Ciências Contábeis

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis
A parceria busca auxiliar os estudantes na disciplina do Itinerário Informativo da disciplina de Ciências da Natureza do novo Ensino Médio Mais imagens

Uma turma composta pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio I e II do Colégio Unesc estão vivenciando uma nova experiência em sala de aula e nos laboratórios da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (28/09), a turma esteve no Centro de Práticas Integradas do curso de Ciências Contábeis para receberem uma capacitação técnica contábil sobre abertura de empresa para Microempreendedor Individual (MEI) e sobre o aplicativo Gov.Br, uma plataforma do governo federal, com a missão de integrar vários serviços em um único lugar.

Este foi o segundo encontro dos alunos com os integrantes do curso de Ciências Contábeis. Em agosto, na primeira oportunidade, foram alinhados os assuntos pertinentes para a execução de uma ação social junto à comunidade de mulheres do bairro Renascer, dentro do Itinerário Informativo (IFA) que está sendo implantado este ano na grade curricular do Colégio.

A professora de Química e também da nova disciplina do IFA, Michele Coral Dutra explica que no itinerário escolhido, o Ciências da Natureza, foram desenvolvidos os projetos que produção de sabão e empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social do bairro Renascer.

Segundo ela, a proposta do grupo é ensinar essas mulheres a fazerem sabão com óleo usado para que possam ter uma fonte de renda. E foi partir disso surgiu a ideia da criação de uma MEI, em parceria com o curso de Ciências Contábeis. A professora de Biologia, Savana Alfredo, também leciona a disciplina do IFA de Ciências da Natureza.

A próxima fase será a apresentação para essas mulheres. Na oportunidade, os alunos do Colégio, com o suporte dos acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, levarão as orientações contábeis e a proposta da fabricação do sabão.

IFA

O Colégio Unesc vem se adaptando ao Novo Ensino Médio, que foi implementado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). E uma das novidades está sendo a implementação do conjunto de unidades curriculares, denominadas de Itinerários Formativos. Conforme a professora Michele, agora o aluno tem a possibilidade de escolher que Itinerários Formativos  vão cursar. “São quatros itinerários: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essa nova proposta vem ao encontro da atual forma de ensinar da Unesc com a Graduação Multi, implementada no currículo universitário”, pontua.

“Essa experiência vai nos ajudar muito no futuro porque tem muita gente que pode ter interesse em criar a próprio MEI.  Estamos tendo este ensinamento agora e com esse conhecimento poderemos ajudar nossos familiares ou pessoas conhecidas e, principalmente, as mulheres da comunidade do bairro Renascer”, complementa a aluna Luana Amboni Sombrio.

Parceria

O coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali, foi quem coordenou o curso de capacitação aos alunos do Colégio. Com a assessoria de quatro bolsistas do Proesde, eles orientaram os estudantes sobre a abertura de uma MEI e sobre o aplicativo do Governo Federal. “Essa atividade de extensão é uma parceria do curso Ciências Contábeis com o Colégio Unesc. Já fizemos uma outra atividade no mês de agosto e hoje estamos dando a continuidade da capacitação. Hoje é uma atividade mais prática, onde utilizamos a estrutura do Centro de Práticas Integradas para orientá-los sobre os trâmites para se abrir um negócio”, comenta.

Aprendizado

Para o acadêmico do curso de Ciências Contábeis e bolsista do Proesde, José Grassi da Rocha, essa é uma oportunidade única. “Fico muito feliz de estar trabalhando neste Programa. Estou ajudando outras pessoas e sendo ajudado simultaneamente. Com a bolsa, tenho a oportunidade de frequentar a Universidade e com o que estou aprendendo em sala de aula consigo repassar para os alunos do Colégio. Isto é muito bom para mim”, diz.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 13:03
Compartilhar Comente

Perspectivas da profissão contábil é tema de aula inaugural

Perspectivas da profissão contábil é tema de aula inaugural
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, palestrou para estudantes e convidados do curso de Ciências Contábeis da Unesc Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc promoveu aula inaugural para a abertura do segundo semestre de 2022. Com o tema “As perspectivas da profissão contábil”, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, palestrou sobre o importante papel exercido pelos contadores na sociedade. O evento também faz parte das comemorações dos 47 anos do curso e do Dia do Contador, que será celebrado no próximo dia 22.

