AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc entrega à sociedade 41 novos cirurgiões dentistas

Unesc entrega à sociedade 41 novos cirurgiões dentistas
A formatura foi realizada nesta sexta-feira(10/12) no auditório Ruy Hulse(Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Após 1.759 dias, a turma 013 do curso de Odontologia encerrou seu ciclo acadêmico na Unesc. Na tarde desta sexta-feira (10/12), 41 bacharéis receberam seus certificados de conclusão do curso em colação de grau especial realizada de forma híbrida, transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube direto do auditório Ruy Hulse. 

A partir de agora, os graduandos e graduandas são os mais novos cirurgiões dentistas de Criciúma e região. Mais uma vez a Unesc, uma Universidade comunitária, desenvolvedora de um trabalho social, entrega à sociedade profissionais altamente qualificados e preparados para exercerem com excelência a profissão juramentada.

A turma 013 é especial. No período dos cinco anos vivenciados no campus da Universidade, houve conquistas e perdas. Em um período turbulento com pandemia de Covid-19, sofreu um duro golpe há um ano, com o falecimento do professor Fabiano Goulart Azambuja, vítima do coronavírus. Para prestar uma singela homenagem póstuma ao mestre, a turma de formandos adotou o seu nome para esta data tão especial.

Em discurso emocionado, o orador da turma, Cristian da Silva Serpa, buscou transmitir em palavras tudo o que os concluintes vivenciaram desde fevereiro de 2017, quando iniciaram suas trajetórias pelo campus da Unesc. “Sabíamos que o caminho a ser trilhado seria longo, que exigiria sacrifícios, mas trazíamos a esperança no peito e a certeza de que o nosso sonho seria o bastante para suportarmos todas as dificuldades. Mas havia algo que não sabíamos: éramos todos absolutamente ingênuos. Hoje, porém, quando recordamos todas as dificuldades, sentimos o gosto da vitória ainda mais acentuado e percebemos um sentido que não conseguimos enxergar no início da nossa caminhada. É isso meus amigos agora bacharéis e bacharelas em odontologia, que a partir de hoje possamos transformar e fazer a vida de muitas pessoas mais feliz, através do sorriso”, explanou Cristian.

O professor  e paraninfo dos formandos, Luiz Gustavo Teixeira Martins, iniciou sua fala cumprimentando seus novos colegas de profissão. “Ser professor sempre foi meu sonho, pois acredito que uma das maiores contribuições que podemos dar para o mundo, é a educação. Dividir conhecimento, formar bons profissionais, cidadãos, isso nunca será em vão. Durante minha jornada como professor do curso de Odontologia da Unesc, sempre levo como dever, fazer com que os alunos aprendam da melhor maneira possível. O meu objetivo principal como docente é repassar todo conhecimento que tenho buscado ao longo dos anos, dedicados a essa profissão que tanto amo. Ser escolhido como paraninfo nunca foi e nunca será um objetivo, mas sim, mais uma fantástica consequência dessa maravilhosa jornada da vida. Esse tipo de homenagem me faz sentir o quanto vale a pena todo esse tempo destinado a docência e destinado a vocês. Espero poder ser para você espelho e exemplo, tanto quanto de alguns mestres que trago na memória e no coração”, falou.

A presidente da sessão solene e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, parabenizou a todos pelo momento especial vivenciado nesta data. “É de vocês a colheita principal deste momento. Por todo empenho, dedicação, referência boa formação familiar, com maiores dificuldades ou com menores dificuldades, que vocês ofereceram a estes agora bacharéis e bacharelas em odontologia. Nossos formados e formadas concluem uma importante etapa da sua jornada formativa. Uma delas, porque muitas outras ainda virão. E trago a frase célebre de Fernando Pessoa: 'fiquem certos certos a distância não diminui a importância'. Então, seguramente, vocês deixaram de compartilhar o aconchego da presença dos professores, da Universidade, de cada um de vocês, mas isso não diminuirá jamais a importância da trajetória construída e dos afetos compartilhados. A Universidade do Extremo Sul Catarinense é hoje, cada um e cada uma de vocês e reflete no olhar esperançoso, que cada um e cada uma carrega consigo. A cada formatura um sentimento nos emana, vindo dos formandos, esse sentimento, ele atende pelo nome de coragem para seguirmos adiante e esperança para acreditarmos em um futuro vindouro”, declarou.

A história se repete

Outro fato marcante registrado na colação da turma “Professor Fabiano Goulart Azambuja” foi a formatura da neta do primeiro cirurgião dentista diplomado de Criciúma, Oduvaldo Machado. Ele era graduado pela primeira turma de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. A bacharelanda Ana Paula Machado Barcelos recebeu o seu certificado das mãos da sua mãe e filha de Oduvaldo, que também é dentista, Graziela Machado Barcelos. 

Segundo Ana Paula, a mais nova dentista da família pretende seguir com muito orgulho os passos do avô, já falecido. “Meu avô era uma inspiração enorme para mim, por isso eu decidi seguir os passos dele e quero continuar seguindo cada vez mais. Ele sempre me inspirou e vai continuar me iluminando a cada dia, bem como minha mãe”, comentou.

Homenagem ao mestre

Como não poderia ser diferente, o orador da Turma 013 fez questão de lembrar os momentos vividos por todos com o professor Fabiano. “Você sempre será o nosso amigo, aquele que tínhamos confiança, parceria, e amizade. Como esquecer aquele professor da 4ª fase em fármaco e anestesio, durão, cheio de marra, bravo, que todos morriam de medo, mais depois nas práticas na clínicas integradas era o mais engraçado, sempre com suas histórias e brincadeiras que nos divertia nas manhãs e tarde do dia a dia clínico. A sua partida precoce nos faz meditar aquela canção 'Verdades do Tempo' de Thiago Brado, que diz: ‘Por isso ame mais, abrace mais. Pois não sabemos quanto tempo temos pra respirar. Fale mais, ouça mais. Vale a pena lembrar que a vida é curta demais’, comentou Serpa.

O paraninfo da turma, professor Luiz Gustavo, também fez a sua homenagem ao amigo e parceiro além da Universidade. “Não poderia deixar de falar sobre o nosso querido e saudoso professor Fabiano, meu grande amigo e parceiro. Certamente ele está aqui entre nós com alegria e o carisma que sempre foram característicos. Por isso quero agradecer, agradecer por tantos momentos de alegria, aprendizado e risadas compartilhadas em sua curta passagem, mas intensa ao nosso lado. Mantive com ele uma parceria profissional, provavelmente jamais encontrarei na minha vida, um profissional ético, competente e humano. Um professor merecedor de todas as homenagens, um cara com a bondade enorme, um coração gigante e de humildade sem igual. Vocês queridos formandos, que tiveram a honra de também conviver e aprender com ele, durante boa parte da graduação, sabem do que estou falando. Se espelhe nele e certamente serão grandes profissionais. Meu amigo Fabiano será sempre eterno em nossos corações”, registrou o paraninfo. 

A reitora Luciane Ceretta também fez a sua homenagem. “O Professor Fabiano Goulart Azambuja estará para sempre presente na melhor memória afetiva dos nossos corações e da nossa universidade. Um colega muito especial, um amigo pessoal, que hoje a professora Patrícia Just de Jesus Vanni representa merecidamente. Ela deve compartilhar comigo dessas mesmas emoções. Aproxima-se o dia 26 de dezembro, um dos dias mais difíceis das nossas vidas, incumbidos de dizer ao pai e a mãe que o seu filho, jovem e saudável, havia partido. São as vicissitudes que a vida nos coloca e seguramente vocês, na profissão que escolheram, terão muitos destes desafios. Que bom guardar na memória uma linda trajetória construída. Que assim seja também as nossas trajetórias”, destacou a reitora.

Homenageados da noite

Ao final do cerimonial, uma placa de homenagem póstuma foi recebida pela professora Patrícia Just de Jesus Vanni (representando o nome da turma, Fabiano Goulart Azambuja in memoriam).

Também receberam homenagens os professores e professoras Camila Gonçalves Savi, Luiz Felipe Búrigo Furlaneto,  Luiz Gustavo Martins e Felipe Cechinel Veronez.

Assista a cerimônia pelo canal da Unesc TV no Youtube.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 13:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário