Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Indicações Geográficas de Santa Catarina

Indicações Geográficas de Santa Catarina
Mais imagens

A Indicação Geográfica (IG) é um sinal distintivo, passível de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A IG identifica um produto ou serviço como originário de um local, quando determinada reputação, característica e qualidade possam ser vinculadas essencialmente à sua origem geográfica. Atualmente, Santa Catarina possui sete registros de Indicações Geográficas:

5 registros de Denominação de Origem (DO):

Banana da Região de Corupá (SC);
Queijo Artesanal Serrano Brasileiro, dos Campos de Cima da Serra (SC/RS);
Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro (PR/SC/RS);
Maçã Fuji da Região de São Joaquim (SC);
Erva-mate do Planaldo Norte Catarinense (SC).

2 registros de Indicação de Procedência (IP)

Vales da Uva Goethe, para vinhos e espumantes de Uva Goethe (SC);
Vinhos de Altitude de Santa Catarina (SC).

Destacaremos na seguência as principais características de cada IG:

Indicação Geográfica Banana da Região de Corupá (DO): A IG foi registrada em 2018. A Denominação de Origem da Banana da Região de Corupá possui uma área de 857,3 km² distribuídos pelos municípios catarinenses de Schroeder, Jaraguá do Sul, Corupá e São Bento do Sul.  As bananas produzidas na Região de Corupá são caracterizadas por um sabor doce mais pronunciado, sendo esse um dos aspectos mais importantes nos atributos sensoriais reconhecidos pelos consumidores.

Indicação Geográfica Queijo Artesanal Serrano Brasileiro (DO): A região dos Campos de Cima da Serra compreende o Planalto Sul de Santa Catarina e o Nordeste do Rio Grande do Sul, uma área de 34.372 km² que abrange 34 municípios, sendo 18 catarinense e 16 gaúchos. A IG foi conquistada em 2020 e a textura amanteigada, o aroma e o sabor que se acentuam com a maturação são algumas características que diferenciam esse queijo dos demais artesanais do Brasil.

Indicação Geográfica Mel de Melato da Bracatinga (DO): A IG do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro, abrange uma área de 134 municípios, sendo 107 de Santa Catarina, 12 do Paraná e 15 do Rio Grande do Sul. Este é um produto único, que só é produzido em condições específicas de clima, altitude e localização geográfica.

Indicação Geográfica Maçã Fuji da Região de São Joaquim (DO): A maçã Fuji da Região de São Joaquim é uma Indicação Geográfica na categoria de Denominação de Origem (DO), e abrange uma área de 4.928 km² nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel. A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato, sabor, entre outras.

Indicação Geográfica Erva-Mate do Planaldo Norte Catarinense (DO): A indicação abrange os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, Timbó Grande, Três Barras e parcialmente os municípios de Caçador, Calmon, Campo Alegre, Itaiópolis, Lebon Régis, Santa Cecília, Santa Terezinha e São Bento do Sul. A Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense caracteriza-se por ser cultivada em ambiente de sombra esparsa junto à Mata de Araucária. A Erva apresenta maior nível de doçura e menor amargor, quando comparada às amostras das outras regiões, gerando o sabor suave específico e mais valorizado no mercado.

Indicação Geográfica Vinho dos Vales da Uva Goethe (IP): A região dos Vales da Uva Goethe está situada na porção sul do litoral catarinense, no início das elevações da Serra Geral, compreendendo os municípios de: Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A IG foi recebida em 2012 e a busca pelo reconhecimento consolidou a organização dos produtores e o estabelecimento do ecoturismo.

Indicação Geográfica Vinhos de Altitude de Santa Catarina (IP): Os vinhos produzidos na Indicação Geográfica Vinhos de Altitude de Santa Catarina, são dos seguintes tipos: Vinho Fino e Vinho Nobre Tinto; Vinho Fino e Vinho Nobre Branco; Espumante Natural; e Vinho Moscatel Espumante. A área geográfica abrange a extensão de 29 municípios de Santa Catarina, em áreas acima de 900m de altitude, totalizando 19.676 km2 (20% do território catarinense).

Conteúdo produzido pela bolsista do projeto de extensão nos Vales da Uva Goethe, Isabela Venson, acadêmica do curso de Administração-Comércio Exterior/UNESC.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC.

Liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, o projeto aprovado via Edital nr. 358/2020, tem por objetivo desenvolver atividades de extensão industrial universitária qualificando produtores rurais - vitivinicultores – no empreendedorismo internacional, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio para Exportação, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

A partir do objetivo geral, delimitou-se os seguintes objetivos específicos:

a) Capacitar a equipe de extensão quanto a Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe - IPVUG;
b) Diagnosticar a situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
c) Elaborar um plano de trabalho a partir da situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
d) Realizar a qualificação dos proprietários rurais quanto ao empreendedorismo e acesso aos mercados internacionais;
e) Desenvolver o plano de negócios para exportação do empreendimento, considerando o alinhamento com as estratégias de negócios do IPVUG, respeitando as individualidades culturais dos envolvidas.

05 de setembro de 2022 às 09:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário