Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Universidades comunitárias se unem em pesquisa sobre governança e inovação

Universidades comunitárias se unem em pesquisa sobre governança e inovação
Mais imagens

Uma parceria entre universidades comunitárias de Santa Catarina promete lançar luz sobre um tema estratégico para o desenvolvimento econômico: a maturidade da governança corporativa e o desempenho em inovação das pequenas e médias empresas (PMEs) no processo de internacionalização.

O estudo está sendo conduzido pelo Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGenint) da Unesc, sob coordenação do professor doutor Júlio César Zilli, em colaboração com pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), aprovado por meio do Edital nº 51/2024 do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio a Grupos de Pesquisa da Acafe.

Conforme Júlio César, a pesquisa busca responder à questão “qual é a maturidade da governança e do desempenho em inovação para a internacionalização das PMEs do Sul, Norte e Oeste catarinense?”.

“Para isso, foram definidos objetivos específicos, como: caracterizar o contexto empresarial e o modelo de governança das empresas analisadas; identificar estratégias, modos de entrada e posicionamento no mercado externo; destacar o ingresso e a participação das empresas em mercados internacionais; mapear práticas inovadoras relacionadas ao comércio exterior e compreender as redes de cooperação que sustentam essas práticas”, salienta.

A pesquisa conta com a participação dos professores Elenice Padoin Juliani e Fernando Locks Machado, também vinculados à Unesc, além de Germano Gehrke, da Furb, e da professora Inocência Dalbosco, da Unoesc, tendo ainda a colaboração da pesquisadora Janini Borba.

Com metodologia quantitativa, o estudo prevê ouvir 150 empresas, selecionadas a partir de um universo de 300 organizações participantes do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em Criciúma, Chapecó e Blumenau.

Relevância para a sustentabilidade e para os ODS

O projeto, conforme o professor, está alinhado a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): indústria, inovação e infraestrutura; parcerias e meios de implementação; e cidades e comunidades sustentáveis. No âmbito do ESG, a iniciativa conecta-se especialmente aos eixos social e governança, fortalecendo práticas que contribuem para o crescimento responsável e sustentável.

Fonte: https://noticias.unesc.net/pesquisa/2025/09/04/universidades-comunitarias-se-unem-em-pesquisa-sobre-governanca-e-inovacao/

Por: Júlio C. Zilli - LabGENINT 06 de setembro de 2025 às 05:11
Compartilhar Comente

Programa e estudos do LabGENINT recebem Menção Honrosa

Programa e estudos do LabGENINT recebem Menção Honrosa
Mais imagens

Na tarde desta sexta-feira (18.10.2024), o Prof. Dr. Júlio C. Zilli  recebeu "Menção Honrosa" pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito da extensão e também por dois trabalhos (Programa de Qualificação para Exportação: bolsista Janini Borba e os Municípios da AMURES no contexto internacional: bolsista Pamela Oliveira) destaques na Semana de Ciência e Tecnologia SCT Unesc - edição 2023.

Agradecemos a Unesc pelo investimento constante no ensino, pesquisa e extensão e parabenizamos o professor e os alunos de iniciação científica pela dedicação e comprometimento.

Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 24 de novembro de 2024 às 10:00
Compartilhar Comente

I Connect SC: Unesc promove evento para impulsionar a internacionalização

I Connect SC: Unesc promove evento para impulsionar a internacionalização
Mais imagens

Com objetivo de promover a internacionalização de Santa Catarina por meio da conexão entre pesquisadores; docentes; estudantes; profissionais e empreendedores, a Unesc recebeu, nesta quarta-feira (2/10), a primeira edição do Connect SC, evento promovido pelo LabGENINT - Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais, liderado pelo Prof. Dr. Júlio C. Zilli, em parceria com o curso de Administração e Comércio Exterior. 

São dois dias de painéis e palestras, sendo que a apresentação que abriu a iniciativa foi conduzida pela Presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maitê Bustamante.

Ao reunir diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento visa difundir conhecimento em diversas áreas e impulsionar a produção e disseminação de pesquisas que fortaleçam a inovação, gerem novos saberes e estabeleçam parcerias estratégicas.

Recebemos o fomento da Fapesc para realizar o evento nestes dois dias, o que demonstra a qualidade da programação e como a Unesc também está inserida na comunidade. Temos a participação aqui da Fiesc, na pessoa da doutora Maitê Bustamante, que é a presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade. Temos ainda a participação da IDB do Brasil, uma das maiores redes de Santa Catarina”, relatou o coordenador do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Julio Cesar Zilli.

Ao reunir diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento, que ocorre continua nesta quinta-feira (3/10), visa difundir conhecimento em diversas áreas e impulsionar a produção e disseminação de pesquisas que fortaleçam a inovação e estabeleçam parcerias estratégicas.

O curso de Comércio Exterior completa 25 anos e foi pensado no fim da década de 1990 para cobrir a lacuna de internacionalização das empresas na época. No ano passado, nós chegamos a mil egressos e o Peiex impulsionou a demanda. Grande parte dos acadêmicos que estão no início do curso já entraram aqui com essa iniciativa funcionando”, comentou o coordenador do curso, Edson Firmino.

Além da palestra “Ecossistema de Internacionalização de Santa Catarina”, proferida por Maitê Bustamante, a noite dessa quarta-feira contou com o painel “Perspectivas e oportunidades no contexto dos negócios internacionais”, que teve mediação do pelo Head de Marketing, Pessoas e ESG, Khaled Salama e  os painelistas Erick Isoppo, da IDB do Brasil Trading e Marcelo Arruda, da BellaArt Décor.

Já nesta quinta-feira (3/10), ocorre a palestra “Propriedade Intelectual para a Gestão da Inovação em negócios globais”, de Araken Lima, do INPI de Florianópolis, além de um talk show com o tema “Desafios e potencialidades para a internacionalização de empresas catarinenses”, que acontece a partir das 20h30min.

Maitê Bustamante lembrou que Santa Catarina representa 1,1% do território nacional, 3,7% da população nacional e 4,8% do Produto Interno do Bruto (PIB), do Brasil. “Os números nos trazem alguns significados como, por exemplo, de que estamos em pleno emprego pelo quinto ano seguido. Possuímos a menor taxa de informalidade de todo o país: 0,99%”, relatou.

Sobre as exportações catarinenses, a palestrante lembrou que o país para o qual Santa Catarina mais vende é os Estados Unidos, além de explicar a forma como o Sistema Fiesc atua.

Adaptado da Fonte: https://noticias.unesc.net/institucional/eventos/2024/10/03/unesc-promove-evento-para-impulsionar-a-internacionalizacao/

Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 05 de outubro de 2024 às 19:48
Compartilhar Comente

Projeto de extensão nos Vales da Uva Goethe na Rádio Onda Jovem em Forquilhinha

Projeto de extensão nos Vales da Uva Goethe na Rádio Onda Jovem em Forquilhinha
Mais imagens

Nesta quinta-feira (03.10.2024), o Prof. Dr. Júlio C. Zilli, líder do LabGENINT e coordenador do projeto de extensão "Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe - SC" esteve na Rádio Onda Jovem em Forquilhinha, apresentando a comunidade o livro "IG VALES DA UVA GOETHE: DA HISTÓRIA A CONSOLIDAÇÃO DO REGISTRO" e também conversando sobre as oportunidades para o desenvolvimento de uma região via IG.

Parabenizamos ao professor, alunos e aos Vales da Uva Goethe pelo projeto.

Acesse o link: https://lnkd.in/dcJMEcrW

Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 05 de outubro de 2024 às 19:42
Compartilhar Comente

Líder do LabGENINT recebe placa de reconhecimento pelos trabalhos à frente do PEIEX Criciúma

Líder do LabGENINT recebe placa de reconhecimento pelos trabalhos à frente do PEIEX Criciúma
Mais imagens

Compartilhamos com a rede registros do cerimonial de encerramento do atendimento nas empresas do Programa PEIEX Criciúma. No ciclo 2022-2024 foram qualificadas 155 empresas, das quais aprox. 40 empresas conseguiram exportar seus produtos e serviços de forma segura e planejada.

Na oportunidade, o Coordenador Geral do PEIEX CriciúmaProf. Dr. Júlio C. Zilli, recebeu uma placa de reconhecimento pelo seus trabalhos à frente do programa desde 2019.

Agradecemos a ApexBrasil, a Unesc, a Uniplac, o comitê consultivo do programa, a comunidade do Sul e serra catarinense e toda a equipe do PEIEX Criciúma pelo suporte e engajamento na execução do programa. A programa já existe no Sul catarinense a 5 anos, e neste período já foram qualificadas aprox. 300 empresas, das quais mais de 90 empresas conseguiram exportar seus produtos e serviços.

Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 05 de outubro de 2024 às 19:37
Compartilhar Comente