AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Simulação: Futuros enfermeiros sentem a realidade do atendimento em emergência

Simulação: Futuros enfermeiros sentem a realidade do atendimento em emergência
Atividade ocorreu em diversas partes do campus da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Seguindo os passos da mãe, a estudante Lara Pangini resolveu fazer Enfermagem na Unesc. O que ela não sabia, é que tinha dentro dela a vontade de trabalhar como emergencista. A escolha nasceu durante a Simulado de Atendimento às Situações de Emergência, que ocorreu nesta quarta-feira (16/8), na Unesc. Lara está na sexta fase, e fez parte do grupo de alunos que sentiu na pele como funciona o atendimento de emergência.

A aluna contou que achava que o nervosismo ia fazer ela esquecer tudo na hora da prática. “Eu tinha medo de não conseguir agir, mas não foi assim. Fiz todo o procedimento da simulação e me sinto preparada para atuar na área. Depois de hoje, fiquei com vontade de trabalhar na emergência”, comentou Lara.

A simulação ocorre por meio da disciplina de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), desenvolvida na sexta fase do curso. A professora responsável pela disciplina, Mariana Freitas, contou a ação mostra a realidade do atendimento aos alunos. “Eles se sentem mais preparados e seguros com atividades como essa. Esse é um diferencial do curso de Enfermagem da Unesc, que aproxima o estudante da prática desde o primeiro semestre”, ressaltou.

A atividade contou com a simulação de casos como hemorragias, ferimento por arma branca, queimaduras, choque elétrico, infarto agudo, acidente vascular, insuficiência respiratória, parada cardiorrespiratória, hipoglicemia, crise convulsiva e situações de trauma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de agosto de 2017 às 21:20
Compartilhar Comente

Segunda edição do Mentoring encerra com participação de alunos, professores e empreendedores

Segunda edição do Mentoring encerra com participação de alunos, professores e empreendedores
Mentorados apresentaram suas ideias a uma banca de avaliadores (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Aplicativo de consultas médicas, clínica de massoterapia, software para indústria da moda, desenvolvimento de jogos, entre outras ideias vão sair do papel. Na noite desta terça-feira (15/8), os idealizadores de sete negócios apresentaram os seus projetos para uma banca de professores da Unesc e convidados. A iniciativa marcou o encerramento da segunda edição do programa Mentoring, que auxilia empreendedores de Criciúma e região a concretizarem seus projetos. A iniciativa está vinculada ao Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.

A primeira etapa do processo, que durou cerca de 90 dias, os mentorados elaboraram toda a parte estratégica do negócio, usando ferramentas como a árvore dos problemas para identificar soluções. A segunda etapa é a pré-incubação na Itec-In, incubadora tecnológica da Unesc, durante seis meses. Em todas as etapas os mentorados são acompanhados por professores e acadêmicos da Universidade.

Segundo a coordenadora do Mentoring Cristiane Dias, a banca aprovou os projetos. “Um dos pontos destacados foi que todas as ideias apresentadas pensam nos problemas da sociedade e em maneiras de resolvê-los”, comentou Cristiane. “Os componentes da banca fazem as contribuições para que possa ser melhorado o plano de negócios e antes de incubar o negócio aparar as arestas”, complementou.

A apresentação teve a presença de pessoas da comunidade, acadêmicos que participaram do programa e professores da Universidade. A banca foi formada pelos docentes da Instituição Adilson de Oliveira, Rafael Rocha (um dos mentores), Itamar Brunel e um representante da AJE (Associação dos Jovens Empreendedores). A professora Luciane Pereira também acompanhou os trabalhos.

“Se não tivéssemos a colaboração de professores voluntários, que participaram das bancas e que são parceiros de ideias o resultado não seria tão positivo. O próximo passo é a pré-incubação na Itec-In para que sejam amadurecidas e para que em novembro possam caminhar. O Mentoring cria um ambiente colaborativo no processo de inovação”, finaliza a coordenadora do programa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2017 às 21:04
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc estimula o pensamento ecológico em crianças

Projeto da Unesc estimula o pensamento ecológico em crianças
Encontro ocorreu na Escola Miguel Lazarin (Fotos: Divulgação) Mais imagens

É de grande importância desenvolver o pensamento ecológico e ensinar as crianças a cuidarem do meio ambiente. Pensando nisso, o projeto de extensão da Unesc “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” visitou a Escola Extensão Miguel Lazarin, na manhã desta segunda-feira (14/08), para compartilhar os conhecimentos.

O encontro reuniu as turmas do primeiro ao terceiro ano e propôs atividades como as oficinas “Boneco Ecológico” e “Terrário”. “No Terrário falamos sobre o ciclo da água. É como se fosse o planeta terra. A brita representa as rochas, a areia é o meio filtrante, a terra representa nosso solo e a garrafa a atmosfera. Explicamos assim que a planta, mesmo ficando lacrada para sempre, não morre, pois ocorre o ciclo da água lá dentro, assim como no planeta terra”, comentou a bolsista Karen de Farias Meller.

Na oficina de “Boneco Ecológico” os alunos plantam alpiste dentro de uma meia fina, junto com pó de serra. Então colocam olhos, nariz e boca para parecer um boneco. No decorrer das semanas vão introduzindo água e percebendo o que acontece com as sementes.

O projeto é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffman e Miriam da Conceição Martins. Ele também conta com as bolsistas Karen de Farias Meller, Tainá Chefer Cardoso e com a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 16 de agosto de 2017 às 18:42
Compartilhar Comente

Reitoria recebe imagens da posse

Reitoria recebe imagens da posse
Reitora Luciane Ceretta recebeu os registros do momento (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A reitora Luciane Ceretta recebeu na tarde desta quarta-feira (16/8), o registro da cerimônia de posse da nova gestão da Universidade, que ocorreu em 30 de junho com a presença de professores, estudantes, funcionários e da comunidade, além de lideranças políticas e econômicas da região. A solenidade foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Unesc pela TV Litoral Sul.

O diretor da TV Litoral Sul Sandro De Mattia, afirmou que foi uma honra poder trabalhar na transmissão ao vivo da posse da primeira mulher como reitora da Unesc.

Luciane comentou que a ideia é que a comunidade conheça cada vez mais a Instituição e o trabalho que ela desenvolve. “A nossa proposta é a de mostrar a Unesc do tamanho que ela é. O que a Universidade faz vai além da sala de aula”, ponderou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2017 às 18:22
Compartilhar Comente

Professores e alunos extensionistas participam de debate sobre Paulo Freire

Professores e alunos extensionistas participam de debate sobre Paulo Freire
Encontro ocorreu por meio por meio da Propex (Fotos: Divulgação) Mais imagens

"Princípios de Paulo Freire na Extensão Universitária". Esse foi o tema que professores e alunos da Unesc debateram durante mais uma edição do Diálogos com a Extensão Universitária, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (16/7), na Unesc. O encontro, promovido pela Propex (Pró-reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão), e tem o intuito de promover o debate de temas que interessam aqueles que voltam suas práticas para a comunidade.

O encontro foi ministrado pelas professoras Maristela Giassi e Gisleine Camargo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de agosto de 2017 às 18:15
Compartilhar Comente