Unesc leva orientações sobre o Imposto de Renda ao Paço Municipal
Confira a matéria na íntegra aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
02 de abril de 2025 às 16:10Evento Contabilidade com Elas promove reflexão sobre presença feminina na profissão
Pela primeira vez em 50 anos, a coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unesc é predominantemente feminina. Segundo a coordenadora Andréia Cittadin, o objetivo do evento foi demonstrar que, por meio de competência, dedicação e resiliência, os desafios são superados e as metas alcançadas. “Valorizar as conquistas das mulheres na contabilidade e em todas as áreas é essencial para inspirar as futuras gerações”, afirmou.
Com o mesmo intuito de valorização, na noite dessa segunda-feira (10/3), o curso realizou o evento “Contabilidade com Elas”, reunindo cerca de 230 estudantes no miniauditório do Bloco P da Universidade. A iniciativa contou com a presença de professores e da egressa Vanessa Mendes Da Agostin Resende, que compartilhou a trajetória profissional e incentivou os estudantes a persistirem nos seus sonhos. “Nada foi fácil, mas temos que persistir. Nunca percam a vontade de lutar”, destacou.
O encontro aconteceu de forma descontraída e reforçou o crescimento da presença feminina na área. Atualmente, 67% dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc são mulheres. A coordenadora adjunta Milla Guimarães ressaltou a relevância desse avanço. “Quantas mulheres, há alguns anos, nem imaginavam que pudessem votar ou ocupar cargos de liderança? A contabilidade é uma ciência social aplicada, e todas as nossas ações afetam muitas pessoas”, enfatizou a coordenadora.
A egressa do curso, Vanessa Mendes Da Agostin Resende, deixou uma mensagem inspiradora aos estudantes. “Estou muito feliz em estar aqui com vocês, contando minha história. Nada foi fácil, mas é preciso persistir. Nunca deixem de sonhar e lutar pelos seus objetivos”, destacou.
A evolução da presença feminina na contabilidade
A contabilidade, que por muito tempo foi uma profissão predominantemente masculina, tem vivenciado uma transformação significativa. Atualmente, 44% dos profissionais da área em Santa Catarina são mulheres. No Brasil esse percentual é de 43%.
Nos últimos anos, as mulheres também conquistaram espaço no comando de instituições representativas da classe, ocupando a presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, nas duas últimas gestões, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. “Quando estudei, só tinha professores homens. Isso foi há 20 anos. Nossa representação era muito pequena, mas hoje estamos inseridas nas mais diversas áreas da contabilidade: financeira, gerencial, tributária e jurídica”, explicou Andréia.
A primeira mulher a obter o registro de contadora no Brasil foi Eny Pimenta de Moraes, em 1947, um ano após a criação do CFC. Em 1980, apenas 20% dos profissionais da área eram mulheres. Nos anos 2000, esse percentual subiu para 31%, e atualmente, o número chega a 45% em nível nacional e estadual.
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Andréia destacou a necessidade de ampliar a discussão sobre igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “A mulher contadora ainda tem um longo caminho a percorrer e muitas barreiras a superar, como a desigualdade salarial em relação aos colegas homens, mesmo quando a demanda por profissionais mulheres é alta”, afirmou.
Ela também ressaltou a dupla jornada enfrentada por muitas mulheres, que equilibram a carreira profissional com as responsabilidades domésticas e familiares. “Historicamente, nos foi atribuído o papel de cuidadoras, e muitas se sentem na obrigação de executar essas tarefas com perfeição. É preciso que essa realidade mude”, finalizou a coordenadora.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
11 de março de 2025 às 16:21Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51Ciências Contábeis da Unesc: tradição e excelência na formação de profissionais
Com quase meio século de existência, o curso de Ciências Contábeis da Unesc, que já formou mais de 3,2 mil contadores, segue contribuindo com o desenvolvimento da região por meio da formação de qualidade e serviços prestados à comunidade.
A estrutura do curso é composta por professores, mestres, doutores e especialistas, colocando à disposição dos estudantes um Centro de Práticas Contábeis (CPC) equipado, sendo o único do Sul de Santa Catarina, com 110 computadores com os softwares contábeis mais utilizados pelas áreas pública e privada à disposição dos estudantes.
Além disso, a matriz curricular, focada na realidade profissional, integra o modelo de ensino da Graduação Multi, método que alia a teoria e a prática. “Os nossos acadêmicos são preparados para atuar na iniciativa pública e privada, além da sociedade civil, como consultores empresariais ou proprietários das próprias empresas de prestação de serviços contábeis”, salienta a coordenadora do curso, Andréia Cittadin.
Os profissionais formados pela maior Universidade comunitária do Sul catarinense são destaques na área, atuando em diversos focos como Contabilidade Tributária, Societária, de Custos, Controladoria, Auditoria, Perícia, Trabalhista, Financeira, Mercado de Capitais, entre outras.
Conceito máximo no MEC
Além dos aprendizados obtidos em sala de aula, os futuros contadores participam de diversas ações que possibilitam a vivência do cotidiano da profissão. Entre eles, está o projeto Imposto de Renda na Praça e o planejamento da carreira do estudante por meio do projeto Balcão de Oportunidades Contábeis (BOC).
“Focamos na formação de profissionais com capacidade crítica e analítica, capazes de reportar informações para gestão e dar transparência às ações empresariais, seguindo os princípios da boa governança corporativa e comprometidos com aspectos socioambientais e desenvolvimento regional”, cita Andréia.
O curso possui conceito máximo do Ministério da Educação (MEC) e conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo que o máximo é sendo que o máximo é 5.
“Os graduados e graduadas da Instituição têm uma vasta área de atuação após a sua formação universitária. Por ser uma mão de obra qualificada e diferenciada no mercado, têm a contratação garantida pelas diversas empresas do setor”, acrescenta.
Graduação Multi
Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.
Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.
Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.
Oportunidade de garantir a vaga na sonhada graduação
Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.
Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.
Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.
Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
25 de janeiro de 2024 às 13:1221ª edição do “Contabilizando Natal” fecha ano letivo do curso de Ciências Contábeis
Para fechar o balanço geral de aprendizagem e experiências desenvolvidas na Graduação Multi em 2023, os professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, concluíram na noite de terça-feira (28/11), a 21ª edição da campanha “Contabilizando Natal”, que visa arrecadar brinquedos para alegrar o natal das crianças do Bairro da Juventude.
Os elos entre os acadêmicos, professores e os alunos da instituição foram as cartinhas encaminhadas para a coordenação do curso. No papel as crianças registraram dicas de possíveis presentes que a criançada gostaria de ganhar.
“Além da formação técnica e científica, nós, coordenadores e docentes, buscamos desenvolver juntos com os estudantes a visão de solidariedade, do compromisso com o próximo e do exercício da própria cidadania. A contabilidade vai além dos números, dos relatórios, ela tem esse aspecto social também. Esse projeto fecha com chave de ouro o nosso trabalho neste ano letivo e reforça a nossa tradição comunitária”, avaliou a coordenadora do curso, Andréia Citadin.
A celebração realizada no palco do Quintas Culturais no Bloco XX, foi abrilhantada pelas crianças do Coral “Vozes da Esperança”, do Bairro, com as cantorias de músicas natalinas e com a presença do Papai Noel. Durante o evento foram distribuídos deliciosos picolés, doados por duas acadêmicas. A atividade tem a organização de toda a comunidade acadêmica, envolvendo professores, bolsistas, extensionistas, Centro Acadêmico (CA) e a Atlética “Caixa Forte”.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
29 de novembro de 2023 às 21:58
Newsletter
RSS