Ciências Contábeis

Curso de Ciências Contábeis capacitando para doar ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA)

O Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis da Unesc, realizou no dia 28 de Março, uma oficina de capacitação sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física com foco na doação para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). A oficina foi preparada e ministrada pelos professores do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali e Andreia Cittadin, com o apoio dos bolsistas do programa.

Estavam presentes nesta oficina instituições como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Criciúma (CMDCA) representado pelo presidente Sr. Edevilson Manoel Pereira, o Bairro da Juventude, Casa dos Sonhos, Casa da Infância Associação Beneficente, Hospital São José, Abadeus, Casa Guido, Mover das Águas, AFASC, Secretaria de Assistência Social de Criciúma, Membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Criciúma e outros profissionais ligados direta ou indiretamente Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Também estavam presentes a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e a professora Michele Gonçalves da Diretoria de Ensino de Graduação, ambas representando a Reitoria da Unesc.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, a professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, conduziu a abertura do evento evidenciando a importância da conscientização dos estudantes e egressos do curso de ciências contábeis em relação ao seu papel como contador e como agente facilitador de mudanças para um contexto da igualdade social.

Nos últimos dois anos, coordenação e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc tem desenvolvido ações de conscientização junto aos estudantes futuros contadores, voltadas para a importância da doação do contribuinte para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) no momento da declaração do Imposto de Renda.

O presidente do CMDCA, Edevilson Manoel Pereira, que também é presidente da Associação Academia de Futebol Criciúma (Organização da Sociedade Civil) comentou que “no ano de 2018 a Associação Academia de Futebol Criciúma conseguiu manter 163 jovens com recursos recebidos diretamente do FIA. Acrescenta Edevilson que, infelizmente alguns profissionais da contabilidade ainda são resistentes à instruir ou convencer seus clientes (pessoas ou empresas) a doarem parte do imposto a pagar ou a restituir para o FIA por meio da declaração de imposto de renda. Edevilson encerra dizendo que esse Programa de Extensão do curso de Ciências Contábeis da UNESC é fundamental pois já ensina os futuros contadores a dar sua contribuição a sociedade por meio da instrução aos usuários a doarem parte do imposto de renda para o FIA”

30 de março de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário