Ciências Contábeis

Alunos exploram realidade da pesquisa acadêmica no II Salão de Iniciação Científica

Alunos exploram realidade da pesquisa acadêmica no II Salão de Iniciação Científica
Atividade promovida no curso de Ciências Contábeis promove contato imediato dos estudantes com a pesquisa científica (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O corredor localizado entre os blocos P e N no campus da Unesc foi tomado por apresentações de trabalhos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis na noite desta segunda-feira (27/11). No local foi realizado o II Salão de Iniciação Científica da Universidade, atividade proposta pela disciplina de Comportamento Organizacional com a intenção de demonstrar o uso prático da administração contemporânea e introduzir os alunos no universo da pesquisa científica.

No total, a atividade proposta envolveu aproximadamente 20 alunos divididos em sete grupos que abordaram temas como inovação, criatividade, empreendedorismo, tecnologia, conhecimento e sustentabilidade sob comando da professora Ana Paula Silva dos Santos.  Os grupos foram avaliados por professores, além de egressos do curso que estão no mercado de trabalho.

Para a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, é uma grande satisfação saber que há dois semestres está sendo implementada uma mudança importante para o crescimento do acadêmico logo na chegada na Universidade. “É muito significativo para nós estarmos realizando projetos de iniciação científica já na primeira fase para que dê o tom do que a gente espera ter continuidade durante as nove fases do curso. É uma mudança de paradigmas sabendo que somos vistos como contadores pensando apenas naquele: faz os cálculos, números e fecha balanço, enquanto, na realidade, um dos perfis colocados para o nosso egresso é que se saiba apresentar suas ideias, projeções, demonstrações, algo estimulado também nesse tipo de atividade”, destacou.

A idealizadora do projeto, professora Ana Paula, destacou a importância de introduzir o assunto e destacou sua gratidão pela confiança do curso na aceitação da sua proposta. “Nós viemos com essas ideias malucas, mas queremos desmistificar a ciência, mostrar que pesquisa científica não é difícil, não é complicada, só é um pouquinho trabalhosa. O objetivo é principalmente aproximar teoria e prática e mostrar como utilizar a pesquisa dentro das empresas, o que é possível sim”, comentou.

O resultado, conforme a professora, foi surpreendente. “Quero parabenizar muito a turma. Eles foram muito parceiros, trabalharam duro e escreveram muito bem. Me admirei bastante com a qualidade dos trabalhos”, salientou.

O evento contou ainda com a participação da professora Daniela Arns, representante da reitoria, dos professores Andréia Cittadin e Cleyton de Oliveira Ritta, ambos líderes de grupos de pesquisa e do professor Manoel Vilsonei Menegali.

Mayara Cardoso  - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM -

27 de novembro de 2018 às 21:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário