AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc é lembrada em homenagem realizada pelo Legislativo criciumense

Unesc é lembrada em homenagem realizada pelo Legislativo criciumense
Evento ocorreu no Teatro Elias Angeloni e 24 honrarias foram entregues para personalidades (Fotos: Fabrício Júnior/Câmara de Vereadores Mais imagens

A Câmara Municipal de Criciúma realizou nesta quinta-feira (16), no Teatro Elias Angeloni, a Sessão Solene de entrega de títulos de cidadania benemérita e honorária, além de diploma de mérito. O evento foi marcado pela homenagem e reconhecimento àqueles que já contribuíram e e que contribuem para o desenvolvimento do município e a Unesc foi uma delas. Entre os homenageados estiveram a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc e coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC) da Universidade, Fernanda da Silva Lima, o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, Felipe Dal Pizzol, a professora doutora Robinalva Borges Ferreira, além do colaborador Dorvanil Gonçalves Vieira.

A cerimônia começou com a presença da banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) que foi responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Os homenageados foram escolhidos por cada vereador e Comissão Permanente do Legislativo. Foram concedidos 24 títulos, sendo seis de cidadania benemérita, dezesseis de cidadania honorária e dois diplomas de mérito.

O técnico de futebol, Roberto Cavalo e o pastor Luis Henrique falaram em nome dos homenageados. “Sei o quanto é importante e relevante essa homenagem que estamos recebendo. Criciúma está bem representada pelo Poder Legislativo e Executivo, nossa cidade é muito bem falada”, frisou o pastor.

Já, segundo Cavalo, o momento foi de emoção. “Tenho a certeza de que todos os homenageados estão felizes da vida, pois é um momento oportuno. Nós não sabemos como será daqui pra frente, mas quero dizer que o que recebemos hoje foi porque fizemos por Criciúma”, destacou.

O prefeito Clésio Salvaro ressaltou a importância dos títulos terem sido aprovados por unanimidade pelo Legislativo. “Me sinto honrado de estar neste momento ímpar e glorioso na vida dos homenageados. Nesta mesma época do ano, todos os anos praticamente, é o momento em que os parlamentares e a Câmara homenageiam pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade”.

“Não poderia deixar de agradecer a todos os vereadores pelo ano que passamos juntos, e que apostaram na Mesa Diretora, a vereadora Geovana Benedet e os vereadores Juarez de Jesus e Obadias Benones que me deram a tranquilidade, juntos aos demais vereadores, para a condução de trabalho baseado no diálogo e no respeito com o Executivo”, enfatizou o presidente do Legislativo, vereador Arleu da Silveira.

“Os vereadores fizeram 117 projetos de lei, e que vocês tenham a certeza aqui, principalmente os homenageados e convidados, de que são projetos de lei que vem de encontro a melhorar cada vez a vida do cidadão criciumense”, finalizou.

Confira os homenageados e proponentes:

Cidadania Honorária
Alexandre da Luz Verdieri – proposição: vereador Nícola Martins
Américo Ricardo Cardoso de Faria – proposição: suplente de vereador Edivânio Manenti
André Maurício Spader – proposição: vereador Márcio Darós
Avelino Dilney Pedro Lopes – proposição: vereador Manoel Rozeng
Dorvanil Gonçalves Vieira – proposição: vereador Toninho da Imbralit
Felipe Dal Pizzol – proposição: vereador Zairo Casagrande
Fernanda da Silva Lima – proposição: vereadora Giovana Mondardo
Irmã Terezinha Buss – proposição: vereador Miguel Pierini
Luis Henrique da Silva – proposição: vereador Juarez de Jesus
Manoel Luiz Farias (in memoriam) – proposição: Comissão de Constituição e Justiça
Pedro Manoel da Silva – proposição: vereador Salésio Lima
Renato Lopes Matos – proposição: Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Turismo, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos
Roberto Fernando Scnheiger – proposição: vereador Arleu da Silveira
Robinalva Borges Ferreira – proposição: suplente de vereador Gustavo Colle
Sérgio Pedro Nichele – proposição: vereador Julio Kaminski
Tânia Maria Côrrea Lorenzoni – proposição: vereador Daniel Antunes

Cidadania Benemérita
Adelina Zanette Cavaler – proposição: vereadora Geovana Zanette
Adriana Goulart Salvaro – proposição: vereadora Roseli De Lucca Pizzolo
Gerço Gomes Monteiro  – proposição: vereador Obadias Benones
Julio Cezar Colombo (in memoriam) – proposição: vereador Jair Alexandre
Lilian Búrigo Jacinto Silveira – proposição: Comissão de Obras, Transporte, Indústria, Comércio, Abastecimento e do Trabalho
Raphael Elias Farias – proposição: Comissão de Fiscalização, Controle e Orçamento

Diploma de Mérito

Sandro Gleston de Mattia – proposição: suplente de vereador Edilson Medeiros

Juliano Severo de Freitas – proposição: vereador Paulo Ferrarezi

Texto/Colaboração: Clara Fernandes/Manuela Silva

Fotos: Fabrício Júnior/Câmara de Vereadores de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2021 às 12:02
Compartilhar Comente

Carinho e emoção na despedida de 2021 no CER Unesc

Carinho e emoção na despedida de 2021 no CER Unesc
Pacientes e colaboradores da Universidade estiveram na confraternização (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

Pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc participaram de uma confraternização na tarde desta quarta-feira (15/12) para marcar o encerramento das atividades de 2021. Respeitando os protocolos de biossegurança, o momento especial preparado com muito carinho pelos colaboradores da Universidade contou com apresentações culturais, lanche, relatos de pacientes que tiveram suas vidas transformadas e muita emoção.

Muitas vezes, num piscar de olhos, a vida toma um rumo diferente com algo inesperado e tudo passa a mudar onde a exigência maior passa a ser a dimensão de cuidados especiais. É aí que entra o CER que, com toda a sua estrutura localizada nas Clínicas Integradas da Unesc e com o trabalho de grandes profissionais, oferece novos rumos. Toda a reabilitação e amparo necessários podem ser encontrados no CER que oferece assistência para pessoas com deficiência aguda ou que sofreu lesão grave, a fim de desenvolver potencial físico, psicossocial, profissional e educacional.

Jovem de 15 anos superou sequelas de AVC

São vidas que ganham novos significados a partir dos serviços oferecidos. Foi o que ocorreu com Brenda Schneider, de 15 anos. Ela fez questão de sair de casa com seus pais Dino Antonio Damian Preve e Sinara Schneider para agradecer todo empenho dos profissionais do CER, após um AVC. “Cheguei com a fala enrolada e sem os movimentos das pernas. Em 25 dias já estava andando e com a minha vida normal. Aqui foi um local que me acolheu muito e só tenho a agradecer”, disse ela, que estava na confraternização.

Brenda teve atendimento com fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista e outros profissionais, o que foi fundamental para o resultado alcançado. “Aqui o atendimento é maravilhoso. São anjos em forma de pessoas”, ressaltou a mãe Sinara, emocionada.

Robson José de Oliveira, de 23 anos, deslocou-se de Morro da Fumaça até a Unesc para enaltecer toda a assistência que recebeu. Ele sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos nos membros inferiores, mas hoje, após as sessões no CER, já consegue utilizar o andador. “No começo achei que estava tudo perdido. Aqui eu tive acolhimento e todo apoio no CER. Hoje já uso o andador. A cadeira de rodas eu uso só para quando eu saio de casa. É um grande avanço e sou muito grato por tudo o que recebi aqui”, disse.

Para a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann, o encontro é uma forma de aproximar os pacientes. “Além de ser um Centro Especializado com inúmeras funções técnicas, tem um papel humanitário. Ele ajuda no cuidado dos pacientes e também nos torna melhores com esse compartilhamento próximo e com os ensinamentos diários. Fico muito feliz pelo apoio e pela confiança da reitora Luciane Bisognin Ceretta para estar aqui fazendo esse trabalho e também a toda a equipe do Centro pelo empenho e dedicação”, disse. 

Segundo ela, a partir do momento em que assumiu a coordenação do CER a sua vida e seu olhar para a vida também mudaram. “Vocês aprendem conosco, mas nós aprendemos muito mais com vocês. Cada reabilitação e história de vocês nos fazem refletir sobre a nossa vida e isso é o que faz crescermos como pessoa”, falou.

A tarde foi marcada pelas apresentações da Orquestra de Metais do Bairro da Juventude, do Instrumental da Unesc, e de pacientes do programa que tocaram e cantaram com apoio dos profissionais.

Atualmente, o CER atende 433 pacientes e, por mês, são realizados 1,6 mil atendimentos envolvendo 24 profissionais entre assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião-dentista, fonoaudiólogo, entre outros.

Os atendimentos do CER entram em recesso de fim de ano e serão retomados no dia 10 de janeiro de 2022.

Organização

A organização do evento foi dos profissionais Leyce da Rosa (fonoaudióloga), Rodrigo Zanette (fisioterapeuta), Ademir Peres (terapeuta ocupacional), Mara Rubya Cornelio (terapeuta ocupacional), Bruna Matos (fisioterapeuta) e Larissa Alves, que é assistente administrativa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de dezembro de 2021 às 08:17
Compartilhar Comente

Indígenas expõem artesanatos na Feira Solidária da Unesc

Indígenas expõem artesanatos na Feira Solidária da Unesc
Diversos produtos foram expostos; Núcleo da Universidade fez o convite para as visitantes oriundas de aldeia gaúcha (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

A Feira de Economia Solidária da Unesc acolheu visitantes ilustres nesta quarta-feira (16). A convite do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade, as mulheres indígenas artesãs da aldeia Takua Hovy, de Viamão, no Rio Grande do Sul, estiveram comercializando suas peças criadas à base de fibra de bambu, pintadas com corantes naturais.

Pulseiras, chocalhos, cestas, colares, arco e flecha e uma infinidade de objetos que demonstram a cultura guarani estiveram entre os itens oferecidos. Para a indígena Ara, cujo nome civil é Jocelaine da Silva, poder mostrar um pouco da arte da sua aldeia é muito gratificante. “A gente está aqui para vender o nosso artesanato e para mostrar a nossa cultura e como sobrevivemos em uma terra indígena. Isto aqui é um pouco da nossa aldeia que vive da venda de artesanatos fabricados por nós”, explicou

Para o professor e membro do Neabi para assuntos indígenas, João Batanolli, a presença das indígenas faz parte da história dos últimos anos no campus da Universidade. “Sempre tivemos essa aproximação com essa cultura tão importante aqui da nossa região. São habitantes originários das nossas terras e que estão novamente se fazendo presentes, trazendo um pouco da sua cultura e da sua história através do artesanato”, pontuou. “Além de ser o único meio mais original de sobrevivência que eles têm”, emendou.
Batanolli lembrou, ainda, do empenho da Unesc para valorizar a cultura indígena. “Uma importante ação que temos que agradecer ao apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do coordenador da Feira Solidária, professor Dimas Estevam de Oliveira e do Neabi”, finalizou.

A Feira de Economia Solidária acontece às quartas-feiras no hall da reitoria, no campus da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 19:40
Compartilhar Comente

Mais 34 biomédicos e 27 psicólogos são formados pela Unesc

Mais 34 biomédicos e 27 psicólogos são formados pela Unesc
Foram 61 novos profissionais que colaram grau nesta terça-feira / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

"O que eu quero ser quando crescer?". Esta pergunta que sempre assusta e incomoda os adolescentes e jovens foi respondida na noite desta terça-feira (14/12), no auditório Ruy Hulse, por 61 novos profissionais. Em uma colação de grau presencial, transmitida pela Unesc TV no Youtube,  34 novos biomédicos e 27 psicólogos foram entregues ao mercado. 

Devido a formatura de um graduando cadeirante, Fernando Fols da Silva, o auditório e o cerimonial foram adaptados para que ele participasse da melhor forma possível e recebesse o seu certificado de conclusão do curso de Biomedicina.

A vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a agora psicóloga Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro foi a primeira a fazer uso da palavra e passar o recado como representante dos acadêmicos da Universidade. “Nos últimos dois anos enfrentamos grandes dificuldades e passamos por muitas lutas e estamos aqui hoje  e isso é uma conquista, porque resistimos. Meus parabéns aos acadêmicos que se reinventaram, que persistiram, pois cada um sabe qual foi a sua barreira e essas foram diversas. Parabéns aos professores, que graças à força e dedicação, se reinventaram nesse tempo de pandemia e não perderam a excelência em seu ensino e fizeram com tanto amor.  Pessoas grandes são aquelas que lutam pelos seus ideais e hoje eu vejo a prova disso aqui. Nós do DCE, esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas”, concluiu.

O discurso em duas vozes, representando todos os graduandos e graduandas da noite, foi realizado pelo bacharel em Biomedicina Jefté Macário Lourenço e pela bacharelanda de psicologia, Karen Kassandra Karkle. “Agradecemos imensamente a participação de todos os professores, familiares, amigos, tanto de forma online quanto presencialmente nesse momento muito importante para nós. Com certeza vocês tornam esse dia ainda mais especial. E também, agradecemos a Unesc, que com maestria nos acolheu e nos preparou por todos esses anos para as profissões que escolhemos”, destacaram.

“Meus caros colegas da Biomedicina, quatro anos se passaram até a data de hoje, e posso afirmar com toda a certeza do mundo que foram 4 anos muito intensos e cheios de desafios para todos nós. Acreditar que começamos juntos lá em 2018, sem nos conhecermos uns aos outros, e hoje, finalizamos juntos essa conquista”, relatou Jefté.

“E quanto a nós, agora... psicólogos? Desde a infância ouvimos uma pergunta sem refletir sobre o seu real significado: O que você quer ser quando crescer? Ao longo dos anos a resposta foi sendo modificada e ganhando novos contornos, até chegar aqui, na Universidade. No percurso, encontramos amigos, colegas, leituras e trabalhos que, muitas vezes, pareceram intermináveis. Encaramos cinco estágios para além da sala de aula, promovemos diálogos que, às vezes, se transformaram em discussões. O que você quer ser quando crescer? Hoje estendemos as mãos em juramento e afirmamos com ousadia o que queremos ser. As respostas infantis tomam hoje apenas um divertido lugar na memória, pois no presente se concretiza uma resposta: “Eu quero ser psicólogo”. Psicólogo gente, com técnica, com método, com teoria, com ciência, e como Jung disse, acima de tudo tocando almas humanas sendo apenas outra alma humana” refletiu Karen.

Paraninfa das duas turmas, a professora Flávia Karine Frigo, expressou sua gratidão por ser a escolhida de todos recém diplomados biomédicos e psicólogos da noite. “Que momento lindo e gratificante! Que orgulho vê-los aí. E quanta honra sinto por estar aqui, com vocês, nesse momento. Gratidão pela lembrança de meu nome, gratidão por acreditarem que algo que eu pense ou fale possa ser relevante para vocês, nesse dia tão especial. Há quem diga que o paraninfo é aquele que profere a última aula, talvez a mais difícil, já que vem acompanhada de lembranças saudosas. Minha dica para vocês, é de que sejam poetas livres de suas histórias, mas que usem essa liberdade com responsabilidade, com ética, e que jamais lhes falte energia para exercitar a generosidade, bondade e compaixão", aconselhou.

