Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Prime Experience com o gerente de comércio exterior Khaled Salama

Prime Experience com o gerente de comércio exterior Khaled Salama
Mais imagens

A quarta edição do Programa de Imersão Empresarial - PRIME Experience, realizada na noite desta sexta-feira (25.11.2022), contou com a participação do Gerente de Comércio Exterior da IDB Trading do Brasil, Khaled Salama.

Na oportunidade Salama salientou a importância de um ambiente corporativo para o desenvolvimento de projetos, comunicação efetiva com os clientes, atenção aos detalhes e evitar colocar notas de rodapé no sucesso dos outros. Ainda chamou a atenção para o desenvolvimento de práticas inovadoras, aprendizado constante e que o "currículo é um reflexo do alicerce que construmos."

Agradecemos a participação dos acadêmicos da 4a fase de Administração-Comércio Exterior e de forma especial a disponibilidade e a participação do convidado Khaled Salama.

Sobre o Programa PRIME Experience...

Programa de Imersão Empresarial - PRIME Experience, idealizado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT, que visa compartilhar conhecimentos e experiências de profissionais atuantes na gestão de negócios internacionais, proporcionando uma visão sistêmica e networking dos acadêmicos com o setor produtivo.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 25 de novembro de 2022 às 23:28
Compartilhar Comente

Prata da Casa: Carolina Bombardeli Evaristo

Prata da Casa: Carolina Bombardeli Evaristo
Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (28.10) tivemos mais uma edição do Programa PRATA DA CASA, com a participação da egressa do curso de Administração-Comércio Exterior da UNESC, Carolina Bombardeli Evaristo, analista de exportação da Decor Export de Criciúma/SC.

A 4ª fase de Comércio Exterior, na disciplina de Sistemática de Importação,  conheceu e se inspirou com as experiências de Carolina, no qual destacou aos acadêmicos a importância do preparo antes de uma entrevista, investimenos em cursos de especialização profissinal, aproveitar a jornada acadêmica, questionar quando tiver dúvidas e não recusar oportunidades que batem em sua porta. Finalizou afirmando que "Esforço e dedicação são a base para qualquer carreira de sucesso".

Registramos nossos agradecimentos a convidada pela disponibilidade em retornar a universidade para compartilhar sua trajetória acadêmica e profissional!!

Carolina Bombardeli Evaristo é PRATA DA CASA!!

PRATA DA CASA

O programa Prata da Casa, idealizado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, visa compartilhar conhecimentos e experiências de egressos, proporcionando uma visão sistêmica do mercado de trabalho, bem como a inserção dos acadêmicos no mercado de atuação da profissão. Os egressos fortalecem o vínculo com a universidade, retornando ao ambiente acadêmico para socializar suas experiências e oportunidades oferecidas no atual contexto socioeconômico.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 28 de outubro de 2022 às 23:44
Compartilhar Comente

Programa de Imersão Empresarial - AMREC recebe Certificação Honrosa na SCT UNESC 2022

Programa de Imersão Empresarial - AMREC recebe Certificação Honrosa na SCT UNESC 2022
Mais imagens

O Programa de Imersão Empresarial PRIME – AMREC recebeu ontem na Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC a certificação honrosa!! O programa é fruto de iniciação científica desenvolvida pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli em parceria com o acadêmico de Administração, Eduardo França Castro.

Na oportunidade também foram apresentados para a comunidade 06 projetos que envolvem PIBIC Junior, PIC 170, FUMDES e 04 programas de extensão: PEIEX Criciúma, Prata da Casa, PRIME Experience e Vales da Uva Goethe!!

Parabenizamos a todos pela dedicação e comprometimento com os programas e projetos de pesquisa e extensão.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 28 de outubro de 2022 às 16:13
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe visita a vinícola Casa Del Nonno

Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe visita a vinícola Casa Del Nonno
Mais imagens

O grupo de bolsistas do Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe estiveram visitando neste sábado (15.10.2022) a vinícola Casal Del Nonno em Urussanga/SC.

