pedagógicas na Universidade, e também contribui para a tomada de decisão relacionada a aspectos didático-pedagógicos e de infraestrutura física.

“Um dos grandes objetivos é promover um espaço de escuta aos acadêmicos e professores, ampliando os movimentos de discussão que colaboram para a avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos e da Universidade, nesse sentido do Plano de Desenvolvimento Institucional”, comentou o coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Thiago Francisco.

Os relatórios serão elaborados pelo SEAI e oferecidos para discussões entre os coordenadores de área, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e as coordenações de curso. “Também são utilizados para subsidiar os eventos da formação continuada, contribuindo para o desenvolvimento de ações que promovam melhorias nos processos de ensino e aprendizagem”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de dezembro de 2021 às 17:26
Compartilhar Comente