Programa de Imersão Empresarial - PRIME IMPORTAÇÃO: possibilidades de inserção internacional via importação
O Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT foi idealizado em 2015 pelo Prof. Dr. Júlio C. Zilli no curso de Administração-Comércio Exterior. O LabGENINT tem por objetivo “Desenvolver proposições teóricas e aplicadas para a governança e gestão em negócios internacionais, envolvendo organizações públicas e privadas, a partir de um olhar sistêmico e colaborativo.”
Inserido neste laboratório, o Programa de Imersão Empresarial - PRIME tem por objetivo “Integrar a comunidade acadêmica com o setor produtivo, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, com atividades vivenciais e participativas.” E com enfoque na dinâmica importadora, o Programa de Imersão Empresarial - PRIME IMPORTAÇÃO tem por objetivo “Desenvolver um plano de internacionalização via importação (direta ou indireta) com a proposição de estratégias competitivas para as compras internacionais de pequenas e médias empresas potenciais importadoras.” O programa é desenvolvido no âmbito da disciplina "Laboratório de Importação “, inserida no processo de Curricularização da Extensão, na 7ª. fase do curso de Administração-Comércio Exterior sob a supervisão do Prof. Dr. Júlio C. Zilli.
Para participar do programa as empresas devem possuir CNPJ ativo e a possibilidade de importação de um produto, insumo ou equipamento. Micro, pequena, média ou grande empresas podem participar. A importação de serviço não está coberta pelo programa. O empresário deve estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com a equipe (pelo menos em 3 encontros in loco). Também é fundamental a sua participação no encontro final da UNESC. “Totalmente gratuito”, a empresa recebe ao final do atendimento (aprox. 3 meses) um Plano de Importação para orientar a sua inserção internacional.
O programa é desenvolvido em 5 etapas:
ETAPA I: Apresentação da proposta do PRIME Importação e das vantagens da prática importadora e a identificação do Perfil e Prontidão Inicial da empresa e assinatura da “Manifestação de Interesse” (visita in loco).
ETAPA 2: Conhecer a estrutura administrativa, comercial e produção, bem como a identificação de produtos, insumos e equipamentos para importação (visita in loco).
ETAPA 3: Apresentação do Diagnóstico de Governança, Gestão e Operações para a internacionalização via importação e do Plano de Trabalho (visita in loco). Dados iniciais do plano podem ser apresentados ao empresário.
ETAPA 4: Implementação do Plano de Trabalho nos laboratórios da UNESC. Questões específicas sobre a empresa/produto podem ser consultadas de forma remota com o empresário.
ETAPA 5: Entrega de um Plano de Importação ao empresário.
Nesta primeira edição do PRIME IMPORTAÇÃO, que ocorrerá durante o primeiro semestre de 2025, participam 4 empresas: VONSHÉR Cosméticos de Criciúma, INNPRO de Meleiro, ATON Robótica de Içara e METALCOL Equipamentos Industriais de Criciúma. No dia 10 de abril (quinta-feira), as equipes, compostas por 17 acadêmicos, colocaram em prática a primeira etapa do programa, por meio de reuniões in loco com os proprietários ou gerentes dos empreendimentos participantes.
Para a acadêmica Kariny Cavaler: “Participar da visita à empresa ATON Robótica, em Içara, foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto pessoal quanto academicamente. Ter contato direto com uma empresa com alto nível de inovação e tecnologia ampliou minha visão sobre as possibilidades do mercado internacional para empresas brasileiras. Fomos muito bem recebidos pela empresária, Sra. Geice Oliveira, que compartilhou conosco não apenas o funcionamento da empresa, mas também os desafios e estratégias que desenvolvem no dia a dia. Foi muito interessante ver, na prática, aquilo que estudamos em sala. O Programa PRIME, dentro da disciplina de Laboratório de Importação, está sendo uma oportunidade única de aplicar nossos conhecimentos em um projeto real, com o objetivo de desenvolver um plano de internacionalização que realmente possa contribuir com a empresa. Além disso, esse tipo de vivência nos aproxima muito mais do mercado e mostra como o que aprendemos pode (e deve) ser colocado em prática.”
Para o empresário Bruno Lima da VONSHÉR Cosméticos “A primeira reunião foi muito produtiva. A equipe de alunos demonstrou profissionalismo e domínio do projeto. O conhecimento a ser adquirido pode a curto ou longo prazo viabilizar oportunidades comerciais para a nossa empresa. Durante o encontro discutimos os desafios em uma importação, seja de matéria prima ou embalagens com um designer mais arrojado, o que pode trazer um diferencial para a nossa empresa”.
O acadêmico João De Nez afirma que “A visita à empresa VONSHÉR foi uma experiência enriquecedora, possibilitando o contato direto com os desafios enfrentados pela empresa, especialmente nas áreas de embalagem e matéria-prima. Destacaram-se as dificuldades com as tendências de moda e o controle de custos logísticos, além das exigências regulatórias da Anvisa. A troca com o empresário, Sr. Bruno Lima, proporcionou insights relevantes para pensarmos em soluções estratégicas voltadas à internacionalização. O encontro foi essencial para alinharmos os objetivos do projeto com as reais necessidades da empresa."
“A visita realizada ontem à METALCOL proporcionou a mim e aos meus colegas uma compreensão mais ampla do setor metalúrgico, além de nos permitir conhecer a visão do proprietário sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado internacional, especialmente no que diz respeito à melhoria e à agregação de valor aos produtos fabricados”, afirmou a acadêmica Yasmim Colombo. Também salientou que ao “Sair da sala de aula e vivenciar um ambiente diferente da rotina acadêmica nos permite enxergar a realidade das empresas e perceber que a internacionalização é, sim, uma possibilidade para todos os negócios, independentemente do porte ou do segmento em que atuam.”
Estes programas possibilitam a aproximação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação junto ao setor produtivo, reafirmando, deste modo, a missão da UNESC como uma universidade comunitária: "Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida". Ainda, "Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso socioambiental".
11 de abril de 2025 às 11:00
Newsletter
RSS