Universidades comunitárias se unem em pesquisa sobre governança e inovação
Uma parceria entre universidades comunitárias de Santa Catarina promete lançar luz sobre um tema estratégico para o desenvolvimento econômico: a maturidade da governança corporativa e o desempenho em inovação das pequenas e médias empresas (PMEs) no processo de internacionalização.
O estudo está sendo conduzido pelo Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGenint) da Unesc, sob coordenação do professor doutor Júlio César Zilli, em colaboração com pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), aprovado por meio do Edital nº 51/2024 do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio a Grupos de Pesquisa da Acafe.
Conforme Júlio César, a pesquisa busca responder à questão “qual é a maturidade da governança e do desempenho em inovação para a internacionalização das PMEs do Sul, Norte e Oeste catarinense?”.
“Para isso, foram definidos objetivos específicos, como: caracterizar o contexto empresarial e o modelo de governança das empresas analisadas; identificar estratégias, modos de entrada e posicionamento no mercado externo; destacar o ingresso e a participação das empresas em mercados internacionais; mapear práticas inovadoras relacionadas ao comércio exterior e compreender as redes de cooperação que sustentam essas práticas”, salienta.
A pesquisa conta com a participação dos professores Elenice Padoin Juliani e Fernando Locks Machado, também vinculados à Unesc, além de Germano Gehrke, da Furb, e da professora Inocência Dalbosco, da Unoesc, tendo ainda a colaboração da pesquisadora Janini Borba.
Com metodologia quantitativa, o estudo prevê ouvir 150 empresas, selecionadas a partir de um universo de 300 organizações participantes do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em Criciúma, Chapecó e Blumenau.
Relevância para a sustentabilidade e para os ODS
O projeto, conforme o professor, está alinhado a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): indústria, inovação e infraestrutura; parcerias e meios de implementação; e cidades e comunidades sustentáveis. No âmbito do ESG, a iniciativa conecta-se especialmente aos eixos social e governança, fortalecendo práticas que contribuem para o crescimento responsável e sustentável.
Fonte: https://noticias.unesc.net/pesquisa/2025/09/04/universidades-comunitarias-se-unem-em-pesquisa-sobre-governanca-e-inovacao/
Por: Júlio C. Zilli - LabGENINT 06 de setembro de 2025 às 05:11Programa e estudos do LabGENINT recebem Menção Honrosa
Na tarde desta sexta-feira (18.10.2024), o Prof. Dr. Júlio C. Zilli recebeu "Menção Honrosa" pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito da extensão e também por dois trabalhos (Programa de Qualificação para Exportação: bolsista Janini Borba e os Municípios da AMURES no contexto internacional: bolsista Pamela Oliveira) destaques na Semana de Ciência e Tecnologia SCT Unesc - edição 2023.
Agradecemos a Unesc pelo investimento constante no ensino, pesquisa e extensão e parabenizamos o professor e os alunos de iniciação científica pela dedicação e comprometimento.
Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 24 de novembro de 2024 às 10:00I Connect SC: Unesc promove evento para impulsionar a internacionalização
Com objetivo de promover a internacionalização de Santa Catarina por meio da conexão entre pesquisadores; docentes; estudantes; profissionais e empreendedores, a Unesc recebeu, nesta quarta-feira (2/10), a primeira edição do Connect SC, evento promovido pelo LabGENINT - Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais, liderado pelo Prof. Dr. Júlio C. Zilli, em parceria com o curso de Administração e Comércio Exterior.
São dois dias de painéis e palestras, sendo que a apresentação que abriu a iniciativa foi conduzida pela Presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maitê Bustamante.
Ao reunir diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento visa difundir conhecimento em diversas áreas e impulsionar a produção e disseminação de pesquisas que fortaleçam a inovação, gerem novos saberes e estabeleçam parcerias estratégicas.
“Recebemos o fomento da Fapesc para realizar o evento nestes dois dias, o que demonstra a qualidade da programação e como a Unesc também está inserida na comunidade. Temos a participação aqui da Fiesc, na pessoa da doutora Maitê Bustamante, que é a presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade. Temos ainda a participação da IDB do Brasil, uma das maiores redes de Santa Catarina”, relatou o coordenador do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Julio Cesar Zilli.
