AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza 3º Ciclo de Conferências em Arqueologia

Unesc realiza 3º Ciclo de Conferências em Arqueologia
Evento ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As atividades do 3º Ciclo de Conferências em Arqueologia da Unesc iniciaram nesta segunda-feira (14/8), com a palestra do arqueólogo Francisco Silva Noelli, que abordou a “Utilização de Plantas pelos Guarani no Bioma Mata Atlântica: Arqueologia; Botânica; Manejo Ambiental; Povos Guarani”. Durante o segundo semestre de 2017, outras palestras serão realizadas dentro do Ciclo de Conferências.

Noelli é docente e pesquisador da UEM (Universidade Estadual de Maringá), pesquisador colaborador do laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT-MAE/USP) e do Lapis/Unesc (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz).

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada de Território, do Lapis e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), com o apoio dos cursos de Ciências Biológicas, História, Geografia, e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de agosto de 2017 às 17:27
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança obra sobre Parto Humanizado

Editora Unesc lança obra sobre Parto Humanizado
Lançamento ocorreu na Acic, no último sábado (Foto: Foco e Luz) Mais imagens

A humanização do parto entrou em pauta no último sábado (12/8). A Editora Unesc lançou a obra “Parto Humanizado: O Nascimento em Ambiente Amorizado", organizada pela professora Rosa Nadir Teixeira. O lançamento também contou com uma palestra ministrada pela Enfermeira Obstetra e Neonatal da modelo Gisele Büdchen, Mayra Calvette, criadora do projeto Parto Pelo Mundo, com o tema: “Parto Humanizado: Instintivo e Transformador”.

Mayra comentou que o parto é muito mais do que fisiológico, é uma grande transformação. “É uma oportunidade única de mergulhar em si e de reconhecer a voz interior. É que quando se está conectado com o lado saudável do seu ser, a energia que flui para dentro e para fora pode se mover livremente, da forma semelhante à da rosa ao emanar perfume e absorver a luz do sol através das pétalas”, ccontou a enfermeira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de agosto de 2017 às 16:09
Compartilhar Comente

Traga a sua ideia inovadora para um desafio na Unesc

Traga a sua ideia inovadora para um desafio na Unesc
Feira da Inovação está com inscrições abertas até o dia 25 de setembro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esse é o seu momento. Se inscreva na 4ª edição da Feira de Inovação da Unesc. O desafio ocorre de 16 a 20 de outubro, durante a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade. A submissão de trabalhos está dividida em quatro categorias: Universidades, Escolas, Empresas e Comunidade em Geral. As inscrições ocorrem até 25 de setembro. O principal objetivo é de valorizar soluções e ideias inovadoras que tenham impacto positivo, tanto na comunidade, quanto no ambiente acadêmico.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, na Universidade, o encontro contribui para a criação de soluções inovadoras. “A Feira se destina a exposição de trabalhos desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo oportunidade de troca de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia. Pretende-se trazer para o ambiente acadêmico as ideias criativas existentes na sociedade. Abrindo espaço a estas ideias, procura-se dar visibilidade aos talentos criadores e contribuir para o desenvolvimento de suas invenções”, comentou.

Segundo a professora Cristine Dias, que compõe a comissão responsável pelo desenvolvimento da Feira, os participantes terão a possibilidade de abrir o leque de caminhos por meio do contato que ela proporciona. “Os desenvolvedores poderão interagir com outros empreendedores, tendo a oportunidade de trocar experiências e ideias. Essas quatro grandes áreas se complementam, já que todos os caminhos têm o intuito de beneficiar a comunidade de alguma forma”, ressaltou.

Exposição

Os participantes terão três horas para a exposição da proposta de solução inovadora em horário pré-estabelecido, que será divulgado a partir do dia 11 de setembro. Os horários poderão ser fixados no período matutino, vespertino ou noturno.

Informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de agosto de 2017 às 14:52
Compartilhar Comente

Oficinas de Teatro, Violão e Leitura de Partituras no campus

Oficinas de Teatro, Violão e Leitura de Partituras no campus
Aulas são realizadas pelo projeto Unearte (Foto: Divulgação) Mais imagens

O teatro e suas emoções ou o embalo de um ritmo musical? Seja qual for a sua preferência, a Unesc oferece oficinas para estimular os conhecimentos artísticos e culturais. O projeto Unearte, coordenado pelo Setor Arte e Cultura, está com inscrições abertas para as oficinas de Violão, de Teatro e de Leitura de Partituras.

Para concluir a inscrição o interessado deve preencher formulário disponível no site da Universidade (www.unesc.net/matriculaunearte) e enviar para o e-mail cultura@unesc.net. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2622.

Leitura de Partituras
Ao aprimorar a leitura de partituras musicais o participante vai ter mais facilidade no canto coral e na execução de instrumentos musicais. As aulas ocorrem às terças-feiras, das 20 às 21 horas.

Violão

Uma das grandes paixões de quem se encanta pela música e seus ritmos, o violão, também tem espaço nas oficinas do Unearte. As aulas ocorrem nas sextas-feiras das 18 às 19 horas.

Teatro
Os aprendizados em transmitir mensagens, gerar emoções e comunicar sem timidez são apenas algumas das experiências vividas na Oficina de Teatro. Os encontros ocorrem nas terças-feiras das 17h15 às 18h45.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de agosto de 2017 às 07:30
Compartilhar Comente

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento
Iniciativa do Sicredi conta com a parceria da Unesc (Fotos: Daniela Soares) Mais imagens

Os olhares atentos à abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, mostraram o entusiasmo com que os alunos e professores da Escola Padre Paulo Petruzzelis, do Bairro da Juventude, em Criciúma, receberam a iniciativa. Com direito a teatro, pipoca e muita animação, o programa foi lançado nesta segunda-feira (14/8) na entidade. O projeto piloto atenderá inicialmente os estudantes de três turmas da escola e conta com a parceria da Unesc na área pedagógica.

A União Faz a Vida é um programa de responsabilidade social do Sicredi que, desde 1995, já alcançou mais de 219 mil crianças e adolescentes em todo o país. Em Criciúma ele chegou em 2016, com a assinatura de um convênio entre Sicredi, Unesc e Bairro da Juventude. As atividades iniciaram no primeiro semestre de 2017, sendo a Universidade responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão.

A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Conceitos como cooperação, cidadania e empreendedorismo são trabalhados.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc Oscar Montedo, a Universidade é sensível a toda ação que tem como objetivo o bem da comunidade e sempre coloca o conhecimento produzido pelo ensino, pesquisa e extensão disponíveis para colaborar com iniciativas como A União Faz a Vida. “Como assessoria pedagógica permanente do projeto, a Unesc desempenha o seu papel social e cumpre a sua missão que é também a de colaborar com a mudança de cenários e para que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

Além do Bairro da Juventude e da Unesc, a secretaria de Educação de Criciúma colaborou com o projeto, autorizando a inserção da iniciativa na rede municipal. “Nós esperamos que o modelo implantado no Bairro sirva de exemplo para outras escolas daqui também procurarem a metodologia que o projeto propõe”, afirmou a secretária de Educação do município, Roseli de Lucca Pizzolo.

Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o programa é a concretização de um dos princípios universais do cooperativismo. “Como Instituição Financeira Cooperativa, cumprimos aqui o princípio da educação, formação e informação”, finalizou o presidente.

*Com informações da assessora de Comunicação e Marketing da Sicred-Sul, Giovana Pedroso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2017 às 19:28
Compartilhar Comente