Ciências Contábeis

Projeto de Gestão de Custos na Agricultura Familiar do curso de Ciências Contábeis

Ontem, (25/04), membros do Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis reuniram-se para tratar do Projeto de Gestão de Custos na Agricultura Familiar. A pauta principal da reunião foi a apresentação dos objetivos do projeto e a identificação das demandas da comunidade.

Esse encontro foi organizado pelos professores idealizadores do projeto, Andréia Cittadin e Manoel Vilsonei Menegali do curso de Ciências Contábeis, Leopoldo Pedro Guimarães Filho do curso de Engenharia de Produção, com o apoio do acadêmicos extensionistas Anderson Cardoso Moreira e Filipe Martins dos Santos. Além dos professores e acadêmicos da Unesc, participaram os convidados externos, Roberto Francisco Longhi (Engenheiro Agrônomo – EPAGRI), Isabela Bulegon Pilecco (Estagiaria-EPAGRI), Maristela Borget Bresciani (Diretora de Agricultura da Prefeitura Municipal de Criciúma) e Guilherme Costa de Oliveira Silva (Médico Veterinário da Gerencia de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura Municipal de Criciúma).

Descrição do Projeto de Gestão de Custos na Agricultura Familiar.

Público Alvo

O Público desse projeto são os agricultores associados a Diretoria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Criciúma e EPAGRI e demais interessados da comunidade acadêmica.

O atendimento ocorrerá no campus da UNESC, sala do PEGC localizada no Bloco do Estudante, anexa ao Centro de Práticas Contábeis; bem como nos municípios nos quais se encontram as propriedades rurais, associações e cooperativas e visita in loco nas propriedades. 

A equipe responsável pelo projeto planeja promover, periodicamente, fóruns entre a equipe de extensionistas, público alvo e comunidade em geral para identificação das demandas, discussão, encaminhamentos e apresentações dos resultados das atividades propostas.

Principais objetivos

Desenvolver e/ou aprimorar métodos de controle dos custos de produção, com o objetivo de fornecer informações á gestão de custos das propriedades familiares.
Diagnosticar as demandas dos agricultores; 
Descrever o processo produtivo/cultivo; 
Identificar e classificar os gastos (custos/despesas) das propriedades
Desenvolver uma metodologia de cálculo, para apuração de resultados
Apresentar uma sistemática CUSTO-VOLUME-LUCRO
Desenvolver instrumentos de planejamento e controle da produção
Promover a capacitação dos agricultores

Etapas do Projeto

•ETAPA 1: promover periodicamente fóruns entre a equipe de extensionistas, público alvo e comunidade em geral para identificação das demandas dos agricultores, bem como mapear e descrever as etapas do processo produtivo referente às atividades agrícolas realizadas pelos agricultores.

•ETAPA 2: apresentar proposta de planilhas e instrumentos de controle e gestão dos gastos, cálculo de custos e análise custo-volume-lucro

••ETAPAS 3, 4, 5 e 6: Elaborar, de forma conjunta (equipe de extensionistas e público alvo) instrumentos que oportunizem o acompanhamento dos gastos mensais das propriedades de agricultura familiar, cálculo dos custos e análise dos resultados (análise custo-volume-lucro).

•ETAPA 7: Capacitar os empreendedores para a utilização dos instrumentos de planejamento e controle para realização do acompanhamento e registro dos gastos de produção, apuração de custos e análise dos resultados.

A coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa e deseja muito sucesso neste projeto.

26 de abril de 2019 às 11:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário