Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Membros do GENINT/UNESC lançam e-book que retrata o perfil internacional das empresas exportadoras da AMREC

Membros do GENINT/UNESC lançam e-book que retrata o perfil internacional das empresas exportadoras da AMREC
Mais imagens

Na noite dessa quarta-feira (26.05.2021) aconteceu o lançamento do e-book  intitulado “Do Sul Catarinense (AMREC) para o Mundo: Exportação de Práticas e Soluções Inovadoras” idealizado pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – GENINT (www.unesc.net/genint), liderado pelo Prof. Msc. Júlio César Zilli - devidamente cadastrado no CNPq e vinculado à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Com o apoio da UNESC, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), por meio da chamada pública 06/2017,a pesquisa objetivou “averiguar se as práticas inovadoras potencializam a internacionalização das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina”, com enfoque para os resultados obtidos a partir das contribuições de 47 empresas exportadoras pertencentes à Associação do Municípios da Região Carbonífera (AMREC).

Sob a coordenação do Prof. Msc. Júlio César Zilli, a pesquisa foi desenvolvida com apoio de outros três membros do GENINT: Prof. Valdir Scarduelli Neto, Fernando Locks Machado e Profa. Janini Cunha de Borba.

Para a Profa. Dra. Maria Teresa Bustamante, doutora em Administração de Empresas (Universidade Positivo) e consultora de Comércio Exterior e Relações Internacionais, que assina o prefácio do livro “A qualidade da formulação e resultados da pesquisa atestam a seriedade com que o Prof. Msc. Júlio César Zilli e os membros do GP-GENINT, Prof. Valdir Scarduelli Neto, Fernando Locks Machado e Janini Cunha de Borba dedicam seu tempo a causa da internacionalização das empresas catarinenses e, por isso, congratulo a excelência do trabalho executado, agora, à disposição do universo do conhecimento.”

Para o Mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Msc. Natalino Uggioni, que escreveu a apresentação do e-book ““A fonte da inovação e de criatividade nas empresas são as pessoas e o ambiente favorável para que estas apresentem suas ideias; as pessoas se sentem bem quando podem dar sugestões, propor projetos inovadores e, quanto mais favorável for o ambiente na empresa, quanto mais qualificados e preparados estiverem suas equipes, maiores serão as chances de que surjam muitas ideias e, dentre elas, algumas ideias inovadoras que, uma vez implementadas, contribuirão para a melhoria da competitividade e, quem sabe, sua internacionalização.”  

A contracapa foi escrita pelo Prof. Dr. Silvio Bitencourt da Silva, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. “Estou certo que o olhar lançado sobre as práticas inovadoras e sua capacidade de potencializar a internacionalização das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina, possibilitará tanto para acadêmicos quanto para gestores a compreensão de novos e valiosos discernimentos que apoiarão as organizações que buscam o caminho da internacionalização ou que desejam ir além a partir de suas próprias experiências.”

O livro poderá ser encontrado em duas versões (PDF e E-PUB). A versão PDF pode ser acessada no link: https://editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/do-sul-catarinense-amrec-para-o-mundo-exportacao-de-praticas-e-solucoes-inovadoras--julio-cesar-zilli--valdir-scarduelli-neto-fernando-locks-machado-jani-duplicado e a versão e-pub, no link: https://www.editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/do-sul-catarinense-amrec-para-o-mundo-exportacao-de-praticas-e-solucoes-inovadoras--julio-cesar-zilli--valdir-scarduelli-neto-fernando-locks-machado-jani, ambas disponíveis na página da editora Argos/Chapecó.

Agradecemos a disponibilidade e presença de todos na cerimônia de lançamento.

27 de maio de 2021 às 10:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário