Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Goethe: uma uva com sentimento - perspectivas e desafios

Goethe: uma uva com sentimento - perspectivas e desafios
Mais imagens

Santa Catarina tem reconhecimento nacional e internacional pela qualidade dos vinhos que produz. E a região da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe está intimamente ligada à cultura e tradição na produção da uva e vinho Goethe (savoir faire ou fator humano), apresentando solos e condições climáticas distintas (fatores naturais).

O nome “Goethe” foi escolhido quando a variedade foi criada em 1851, pelo horticulturista Edward Staniford Rogers, na cidade de Salem (Massachusetts/EUA), em homenagem ao escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.

Esta variedade foi levada pelos imigrantes italianos quando chegaram ao Sul de Santa Catarina, sendo a única que se destacou, dentre as várias testadas, se adaptando bem ao solo e ao clima da região, com frutos de ótimo aroma e sabor. Há mais de um século é produzido o vinho da uva Goethe na região pelas famílias que se estabeleceram na Colônia Azambuja (Pedras Grandes) e, Urussanga fazia parte.

O vinho branco diferenciado foi apreciado pelo presidente Getúlio Vargas, o qual decretou que seria a bebida oficial do Palacio do Catete, na década de 1940.

O reconhecimento da “Indicação de Procedência” (IP) ocorreu em 2012, com a concessão do registro publicado na Revista de Propriedade Industrial do INPI, sob n°. 2.145, em 14 de fevereiro. Foi o reconhecimento da primeira indicação geográfica do Estado de Santa Catarina.

Após o reconhecimento da IPVUG foi possível observar algumas vantagens econômicas importantes. Já após dois anos de concessão do registro, as vinícolas começam a perceber um aumento nas vendas do vinho Goethe em média 20% e, dos espumantes, por volta de 30%, segundo apontado pelo presidente da ProGoethe na época, Renato Damian. Estes produtos colocados no mercado são controlados pelo Conselho Regulador (CR) a partir das normas implementadas pelo Caderno de Especificações Técnicas (CET).

São reconhecidas como vantagens da IPVUG: reconhecimento da identidade cultural do território como diferencial competitivo; valorização do produto e da sua terra; divulgação de seus produtos; melhoria qualitativa dos produtos, bem como o padrão tecnológico; preservação das características e da tipicidade dos produtos, que constituem num patrimônio de cada região, entre outros.

Considera ainda, outro reflexo importante do reconhecimento da IPVUG, se refere ao acesso a novos mercados. Este fato possibilitou que as vinícolas comercializem seus produtos para fora do estado de Santa Catarina (tais como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, entre outros).

 E, uma nova possibilidade tem se construído para os produtores da região da IPVUG, a partir do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX Criciuma/Lages, coordenado pelo Prof Dr. Júlio César Zilli e vinculado à Apex Brasil e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), quando se propõe novos nichos para o mercado internacional, tais como Hong Kong e Coréia do Sul.

Portanto, se infere que as indicações geográficas (IG’s) possibilitam o desenvolvimento territorial aproveitando o conjunto natural da sua região, o patrimônio histórico, o saber fazer, criando um “processo de qualificação” que permite uma adequada colocação de seus produtos em mercados dinâmicos, as habilidades artísticas, culinárias e a tradição folclórica de uma determinada população, em busca da melhoria da qualidade de vida.

ADRIANA CARVALHO PINTO VIEIRA

Bolsista de Pós-doutorado Sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED).

Especialista em Indicação Geográfica e colaboradora externa do projeto de extensão "Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC."

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC.

Liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, o projeto aprovado via Edital nr. 358/2020, tem por objetivo desenvolver atividades de extensão industrial universitária qualificando produtores rurais - vitivinicultores – no empreendedorismo internacional, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio para Exportação, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

A partir do objetivo geral, delimitou-se os seguintes objetivos específicos:

a) Capacitar a equipe de extensão quanto a Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe - IPVUG;
b) Diagnosticar a situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
c) Elaborar um plano de trabalho a partir da situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
d) Realizar a qualificação dos proprietários rurais quanto ao empreendedorismo e acesso aos mercados internacionais;
e) Desenvolver o plano de negócios para exportação do empreendimento, considerando o alinhamento com as estratégias de negócios do IPVUG, respeitando as individualidades culturais dos envolvidas.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 16 de março de 2023 às 11:46
Compartilhar

PEIEX Criciúma/UNESC presente na Expolages 2022

PEIEX Criciúma/UNESC presente na Expolages 2022
Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (14.10.2022), Mateus Simôes, técnico extensionista do Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX Criciúma (polo em Lages) esteve participando da Expolages 2022, realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages/SC. Na oportunidade, nosso técnico esteve acompanhado pela Profa. Lilia Kanan/Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Prof. Kaio Amarante/reitor e pelo Prof. Alexandre Venção/ Pró-reitor de Ensino, ambos da UNIPLAC.

De acordo com o Coordenador do programa, Prof. Dr. Júlio César Zilli "Neste 2o. ciclo (2022-2024) estaremos presentes também na região serrana, por meio de um polo em Lages. Para tanto, efetuamos um convênio interinstitucional com a UNIPLAC, o que fortalecerá a execução do programa na Associação dos Municípios da Região Serrana - AMURES. O PEIEX Criciúma continuara seu trabalho de qualificação para exportação nas empresas localizadas no Sul catarinense, abarcando a AMUREL, AMREC e AMESC, com a meta de qualificar 150 empresas."

Sobre o PEIEX

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a um determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Mais informações sobre a atuação do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e as formas de participar podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net/peiex, no e-mail: peiex.criciuma@unesc.net, ou pelo telefone 48 3431-4516. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) também é possível encontrar os perfis e acompanhar os trabalhos da equipe. 

Por: Júlio César Zilli - GENINT 15 de outubro de 2022 às 00:11
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão do Núcleo de Estudos GENINT participam da Mostra de Extensão da UNISINOS

Projetos de Extensão do Núcleo de Estudos GENINT participam da Mostra de Extensão da UNISINOS
Mais imagens

Durante os dias 06 e 10/06, aconteceu o Conexão Pesquisa da UNISINOS, com o objetivo de permitir aos alunos de final de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, o debate de diferentes temáticas no contexto do ensino superior, usufruindo de conteúdos relevantes e, também, entender sobre o que é a pesquisa na Universidade, como ela acontece e como se pode fazer parte dela, promovendo a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. 

Com o tema “Extensão: educação para a vida”, a Mostra de Extensão pretende reafirmar a extensão como um potente modo de aprendizagem em temas transversais e essenciais para a construção da cidadania. Mais do que desenvolver profissionalmente, a extensão pretende oportunizar vivências que serão levadas para toda a vida, contribuindo para uma formação humanista e solidária.  Além disso, a MEx vai estimular a reflexão sobre a extensão na formação universitária e possibilitar, a partir de apresentação de experiências extensionistas, a ressignificação das categorias tempo, espaço e formação para além da Universidade. Ainda, ela fomenta a participação em programas e projetos promovidos pela Unisinos, estabelecendo diálogos com outras instituições de ensino superior comunitárias e, assim, integrar a Universidade e a sociedade em um local reflexivo e transformador. 

Núcleo de Estudos Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC particiou com os seguintes projetos de extensão:

a) Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX Criciúma - convênio GENINT/UNESC e Apex Brasil com a coordenação do Prof. Dr. Júlio César Zilli e monitoria da Profa. Janini Borba.

b) Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC com a coordenação do Prof. Dr. Júlio César Zilli, bolsistas Mariana Vargas de Oliveira e VIctor Hugo Bongiolo e as proffs. Janini Borba e Adriana Carvalho Pinto Vieira.

Parabenizamos a todos pelo empenho e dedicação.

Mais informações: O

Por: Júlio César Zilli - GENINT 10 de junho de 2022 às 22:52
Compartilhar Comente

Egressas participam do Programa Prata da Casa da Unesc

Egressas participam do Programa Prata da Casa da Unesc
Mais imagens

O programa “Prata da Casa” dos Cursos de Administração e Comércio Exterior da Unesc, em parceria com o Programa de Qualificação para Exportação (PEiEX), Gestão e Estratégia em Negócios Internacional (Genint) e com apoio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias recebeu na noite desta sexta-feira (03/06), as egressas e empresárias de Nova Veneza, Larissa e Luana Bortolotto, Administradora de Empresas e Advogada, respectivamente.

A palestra foi realizada na sala 104 do Bloco R1 para os acadêmicos do curso de Administração. Durante encontro, as egressas relataram as experiências adquiridas nos empreendimentos da família. Hoje, somam-se quatro estabelecimentos conhecidos na região: Ristorante Veneza, Hotel Bormon, Casas de Pedras e Receitas da Nonna Luiza.

Texto: Décio Batista/Agecom/Unesc

PRATA DA CASA

Programa Prata da Casa, idealizado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, visa compartilhar conhecimentos e experiências de egressos, proporcionando uma visão sistêmica do mercado de trabalho, bem como a inserção dos acadêmicos no mercado de atuação da profissão. Os egressos fortalecem o vínculo com a universidade, retornando ao ambiente acadêmico para socializar suas experiências e oportunidades oferecidas no atual contexto socioeconômico.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 10 de junho de 2022 às 22:47
Compartilhar Comente