A presidente da sessão solene foi a professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc. Ela parabenizou os formandos e formandas com um recado de mãe para filho ou filha. “Um abraço muito afetuoso aos nossos mais novos graduados e graduadas em Biomedicina e Psicologia. Quero dizer da imensa alegria em compartilhar junto de vocês esta noite tão esperada e sobretudo especial. Sinto-me honrada e sobretudo lisonjeada e estar com vocês nessa noite, representando a nossa reitoria Luciane Ceretta, neste ato que é tão significativo.  Talvez hoje vocês estejam refletindo sobre o que passaram enquanto graduandos e graduados, mas tenho certeza que estão pensando também no que enfrentaram pela frente. Quando vocês tiverem medo, isso vocês terão, lembrem-se que o medo incapacita mas ele pode ser também a mola propulsora que os levará a desafios,  a superação e a grandes conquistas. Vocês se graduaram hoje e estes títulos que estão obtendo hoje é para auxiliar o outro. No cumprimento de seus juramentos, ajudarão a sociedade em suas necessidades, então sejam o tempero ideal na vida das pessoas. Sejam muito felizes! ”, ponderou.

A cerimônia ainda contou com a ilustre presença da representante do Conselho Estadual de Biomedicina, Simone Rossetto, que entregou aos concluintes seus registros provisórios do Conselho, para o exercício da profissão de biomédico.

Autoridades convidadas dos formandos de Biomedicina:

Patrono de Biomedicina: professor Hugo Galvane Zapelini

Homenageados de Biomedicina: professores Emanuel de Souza, Guilherme Bianchini e Bethina Trevisol Steiner

Autoridades convidadas dos formandos de Psicologia:

Patronesse de Psicologia: professora Graziela Amboni Machado Menezes

Homenageados de Psicologia: professoras Amanda Castro, Dipaula Minotto da Silva e Elenice de Freitas Sais

Relação dos formandos de Biomedicina:

Alice Ferreira Inácio

Aline Cristina Vieira de Lima

Ana Claudia Candido de Bittencourt

Angélica Gaspodini Zeferindo

Débora Silva da Conceição

Dhyana Iris Peruchi Bardini

Élsio Octávio Chipindo

Fabiana Capelani Borges

Fernanda Cechinel da Silva

Fernando Fóls da Silva

Gabriel Bis Meller

Isadora Btencourt Martins

Isadora Santa Helena Borges

Jaqueline Lineburguer

Jefté Macário Lourenço

Jéssica Kleber

Jorge Machado de Aguiar Geraldo

José Aldanir Ronzani

Karolyne de Piêri Pickler

Laís Bitencourt Dacorégio

Lara Lóss

Laura Colonetti

Luára Maria de Souza Rocha

Maíris Scarabelot Biella

Maria Laura Fraga Ghislandi

Maria Vitória Demétrio Silva

Mario Antonio Dagostin

Piêtro Coelho Zanatta

Taise de Souza Possamai Della

Thales Luis Martins

Viviane Colombo Cordova

Viviânia Ferreira Casagrande

Relação dos formandos de Psicologia:

Arthur Miguel Pedrí Gomes

Áudrey Costa Padilha

Beatriz da Silveira Luiz

Carlos Yhorra Velho Dos Santos

Carolina Scarpatto

Cintia Macedo Teixeira

Dáfne Gnoátto Freitas

Gabriel de Souza

Helena de Quadros Vicente

Julia França Ferreira

Kaciély da Silva Martins

Karen Kassandra Karkle

Kêimily Caetano Vieira

Larissa Mazzucco Bianco

Leonardo Colossi Torres

Leticia Hobold Kammer

Maiara Dias de Matos

Maria Antonia Denski Grings

Maria de Jesus Barros Náli

Maria Eduarda Delfino das Chagas

Maria Paula Costa Defáveri

Marina Barbosa Albano

Marizéli Santos da Silva

Priscila de Bem Geraldi

Valídia Helena Musskópf de Ramos

Vinicius Silva de Valentim

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 14:22
Compartilhar Comente

Unesc forma 56 novos profissionais da área da Saúde

Unesc forma 56 novos profissionais da área da Saúde
A noite foi especial para os formandos e formandas de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

“Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade…”.

“Prometo que, ao exercer a profissão de bacharel em Farmácia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência…”.

“Juro por Deus e minha família, diante dos meus mestres, que me dedicarei à Fisioterapia com honra e dignidade respeitando a vida humana…”.

Com esses três princípios de juramentos acima evocados pelos recém formados, a Unesc realizou na noite desta segunda-feira (13/12), de forma híbrida, no auditório Ruy Hulse, a colação de grau especial de sete formandos e formandas do curso de Enfermagem, 28 bacharelandos e bacharelandas do curso de Farmácia e 21 graduandos e graduandas do curso de Fisioterapia. O evento teve transmissão pela Unesc Tv no You Tube.

Toda formatura é um momento especial aos estudantes que atingem a conclusão do curso escolhido e a profissão almejada. Nessas horas de felicidade extrema, junto aos pais e mestres, se encerra mais uma etapa e inicia outra nova nas trajetórias pessoais e profissionais. Novos horizontes, novos rumos os aguardam agora, fora do campus da Universidade. Entre salas de aula, laboratórios e Clínicas integradas, muito conhecimento foi repassado pelos docentes para a capacitação de cada um.

No discurso das três turmas, realizado em duas vozes pelas oradoras bacharelandas Luana Budny Niero (Farmácia) e Vitória Lessa Ribeiro (Fisioterapia), o teor mesclou orgulho, despedidas, recordações e futuro.

“Hoje, estamos aqui formalmente para fechar mais um ciclo de nossas vidas, mas também para abrir um mundo de possibilidades. Hoje também é o dia de relembrarmos nossa trajetória e de fazer planos para o futuro. Tudo parece um sonho, um filme que assistimos e não vimos a hora passar! Lembramos da primeira prova, do primeiro trabalho, da primeira amizade e do primeiro contato com o paciente. Esse tão esperado por muitos, e tão temido por outros”, discursou Luana.

Futuro

As oradoras lembraram, ainda, a busca incessante pelo novo. "Foram anos de dedicação, e agora seguiremos em frente. Que sigamos em busca da zona de desconforto, pois é lá que iremos nos manter no caminho da evolução. É lá que iremos lembrar das pessoas que nos abriram caminhos e pensar naquelas que estão contando conosco para abrir os seus caminhos também. Lembrem-se, se o medo se instaurar, apegue-se a tudo que passamos para estarmos todos aqui hoje. Busquem possibilidades e não deixem que o medo os impeçam de tentar. A maior recompensa que podemos ter não é a financeira. Ela nos oferece, sim, infinitas possibilidades. Porém, são as conexões e os encontros que vamos somando durante a nossa trajetória que fazem tudo na vida valer a pena”, concluiu Vitória.

A professora e paraninfa de todas as graduandas e graduandos da noite, Flávia Karine Rigo, emocionada com o convite, iniciou a sua fala agradecendo. “Quando penso na responsabilidade deste discurso, me pergunto quais os motivos que os fizeram acreditar, que algo que eu possa pensar, falar ou expressar pode ser relevante nesse momento tão especial. Penso que a farmacologia, a fisiopatologia e a Enfermagem, nos uniu e fico muito feliz, porque isto me faz acreditar que eu consegui passar a importância delas na profissão de vocês, mas além disso, penso que nossa relação de respeito e de amizade, me trouxeram até aqui. Queridos bacharéis e bacharelandas, vocês escolheram trabalhar com saúde. E promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e amor.  A incerteza da continuidade da vida amedronta, fragiliza e vocês terão o poder de amenizar esse sofrimento, além de renovar a esperança da vida. O dia que pudermos entender que a promoção da saúde depende de uma equipe multiprofissional, só aí compreenderemos o real significado da palavra humildade”, avaliou.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Silveira Coelho Lopes, presidente da sessão solene, no uso da palavra, buscou refletir com todos sobre a conclusão de um ciclo. “A vida é feita de ciclos. Cada ciclo é orientado por propósitos que norteiam as nossas vidas. Hoje, todos vocês encerram um ciclo. A felicidade tem relação direta com os propósitos. São eles que sedimentam o seu caminhar, suas escolhas, seus objetivos e metas. A felicidade está estritamente vinculada ao significado que você dá a tudo o que te envolve e faz parte da sua estrutura de vida, Seja a familiar, a amorosa, a espiritual e a profissional. Porém, o que promove a consciência do significado da felicidade, é o conhecimento acumulado ao longo da sua vida e o que você se apropriará daqui pra frente", afirmou.

Ela foi adiante, com dicas muito claras aos novos profissionais. "São palavras que me representam muito como pessoa e profissional: sejam a diferença e façam a diferença; tenham propósitos! Uma vida sem propósito é vazia e sem cor; enxerguem o amanhã com otimismo e perseverança; planejem-se e construam uma história de vida alicerçada em valores e objetivos; e sejam conscientes que os desafios da vida nos preparam para enfrentar novos desafios amanhã e nos fortalecerem", elencou a pró-reitora.

Homenagens

A noite ainda foi reservada para as prestar o reconhecimento de gratidão prestados pelos formandos e formandas aos seus professores. Foram agraciados :

A paraninfa, Flávia Karine Rigo

Homenagens do curso de Enfermagem

Professores Jacks Sorato, Mariana Freitas Comin e Karina Cardoso Gulbis.

Homenagens do curso de Farmácia

Professores Silvia Dal Bó, Angela Erna Rossato, Larissa de Oliveira de Baptista e Hugo da Silva Dal Pont.

Homenagens do curso de Fisioterapia

A patronesse Hérica Salvaro Fernandes e as professoras Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal, Évelin Vicente e o professor Fernando Schmitz Figueiredo.

Relação de Formandos


Enfermagem:

Bruna Aparecida Ferreira de Lima
Daniele de Souza Justin
Eduarda de Souza Fontana
Géssica Justo Behenck
Ismael Gessé Cittadin
Juliana Madeira

Farmácia:

Aline Jeremias
Amanda Premoli Serafim
Ana Paula Luz Pinto
Bárbara da Costa Pereira
Cláudia Dagostin Thomasi
Cláudia Santos de Oliveira
Cristiéli de Oliveira dos Santos
Cristina Sabino Batista
Eduarda Bettiol
Eduardo Machado
Elianara Cardoso Motta
Gabriel Paulino Luiz
Gabriela Schaukoski
Gustavo Garbeloto Comelli
Júlia Amaral Paganini
Julia de Sá Garcia
Júlia Lisbôa dos Santos
Julia reiser tramontin
Kaline Bittencourt Nola
Laura Olivio Mondardo
Luana budny niero
Maria Eduarda Magnus Bauer
Mirela da Silva Rodrigues
Monique Rodrigues Nascimento
Pâmela Pereira Ramos
Rackel Machado Santini
Vitória Barreto Almeida
Viviane Aparecida da Silva

Fisioterapia:

Alessandra Langer Scheffer
Brenda Silvestre Rodrigues
Caroline Francisco Savi
Daniel Gustavo Trindade
Fernanda Tavares Pereira
Josilene Martins Fernandes Patricio
Larissa Fernandes Furlan
Laura de roch casagrande
Letícia Monteiro Bettiol
Leticia Sangaletti Elias
Luana Madeira
Luana Manoel Vieira
Luana Réus Garcia
Marina Nowasco da Silva
Natália dos Santos Marcelino
Patrícia Maria Fontanella Sachet
Pietra de Souza Trombin
Ramilla Rosso Possamai
Renata Gripaldi Liesch
Suélen dos Santos Nazário
Vitória Lessa Ribeiro

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 13:58
Compartilhar Comente