AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu de Zoologia participa do Programa Ambiental Mirim

Museu de Zoologia participa do Programa Ambiental Mirim
Ação é desenvolvida pela Polícia Militar Ambiental de Balneário Arroio do Silva (Foto: Divulgação) Mais imagens

Quais os principais impactos que a natureza recebe com a perda da Biodiversidade? A resposta a essa pergunta foi levada a nova turma do Programa Protetor Ambiental Mirim, realizado pela Polícia Militar Ambiental, no município Balneário Arroio do Silva. O bate-papo ocorreu por meio do Museu de Zoologia da Unesc, e foi ministrado pela coordenadora, Morgana Cirimbelli Gaidzinshi.

O Protetor Ambiental é um programa institucional da Polícia Militar Ambiental que contempla adolescentes entre 12 e 14 anos de idade de todas as redes de ensino. Durante o encontro, o tenente João Hélio Schneider de Siqueira Santos, comandante do 2° Pelotão da 3° Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, ressaltou a importância da educação e da realização do programa no município.

O evento reuniu autoridades como o prefeito do município de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães, da secretaria de educação, Silvia Machado Ghelere, o sargento Rafael Fabiano Siveira Passos, comandante do Destacamento de Policia Militar de Balneário Arroio do Silva, o capitão Omar Correa e o comandante da Companhia Ambiental de Laguna.

Participaram também do evento familiares dos 30 novos protetores ambientais, diretores e professores, bem como a comunidade e imprensa local.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de agosto de 2017 às 17:27
Compartilhar Comente

Pessoas com deficiência podem realizar exercícios aquáticos na Universidade

Pessoas com deficiência podem realizar exercícios aquáticos na Universidade
Projeto traz benefícios ao corpo e a mente por meio de exercícios aquáticos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A prática de atividades físicas pode ser uma barreira para o bem estar de pessoas com deficiência, mas a Unesc pode ajudar a mudar isso. Um projeto do curso de Educação Física e do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) vai proporcionar os meios e instruções necessárias para pessoas amputadas realizarem exercícios durante as aulas e zelarem pela saúde. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no GPEAA, localizado na sala 11 do Bloco T da Universidade, ou pelos telefones (48) 3431-4553 e 3431-2653. Os encontros ocorrem das 14h50 às 15h30, nas segundas e quartas-feiras.

Faz bem para corpo e mente

O projeto “Esporte&Vida Inclusão social e independência funcional através do esporte para deficientes físicos acometidos por amputações” oferece através da prática de esportes aquáticos, a inclusão social, educação, melhorias na parte física e na recuperação.

O professor e coordenador do projeto, Luciano Acordi da Silva, explica que a prática de atividades aquáticas traz benefícios em diversos sentidos. “Os esportes aquáticos para amputados ajudam na melhoria do autoestima, saúde mental e autonomia funcional. Além de combater a depressão e o isolamento social, que é muito comum nestes casos. Os efeitos são vistos na saúde e no dia a dia do participante”, afirma.

O projeto é desenvolvido pelas acadêmicas Luana Tortelli Pereira do curso de Educação Física, e Beatriz Dieke, estudante de Psicologia, sob a supervisão de Silva. As ações recebem o apoio do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos humanos), que buscam promover ideias de inclusão e auxiliar pessoas com deficiência. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 16 de agosto de 2017 às 16:13
Compartilhar Comente

Segurança, qualidade de vida e saúde norteiam 11ª Sipat

Segurança, qualidade de vida e saúde norteiam 11ª Sipat
Inscrições para gincana encerram nesta sexta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Tratar assuntos importantes como segurança, qualidade de vida, saúde e prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais de uma maneira leve e com integração de funcionários, professores e estagiários da Unesc. Isso é o que a 11ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) se propõe. O evento ocorre de 13 a 15 de setembro em diversos espaços do campus e traz, a terceira gincana, um momento que mistura conscientização e confraternização entre os colaboradores da Universidade.

E os interessados em participar da gincana já podem montar sua equipe. As inscrições para a participação encerram nesta sexta-feira (18/8) no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo.

Atividades como teatro, palestra e doação de sangue, medicamentos e roupas fazem parte das tarefas da gincana, que beneficiarão a Farmácia Solidária da Unesc, o Hemosc de Criciúma e as aldeias Marãgatú e Mhuporã. A equipe vencedora da gincana ganhará como prêmio um almoço em um sítio. 

Segundo o presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Marlon Zilli, a Sipat foi pensada para integrar os colaboradores da Instituição e acolher os novos funcionários e professores, levando conscientização para que todos colaborem para a Universidade que queremos.

A Sipat é organizada pela CIPA, Sesmt (Setor de Segurança e Medicina do Trabalho), com o apoio da Reitoria da Unesc, DDH e Setor de Esportes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Atendimento de emergência será simulado por estudantes de Enfermagem

Atendimento de emergência será simulado por estudantes de Enfermagem
Treinamento vai ocorrer em diversos espaços do campus (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Um treinamento que leva os alunos a sentirem a emoção da prática. De terça a sexta-feira (15 a 18/8), os futuros enfermeiros da Unesc vão participar da terceira edição do Simulado de Atendimento às Situações de Emergência. A atividade ocorre por meio da disciplina de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), desenvolvida na sexta fase do curso. Os estudantes terão que atender ocorrências que serão simuladas em diversos espaços do campus.

A prática vai contar com situações de atendimentos de emergência realística, com o uso de maquiagem artística como hemorragias, ferimento por arma branca, queimaduras, choque elétrico, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência respiratória aguda, parada cardiorrespiratória, hipoglicemia, crise convulsiva e situações de trauma.

Segundo a professora Izabel Scarabelot Medeiros, a atividade favorece o raciocínio rápido para o atendimento eficaz na busca do salvamento, uma vez que as equipes de acadêmicos estarão engajadas em atender as vítimas que estarão em pontos estratégicos escolhidos para a simulação.

“Nessa atividade os estudantes vão contar com o suporte de equipamentos e materiais de uso em emergência, além de serviços já conhecidos como SAMU e Bombeiros. As vítimas também serão transportadas pela ambulância do SOS Unesc até a clínica de Enfermagem, onde será executado o atendimento hospitalar das pessoas resgatadas, tornando o processo mais real e fidedigno com a prática de atuação nos cenários profissionais”, comentou a professora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de agosto de 2017 às 20:42
Compartilhar Comente

Unesc cria comissão para o desenvolvimento de novos produtos e serviços

Unesc cria comissão para o desenvolvimento de novos produtos e serviços
Portaria foi entregue pela Reitoria na tarde desta terça-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um grupo de trabalho dedicado a discutir e criar estratégias para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Esse será o objetivo da nova comissão da Unesc, que foi empossada na tarde desta terça-feira (15/8), pela Reitoria. A equipe é composta por diversos profissionais, com expertises em diferentes áreas.

Segundo o presidente da comissão, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, a ideia é utilizar a ampla experiência e conhecimento deste grupo para criar alternativas inovadoras. “É uma forma de criar condições para, por meio de novos produtos e serviços, contribuir para alcançarmos a sustentabilidade da instituição. Pretendemos fazer um olhar crítico da situação e inovar”, comentou.

Também fazem parte da comissão, os professores Adilson Oliveira da Silva, Agenor De Noni Júnior, Alexandre Vargas, Mágada Tessman, Márcio Vito, Melissa Watanabe, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, Rogério Antônio Casagrande e Sérgio Honorato.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de agosto de 2017 às 19:37
Compartilhar Comente