Realizada na noite desta segunda-feira (12/09), no auditório Ruy Hulse, a palestra foi prestigiada por representantes de classe, contadores, egressos e acadêmicos. A noite marcou o retorno dos eventos presenciais do curso após a pandemia de Covid-19.

“Este é um momento único, temos a satisfação de receber pessoas que estão vivenciando o dia a dia da Contabilidade, como é o caso da nossa presidente do Conselho Regional de Contabilidade, a professora Marisa. Ela traz para nossos acadêmicos e convidados as perspectivas da profissão, novidades, tendências, além de ressaltar a importância do profissional contador”, afirmou a coordenadora do curso Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

Visitas aos escritórios

A coordenadora comentou ainda sobre as movimentações do curso para aproximar os escritórios contábeis e a Universidade. “Aprendemos várias coisas durante a pandemia, inclusive trabalhar de forma remota, com novas tecnologias que vêm sendo implantadas. Então, esse novo olhar, o olhar pro futuro da contabilidade, é o que buscamos na academia. Por conta da Graduação Multi, implantada no começo deste ano, uma série de visitas aos escritórios de contabilidade de Criciúma e região foi realizada para ouvir as demandas, dores e sugestões, antes de elaborarmos nossa matriz curricular. E parte dos contabilistas que visitamos estão aqui para conversar sobre a profissão”, disse Milla.

A proposta da presidente do Conselho Regional de Contabilidade Catarinense, Marisa Luciana, foi apresentar aos acadêmicos ingressantes ou que já estão finalizando o curso as possibilidades e perspectivas das Ciências Contábeis. “Apresentar a gama de oportunidades que a profissão oferece é conscientizar os estudantes acerca das diversas áreas em que ele poderá atuar. O leque é muito grande, seja na área pública, na área privada, como perito ou auditor. Nosso intuito é que conheçam as potencialidades da profissão, que são muitas. Nós somos profissionais privilegiados de fato”, pontuou.

Palestra prestigiada

Prestes a concluir a formação, o acadêmico da 9ª fase, André de Assis Zanelato, esteve entre o público que prestigiou a aula inaugural. “A temática é muito relevante para nós, formandos, mas também para os calouros, pois nos ajuda a entender melhor o mercado de atuação e suas possibilidades. Espero que, depois de formado, eu consiga obter um resultado excelente e cresça na profissão que eu escolhi”, ponderou.

Já o egresso Alcebíades da Rosa Scheffer, formado na turma de 1993, aproveitou a aula inaugural para retornar ao campus. Atualmente, ele ocupa a presidência do Sindicato das Empresas dos Serviços Contábeis (Sescon/Sul). “A Unesc está totalmente diferente do meu tempo, tanto no aspecto físico quanto na matriz curricular do curso. É muito bom saber que a prática profissional é um dos eixos principais na atual grade. Vivenciar a rotina do dia a dia de um escritório contábil vai ajudar muito a todos os acadêmicos na parte profissional. Um conselho que eu deixo aos estudantes é que a contabilidade não encerra na universidade, é uma profissão dinâmica e que precisa de constante atualização”, alertou.

Agentes transformadores

Com o passar do tempo, surgem novas tecnologias mas, a presença de um profissional contábil é fundamental para a sociedade, conforme enalteceu a reitora Luciane Ceretta em seu discurso. “Nós não conseguimos fazer gestão nas organizações sem os contabilistas. Essa é uma profissão em absoluta ascensão, não tenho nenhuma dúvida sobre isto. Se há um profissional que no futuro se posicionará ainda melhor, este será o contador. Hoje eu diria que a Unesc é uma Universidade Comunitária absolutamente ancorada, caminhando pra frente, recuperada de tantas adversidades advindas de momentos tão difíceis, graças e por conta da presença dos profissionais que nos direcionaram”, agradeceu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 19:06
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino
Mais imagens

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba. 

Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.

Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).

O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Atuais campeãs no Sub-20

O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.

“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou. 

Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:

12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo 

13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense 

13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube

14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de setembro de 2022 às 14:36
Compartilhar Comente