A equipe do projeto de extensão formada por Mariana Vargas e Isabela Venson, acadêmicas do curso de Administração-Comércio Exterior e o Prof. Dr. Júlio C. Zilli foram recebidos pelos proprietários da vinícola, Sr. Renato Damian e Matheus Damian, proporcionando uma imersão na história do empreendimento, na cultura do vinho e da Uva Goethe!!

AS FAMÍLIAS DAMIAN E MARIOT E A TRADIÇÃO DO VINHO

Originários da região do Veneto, província de Belluno, propriamente de Longarone Itália, as famílias Damian e Mariot, estabeleceram-se em Urussanga como pioneiros no fim do século XIX, trazendo consigo a paixão pela videira e pela vinificação dos seus frutos. O imigrante Pietro Damian, foi um dos pioneiros deste trabalho, ajudando a consolidar a fama dos vinhos de Urussanga, conquistando, em concursos, tanto no Brasil como no exterior, vários prêmios com a marca Lacrima Christi, contando também com a colaboração da imigrante Lúcia Olivier Mariot, que na antiga Itália trabalhava na elaboração de vinhos.

No ano de 1975, os descendentes daqueles heróis, Hedi Damian e Flávio Antonio Mariot, fundaram a Vitivinícola Urussanga Ltda, que apresenta ao mercado uma variação de vinhos e espumantes de elevado padrão de qualidade, dando desta forma, continuidade àquele trabalho com muito amor e paixão, buscados na força exuberante dos seus próprios vinhedos, ratificando o que dizia o grande poeta alemão Johann Volfgang Von Goethe: "A vida é muito curta para consumir vinhos ruins". A tradição familiar ainda esta presente na vinícola, hoje administrada por Renato Mariot Damian, filho de Hedi, conta com a assessoria Matheus Damian, filho de Renato, formando assim, três gerações de amor pelo vinho.

Registramos nossos agradecimentos pela receptividade e por todo o cohhecimento compartilhado! Foi espetacular!

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC.

Liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, o projeto aprovado via Edital nr. 358/2020, tem por objetivo desenvolver atividades de extensão industrial universitária qualificando produtores rurais - vitivinicultores – no empreendedorismo internacional, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio para Exportação, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

A partir do objetivo geral, delimitou-se os seguintes objetivos específicos:

a) Capacitar a equipe de extensão quanto a Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe - IPVUG;
b) Diagnosticar a situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
c) Elaborar um plano de trabalho a partir da situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
d) Realizar a qualificação dos proprietários rurais quanto ao empreendedorismo e acesso aos mercados internacionais;
e) Desenvolver o plano de negócios para exportação do empreendimento, considerando o alinhamento com as estratégias de negócios do IPVUG, respeitando as individualidades culturais dos envolvidas.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 15 de outubro de 2022 às 17:41
Compartilhar Comente

PEIEX Criciúma/UNESC presente na Expolages 2022

PEIEX Criciúma/UNESC presente na Expolages 2022
Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (14.10.2022), Mateus Simôes, técnico extensionista do Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX Criciúma (polo em Lages) esteve participando da Expolages 2022, realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages/SC. Na oportunidade, nosso técnico esteve acompanhado pela Profa. Lilia Kanan/Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Prof. Kaio Amarante/reitor e pelo Prof. Alexandre Venção/ Pró-reitor de Ensino, ambos da UNIPLAC.

De acordo com o Coordenador do programa, Prof. Dr. Júlio César Zilli "Neste 2o. ciclo (2022-2024) estaremos presentes também na região serrana, por meio de um polo em Lages. Para tanto, efetuamos um convênio interinstitucional com a UNIPLAC, o que fortalecerá a execução do programa na Associação dos Municípios da Região Serrana - AMURES. O PEIEX Criciúma continuara seu trabalho de qualificação para exportação nas empresas localizadas no Sul catarinense, abarcando a AMUREL, AMREC e AMESC, com a meta de qualificar 150 empresas."

Sobre o PEIEX

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a um determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Mais informações sobre a atuação do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e as formas de participar podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net/peiex, no e-mail: peiex.criciuma@unesc.net, ou pelo telefone 48 3431-4516. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) também é possível encontrar os perfis e acompanhar os trabalhos da equipe. 

Por: Júlio César Zilli - GENINT 15 de outubro de 2022 às 00:11
Compartilhar Comente