Ao reunir diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento, que ocorre continua nesta quinta-feira (3/10), visa difundir conhecimento em diversas áreas e impulsionar a produção e disseminação de pesquisas que fortaleçam a inovação e estabeleçam parcerias estratégicas.
“O curso de Comércio Exterior completa 25 anos e foi pensado no fim da década de 1990 para cobrir a lacuna de internacionalização das empresas na época. No ano passado, nós chegamos a mil egressos e o Peiex impulsionou a demanda. Grande parte dos acadêmicos que estão no início do curso já entraram aqui com essa iniciativa funcionando”, comentou o coordenador do curso, Edson Firmino.
Além da palestra “Ecossistema de Internacionalização de Santa Catarina”, proferida por Maitê Bustamante, a noite dessa quarta-feira contou com o painel “Perspectivas e oportunidades no contexto dos negócios internacionais”, que teve mediação do pelo Head de Marketing, Pessoas e ESG, Khaled Salama e os painelistas Erick Isoppo, da IDB do Brasil Trading e Marcelo Arruda, da BellaArt Décor.
Já nesta quinta-feira (3/10), ocorre a palestra “Propriedade Intelectual para a Gestão da Inovação em negócios globais”, de Araken Lima, do INPI de Florianópolis, além de um talk show com o tema “Desafios e potencialidades para a internacionalização de empresas catarinenses”, que acontece a partir das 20h30min.
Maitê Bustamante lembrou que Santa Catarina representa 1,1% do território nacional, 3,7% da população nacional e 4,8% do Produto Interno do Bruto (PIB), do Brasil. “Os números nos trazem alguns significados como, por exemplo, de que estamos em pleno emprego pelo quinto ano seguido. Possuímos a menor taxa de informalidade de todo o país: 0,99%”, relatou.
Sobre as exportações catarinenses, a palestrante lembrou que o país para o qual Santa Catarina mais vende é os Estados Unidos, além de explicar a forma como o Sistema Fiesc atua.
Adaptado da Fonte: https://noticias.unesc.net/institucional/eventos/2024/10/03/unesc-promove-evento-para-impulsionar-a-internacionalizacao/
Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 05 de outubro de 2024 às 19:48Projeto de extensão nos Vales da Uva Goethe na Rádio Onda Jovem em Forquilhinha
Nesta quinta-feira (03.10.2024), o Prof. Dr. Júlio C. Zilli, líder do LabGENINT e coordenador do projeto de extensão "Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe - SC" esteve na Rádio Onda Jovem em Forquilhinha, apresentando a comunidade o livro "IG VALES DA UVA GOETHE: DA HISTÓRIA A CONSOLIDAÇÃO DO REGISTRO" e também conversando sobre as oportunidades para o desenvolvimento de uma região via IG.
Parabenizamos ao professor, alunos e aos Vales da Uva Goethe pelo projeto.
Acesse o link: https://lnkd.in/dcJMEcrW
Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 05 de outubro de 2024 às 19:42Líder do LabGENINT recebe placa de reconhecimento pelos trabalhos à frente do PEIEX Criciúma
Compartilhamos com a rede registros do cerimonial de encerramento do atendimento nas empresas do Programa PEIEX Criciúma. No ciclo 2022-2024 foram qualificadas 155 empresas, das quais aprox. 40 empresas conseguiram exportar seus produtos e serviços de forma segura e planejada.
Na oportunidade, o Coordenador Geral do PEIEX Criciúma, Prof. Dr. Júlio C. Zilli, recebeu uma placa de reconhecimento pelo seus trabalhos à frente do programa desde 2019.
Agradecemos a ApexBrasil, a Unesc, a Uniplac, o comitê consultivo do programa, a comunidade do Sul e serra catarinense e toda a equipe do PEIEX Criciúma pelo suporte e engajamento na execução do programa. A programa já existe no Sul catarinense a 5 anos, e neste período já foram qualificadas aprox. 300 empresas, das quais mais de 90 empresas conseguiram exportar seus produtos e serviços.
Por: Júlio César Zilli - LabGENINT 05 de outubro de 2024 às 19:37
Newsletter
RSS