Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

A relação comercial Brasil x MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), composto inicialmente pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, é um acordo de integração regional, aberto e dinâmico, que propicia as nações integrantes principalmente oportunidades de negócios internacionais de forma mais competitiva e abrangente, pois compreende vários acordos com outros países ou até mesmo grupo de países nos cinco continentes (MERCOSUL, 2018).

Para tanto, com intuito de contextualizar acerca da relação comercial existente entre o Brasil com os demais membros da União Aduaneira é que se evidencia as estatísticas a seguir, tanto no âmbito das exportações, como importações, considerando dados do ano de 2020.

Observa-se a que o mercado argentino é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, estando em 3º no ranking do destino das exportações e em 5º no âmbito das aquisições do mercado externo. Salienta-se que, o Brasil vende a esse mercado, principalmente veículos automóveis de passageiros e partes e acessórios dos veículos automotivos, dos quais juntos compõem 25% das exportações totais (a esse mercado). No que tange as importações, o mercado brasileiro adquiri primordialmente veículos automóveis para transporte de mercadorias e veículos automóveis de passageiros, onde juntos somam 28,2% das importações totais da Argentina.

A relação comercial do Brasil com o Paraguai, percebe-se que já é bem mais tímida, com valores de negociação mais baixos, estando no ranking, na posição 22 e 21 na exportação e importação respectivamente. As vendas brasileiras a esse mercado são principalmente de adubos e fertilizantes químicos e demais produtos da indústria de transformação (representação de 9,7% das exportações a esse mercado) e no que se refere as importações brasileiras, as aquisições com maior representatividade são as de equipamento de distribuição de energia elétrica e arroz, que somaram 18,5% das importações brasileiras advindas do mercado paraguaio.

Por fim, considerando a relação comercial do Brasil com o Uruguai, no que tange as exportações, o país compõe a 28º posição e nas importações contempla a posição 29. Para tanto, o Brasil exporta para o mercado uruguaio principalmente veículos automóveis de passageiros e carne bovina e suína que, totalizaram 17,1% das vendas a esse mercado. Já nas aquisições brasileiras provenientes do Uruguai, o Brasil importou principalmente preparações e cereais, de farinhas, ou amido de frutas ou vegetais, bem como leite, creme de leite e laticínios, dos quais possuíram uma representatividade de 25% nas importações originárias do mercado uruguaio.

JANINI CUNHA DE BORBA

Possui graduação em Administração – linha de formação especifica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2018) e MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais - UNESC (2020). Técnica Extensionista do Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX (Núcleo Operacional PEIEX Criciúma). Integrante da Pesquisa "Do Sul Catarinense (AMREC) para o mundo: exportação de práticas e soluções inovadoras, com fomento externo do Edital de Chamada Pública FAPESC 6/2017 / Termo de Outorga: 2018TR1542 / Protocolo de Entrada 1673/2018 Protocolo EFAP 1424181. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC, liderado pelo Prof. Msc Júlio Cesar Zilli/UNESC.  ORCID: 0000-0001-5197-3679 e página do GP GENINT/UNESC: www.unesc.net/genint. 

21 de janeiro de 2021 às 23:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário