Ciências Contábeis

Defesa Pública da Dissertação de mestrado da professora Marja Mariane Feuser

Defesa Pública da Dissertação de mestrado da professora Marja Mariane Feuser
Mais imagens

No dia 28 de fevereiro de 2020, a professora do Curso de Ciências Contábeis, Marja Mariane Feuser, fez a defesa da sua Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD).

Segue baixo as informações publicadas pelo PPGD:

O Programa de Pós-Graduação em Direito tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada: 
Título: “A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA PROTEÇÃO DOS ENVELHESCENTES CONTRA ATOS DE DISCRIMINAÇÃO ETÁRIA NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL”
RESUMO
Diante do envelhecimento da população mundial e brasileira, a presente pesquisa objetiva analisar a importância de ações sociais e governamentais relacionadas à necessidade do reconhecimento de uma nova classe vulnerável de trabalhadores, quais sejam, os envelhescentes, aqui consideradas as pessoas com idade compreendida entre 40 (quarenta) e 59 (cinquenta e nove) anos, respondendo o seguinte problema: os trabalhadores na faixa etária de 40 a 59 anos necessitam de atenção do Estado e da sociedade visando a inclusão e permanência no mercado de trabalho formal? Isso porque, tendo em vista o cenário moderno capitalista, onde a individualidade prevalece, a problemática envolvendo a discriminação etária vem sendo discutida não somente no Brasil, mas mundialmente. Considerando esse cenário, destaca-se a importância dos preceitos fundamentais inerentes ao Estado Social e Democrático de Direito, com ênfase à importância do estudo e implementação de políticas públicas, objetivando, com isso, vetar a realização de práticas discriminatórias decorrente da idade no trabalho, em respeito aos princípios da antidiscriminação e igualdade, ligados à proteção do direito social ao trabalho. Nesse trilhar, constatou-se a problemática envolvendo o trabalhador envelhescente, ainda não reconhecido na legislação como classe vulnerável, visando chamar a atenção da sociedade e do Estado acerca da relevância na implementação de ações de antidiscriminação que garantam o acesso e a manutenção igualitária dos envelhescentes no mercado de trabalho formal, conforme orientam os direitos fundamentais básicos elencados no Estado Social e Democrático de Direito. Para tanto, a presente pesquisa utilizou o método dedutivo, com técnica de pesquisa documental e bibliográfica.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Mercado formal de Trabalho. Envelhecimento. Direito da Antidiscriminação. Envelhescentes.
Mestrando (a): Marja Mariane Feuser
Presidente da banca e Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Goldschimidt
Banca Examinadora:
Prof.ª. Dra. Suzéte da Silva Reis - Membro Externo- UNISC
Prof. Dr. Reginaldo de Souza Vieira – Membro – UNESC
Prof. Dr. Ismael Francisco de Souza – Membro Suplente – UNESC
Data: 28 de fevereiro de 2020
Horário: 13h30min
Local: Bloco “P” sala 101

Coordenação, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc, parabenizam a professora Marja por essa conquista.

05 de março de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário